sábado, 16 de maio de 2020

A Lenda da Ipecacuanha


"A LENDA DA IPECACUANHA

Esta planta da família das rubiáceas, estudada pelo botânico Richard, é a planta brasileira mais conhecida em todo o mundo médico. O conhecimento de suas propriedades perde-se na noite dos tempos.

Dizem que, um cão, chamado Guará pelos selvagens do Brasil, de tempos em tempos, cavava a terra e mastigava uma raiz, e que vomitava e ficava depois forte. Notou um pagé que o animal fazia isto, quando tinha, por algum tempo, bebido as águas impuras dos pântanos; e que o Guará fora por ele imitado; ficando de então por diante livre do mal que o perseguia e que flagelava sua tribu, vítima de fébres e outras moléstias. Suas virtudes foram conhecidas na Europa, principalmente em França, no décimo sétimo século. E foi um herbanário francês, Grenier, que veio ao Brasil buscar a raiz descoberta pelo cão Guará e a entregou ao médico holandês Helvetius, com quem se associou para produzir curas maravilhosas com a 'raiz do Brasil'.

Assim como Helvetius e Grenier, Guará não deve ser esquecido; bem merece um pequeno monumento. Guará é benfeitor da humanidade."

Fonte: ATUALIDADES (Florianópolis/SC), Março de 1943, edição 003, pág. 17

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...