sábado, 13 de julho de 2019

Sobrenome Laborda


"A palavra pirenaica borda, 'quinta', 'cabana da montanha', 'curral para cavalos', é um termo pré-romano em aragonês, basco e catalão, que gerou na Espanha outros sobrenomes como Borda, Borde, Laborda e Labordeta. O termo borda também existe do outro lado dos Pirineus, e também está presente na formação de sobrenomes como Laborda, Laborde, Borde, etc.

Os genealogistas e heraldistas García Carraffa sustentam que os sobrenomes Laborda e Laborde são modalidades de "los de borda' e 'la borda', e que, em sua vertente francesa, confirmam assim quase todos os tratadistas que escrevem sobre as variantes Laborda e Laborde.

Já o tratadista aragonês Don Bizén d'O Rio Martínez, em seu 'Dicionário de Heráldica Aragonesa', confirma a existência de duas casas distintas do sobrenome Laborda em Aragão.

Uma delas teve seu solar em Pouzac de Bigorra, nos Alpes Marítimos, França, passando a estabelecer-se em Viacamp de Ribagorza, Huesca, Monzón e Zaragoza. A outra originária de Navarra, se estabeleceu em Zaragoza e Trasobares, sendo suas armas distintas daquelas que usarão os Laborda do solar francês de Pouzac de Bigorra."

Fonte adaptada: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...