quarta-feira, 31 de maio de 2006

Um crime contra o patrimônio histórico

Datando do início do século XX, a Estação Ferroviária do Teodósio é um dos testemunhos da Vila de Capão do Leão nos seus primórdios. Entretanto, o cidadão que passa por perto vê a construção ruindo! O tempo, cronológico e meteorológico, encarrega-se de demolir suas estruturas, contudo, não pode-se esquecer do vandalismo que não poupa nem o passado.
Indago: em que situação está a associação comunitária que recebeu aquele prédio em permuta no final dos anos 90? Posso estar enganado, mas uma das primeiras cláusulas que se coloca num contrato de permuta de um prédio, é aquele que garante a sua preservação.
O poder público e a comunidade também podem se mobilizar... Parte importante da história de Capão do Leão está se perdendo. Que fim terá a estação do Teodósio? O mesmo que teve a Casa de Pedra próxima à escola Barão de Arroio Grande? Ou irão dizer que a estação do Teodósio não é "histórica" e sim "um prédio velho"?
Aguardo comentários.

2 comentários:

Jacqueline disse...

Concordo plenamente!!Vai ter o mesmo fim da casa de pedra,pois a cada ano que vou ao Capão do Leão,está mais destruída.Isso se não fizerem uma daquelas reformas em que nada da construção original é preservada.Uma pena...

Anônimo disse...

Vai nessa que vao se preocupar com a estação. Melhor pra eles é festa na praça e porre do povo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...