sexta-feira, 8 de maio de 2020

Um duelo portenho do século XIX


"Um jornal de Buenos Ayres dá nos os seguintes detalhes de um sangrento duello que houve ali ultimamente entre os drs. Gonzalez del Solar e Enrique Carbó.

Foi combinado que o duello seria á pistola e a 20 passos. Cada um dos adversarios daria trez tiros simultaneos á um signal dos padrinhos, e se houvesse ferimento antes de disparados os trez tiros, dar-se-ia o duello por terminado.

Á hora fixada, duellistas e padrinhos encontraram-se no lugar designado, em Belgrano; collocados em guarda, cada um atirou dois tiros, não acertando no adversario em razão de defeito das pistolas.

Voltaram á cidade e corrigido o defeito que ellas apresentavam, houve um novo encontro dias depois.

Em attenção a ser um só tiro que faltava, combinou-se em demorar o signal para que os dois adversarios pudessem fixar melhor a pontaria.

Os tiros foram simultaneos, confundindo-se n'um só estampido. O dr. Gonzales del Solar cahio ferido mortalmente, tendo a bala penetrado pelo lado direito, atravessado o coração e sahido pelo lado opposto.

Antes de chegarem os que o conduziam á carruagem, elle expirou.

Transportado á quinta de d. Vicente Hernandez, um vigilante da secção 17, suspeitou que havia alguma cousa de anormal n'aquelle coche com cortinas corridas e do qual desciam um homem inanimado e foi dar parte a um commissario de policia. Chegando este, apresentaram-lhe o cadaver, dizendo que o dr. Gonzales fôra victima de uma casualidade.

Faltava ainda uma scena para completar este luctuoso successo:

Gonzales del Solar havia apenas 6 mezes tinha contraido matrimonio com uma filha de José Hernandez; tratou-se de preparar o animo da esposa para receber a fatal nova, mas não se pôde impedir que ao penetrar ella na sala onde estava o cadaver do marido, se produzisse uma d'essas scenas que a penna não póde descrever nem approximadamente."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 28 de Março de 1887, pág. 02, col. 02

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...