quarta-feira, 6 de maio de 2020

Charqueada "A Meridional"


"A Meridional

De São Jeronymo, nos escreve um amigo:

'Tivemos occasião de visitar, a semana passada, o importante estabelecimento A Meridional, para preparação de charque e de outras industrias de carne, o qual se acha sob a activa e intelligente direcção do illustre senador da Republica dr. Ramiro Barcellos, que é tambem um dos seus principaes proprietarios.

Situa-se á margem direita do Jacuhy, no lugar denominado Charqueadas, (1o. districto de São Jeronymo), n'um local esplendido, lindissimo, possuindo todas as condições necessarias para o seu trabalho, já pela commodidade do porto para a exportação, como pelo ponto para a conducção dos gados.

De todos os estabelecimentos congeneres no Estado deve ser este o mais importante, tanto pela sua posição como pelas machinas e apparelhos modernos e aperfeiçoados que possue.

No porto acha-se construido um forte trapiche, plano do dr. Ramiro, de pilares de pedra com cimento em fórma de triangulos, de maneira a bem resistirem ao embate das madeiras, que, em tempo de cheias, descem abundantes pela correnteza do rio.

D'este trapiche segue um pequeno caminho de ferro, sobre o qual gira o carro que conduz a rez desnucada até o lugar em que deve ser sangrada, esquartejada, etc.

O edificio ou galpão principal, que traz o distico A Meridional e que se extende para os fundos, mede 43 metros de comprimento sobre 29 de largura. N'elle se acha assentada uma excellente machina a vapor, de primeira ordem, fornecida pela casa de Alexandre Shanks, de Londres.

Este motor faz o movimento geral da transmissão; esta dá movimento a uma serra-fita, ao dynamo electrico, a um torno e á bomba, de dois cylindros, que aspira agua do Jacuhy e despeja-a n'um reservatorio elevado, saindo d'ahi a distribuição de agua para todo o estabelecimento. Ao lado d'este reservatorio, entranhado no chão, se acha uma grande caldeira, para a economia ou conservação de vapor.

Em breve dará mais a transmissão movimento ás peças da saboaria, que trabalhará tambem sob pressão; a um grande apparelho para a evaporação dos caldos e que trabalhará no ar; ao picador de carne, para o extracto da mesma e que em pouco tempo ficará installado, e a mais alguns apparelhos que se hão de montar ainda.

O picador, que dispõe de tres tachos de cobre de fundo duplo, poderá picar por dia a carne de 300 rezes. Esta machina foi fornecida pela já bastante pela já bastante conhecida casa de J. Etchbest, de Montevidéo.

No outro galpão, o que fica lateral ao principal, se acha assentada a grande caldeira, que pôde fornecer força de vapor, equivalente a 100 cavallos. Ahi tambem funccionam a graixeira e as officinas de mechanico, ferreiro, funileiro e tanoeiro.

A graixeira, além de duas grandes tinas para extrair o azeite de mocotó, possúe dous toneis (caldeiras) monstros, para, sob pressão, beneficiar os ossos. Este trabalho é feito com grande economia de tempo e produz muito mais do que por outro qualquer modo.

Dos toneis passa a graixa, em estado de liquido, por um encanamento de ferro branco, para um grande reservatorio subterraneo, com a capacidade de 25.000 litros, depois do que passa a ser refinada.

Todo o estabelecimento é illuminado por meio de electricidade.

O apparelho electrico, de 75 ampères, dá 1330 voltas por minuto e distribue luz a 25 lampadas Edison.

De fevereiro até hoje têm sido abatidas cerca de 10 mil cabeças.

A matança começa ordinariamente á 1 hora da madrugada, principiando o trabalho de charqueadas ás 3 em ponto.

Este serviço é feito por vinte e tantos orientaes, profissionaes contractados em Montevidéo e que trabalham com grande perícia e destreza admiravel.

Como se vê, é este um estabelecimento importante e de valor incalculavel para o municipio de S. Jeronymo.

O dr. Ramiro paga sem regatear e com satisfação, - o que não acontece com a companhia das minas de carvão, que é mais rica, - a parte que lhe toca em impostos, concorrendo assim com quantia não pequena para os cofres municipaes; no seu estabelecimento a classe pobre e laboriosa do município encontra sempre trabalho e por consequencia os meios para a sua subsistencia.

O dr. Ramiro Barcellos, que se achava ausente quando lá estivemos, dirige em geral todo o trabalho das charqueadas, conforme nos informaram."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 19 de Maio de 1893, pág. 01, col. 04

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...