quarta-feira, 31 de maio de 2006

História de Capão do Leão

Em 2003, trabalhando como estagiário do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel, tive contacto com o Acervo Histórico da Bibliotheca Pública Pelotense. Desenvolvi trabalho de pesquisa sobre a escravidão em Pelotas, sob orientação da professora Beatriz Ana Loner. Minhas fontes de pesquisa foram jornais pelotenses da década de 1880. Nesta experiência, pesquisei jornal por jornal, edição por edição. O fato que mais me chamou atenção, entretanto, não foi o que coletava sobre o assunto em que estava pesquisando, mas, sobretudo, a quantidade de referências e notícias que saíam sobre Capão do Leão. Isto em jornais de 1884, 1885, 1886... Pensei o seguinte: "Capão do Leão?! Este nome já esta época?"
Aprofundei-me e coletei alguns dados sobre a localidade. Cheguei até pensar que poderia, por meio daqueles jornais, descobrir alguma coisa sobre o nome da localidade, quem sabe descobria um tal "seu" Leão?
O mais importante de tudo é que descobri uma fonte riquíssima para descobrir dados sobre as origens do município de Capão do Leão: o acervo do Museu da BPP. De facto, como não existe bibliografia suficiente, ou bem estruturada, sobre a História de Capão do Leão, creio ser este o caminho.
A propósito, sobre o nome não perdi a curiosidade. Fiz uma pesquisa diletante sobre tal, procurando achar indícios que pudessem esclarecer a origem do nome Capão do Leão. Publiquei um ensaio com os resultados no Informativo do Legislativo Leonense, edição de maio de 2004. Neste defendo a tese que o nome seja em razão da existência do leão-baio (Felis concolor) na região do atual município.
Em 2005, parti para a tarefa de descobrir mais fatos sobre a história leonense. Tenho achado alguma coisa e quero compartilhar estas descobertas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...