quinta-feira, 18 de outubro de 2018

A Imigração Basca no Uruguay


"A imigração basca para o Uruguai teve o seu início no século XVIII, e foi no seu período colonial (1724-1811) que este país recebeu os primeiros imigrantes bascos que ali chegaram em função de ordens reais. Foi neste período que se deu a chegada do 'Viscaíno' Bruno Maurício de Zabala, governador do Rio da Prata que em 1726 fundaria Montevidéo.

A partir de 1825, inicia-se o período basco-francês, que teve seu apogeu entre os anos de 1830 e 1842. Segundo um censo realizado pelo chefe de polícia de Montevidéo, André Lamas, entre 1835 e 1842 a capital uruguaia contava com a presença de 17.000 franceses, a maioria bascos.

Entre os anos de 1842 e 1876 se deu o período basco-espanhol, que vai coincidir com as guerras carlistas na Espanha. Estes bascos-espanhóis imigraram para o Uruguai fugindo da miséria e do serviço militar obrigatório.

Entre os anos de 1836 e 1839, temos o período que os autores Martha M. Rossi e Juan C. Luruziaga classificaram como 'La emigración forçada'. Em função da guerra civil espanhola, centenas de bascos abandonaram a Espanha por motivos políticos e econômicos: 'asumieron el exílio como una protesta y a la vez como la iniciación de la lucha desde afuera para recuperar los derechos perdidos'.

O Uruguai recebeu um maior contingente de imigrantes bascos no decorrer do século XIX, este é pois, o motivo de expormos mais detalhadamente as causas que motivaram a imigração neste século.

Ao apontarmos os fatores que motivaram essa imigração numa perspectiva mais ampla, podemos mencionar a situação sócio-econômica da Europa, provocada pela revolução industrial, que mobilizou milhares de pessoas que saíram do continente em busca de melhores condições de vida.

Durante o século XIX foi comum entre alguns países americanos o favorecimento da chegada de imigrantes europeus. Com este objetivo, alguns países americanos elaboraram legislações que favoreciam a imigração, e foram enviados à Europa agentes, muitas vezes pagos pelos governos, com a finalidade de conseguir povoadores europeus que preenchessem os enormes vazios humanos dos novos estados americanos.

Segundo José M. Azcona Pastor 'se perseguia un unico pero importante fin com a llegada de imigrantes: 'la modernización económica. Legisladores, governantes, escritores y ensayistas buscaban europeos'. A imigração era sinônimo de colonização e progresso, tanto para a Argentina como para o Uruguay."

Fonte: SILVA, Marianela Tafernaberry da. Bascos no Uruguay: considerações sobre imigração e identidade. Monografia, Licenciatura Plena em História, Instituto de Ciências Humanas/UFPel, 1995, pág. 10-12.

2 comentários:

Sinvaldo do Nascimento Souza disse...

Preclaro Professor Joaquim Dias. Tenho acompanhado com entusiasmo e grande interesse as postagens do seu Blog. Gostei muito de conhecer um pouco sobre a imigração basca para o Uruguai no Século XVIII, conforme postagem que acabo de ler.
Aproveitei para reler o texto de FERNANDO OSÓRIO sobre o SENADOR OTACÍLIO DE CARVALHO CAMARÁ, que foi postado recentemente no seu Blog.
Estou escrevendo a biografia do Senador, que nasceu em Pelotas, no dia 27 de fevereiro de 1880 e foi sepultado em Santa Cruz, em 20 de dezembro de 1920.
O Senhor teria informações sobre 1. Os primeiros vinte anos de Octacílio Camará em Pelotas? 2. O pai, Dr. Octacílio Aristides, era pelotense? 3. Possui informações sobre batismo, casamento, local de residência, escola onde estudou? Obrigado desde já Sinvaldo do Nascimento Souza

Joaquim Dias disse...

Não possuo muita coisa de imediato, mas vou pesquisar algo e respondo.

Grato pela visita ao blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...