terça-feira, 15 de maio de 2018

General Marinho da Silva


Por Fernando Osório

"A 24 de maio de 1848 nasceu em Pelotas José Maria Marinho da Silva, em quem avultaram o patriotismo, a honradez e o espírito de justiça. Começou trabalhando como tipógrafo, nesta cidade, no jornal 'O Noticiador', de propriedade de Luiz José de Campos. 

Marchou para o Paraguai em 25 de setembro de 1865. A 26 de janeiro de 1866 foi mandado adir pelo comandante-em-chefe do 2o. corpo do exército ao 35o. corpo de caçadores. Transpôs o Rio Uruguai para Corrientes a 2 de março, marchando até S. Thomaz; marchou depois para Itaperuá e em seguida para o Passo da Pátria. A 16 de julho, marchou com o Cel. Agostinho Piquet para coadjuvar o 1o. corpo no combate desse dia. Tomou parte no combate de Potreiro Pires, sendo ferido gravemente por bala de fuzil, recolhendo-se ao hospital de sangue. A 17 de setembro marchou para cobrir a frente do inimigo e tomou parte no combate de 22 de setembro contra Curupaity.

Em 1867, assistiu aos bombardeios de janeiro, fevereiro, março e abril e fez desembarque no Passo da Pátria. Marchou com o grosso do exército para Tuiuti, a 22 de julho. Em 1868 foi mandado adir ao piquete do Marquês de Caxias, e por este general foi elogiado. Tomou parte no combate do Forte do Estabelecimento à viva força sobre o entricheiramento do Passo Pocu. Assistiu ao reconhecimento de Humaitá e à rendição da força que se achava no Chaco. Tomou igualmente parte no reconhecimento de Angustura e transpôs, em outubro, o Rio Paraguai, tomando parte no combate do Itororó.

Teve papel saliente na batalha do Avahy, sendo depois dela promovido a alferes de cavalaria por atos de bravura. Marchou depois para Lomas Valentinas, tomando parte nos combates dados contra o forte ali existente, assistindo à rendição de Angustura, pelo que recebeu belo elogio do Marquês de Caxias. Em 1869, embarcou com este general para Montevidéu. Mereceu um louvor especial do Conde D'Eu por ter se apresentado antes de concluir-se uma licença que obtivera. Fez a marcha de Luque e tomou parte no combate de Serro Leão. Em 1870 foi nomeado adjunto do deputado do quartel-general junto ao comando-em-chefe das forças em operações. No mesmo ano embarcou para Assunção. 

Em 1871 apresentou-se ao 1o. regimento de cavalaria vindo de Humaitá, indo comandar a 2a. companhia. Em dezembro matriculou-se na Escola Militar,  concluindo o curso geral, promovido a capitão por estudos. Em 7 de outubro de 1882, foi condecorado com a venera de cavaleiro da Ordem de S. Bento de Aviz. Em 1883 foi louvado pelo Imperador por ter tomado parte no exercício prático feito em 20 de agosto. Em 1889 foi desligado da Escola Militar, vindo para este Estado, onde inspecionou a invernada de Saycan. Em 1891 foi nomeado comandante do 9o. regimento de cavalaria. Fez parte, em 1894, das forças legais contra a revolta, marchando com o 1o. regimento para o Paraná, a fim de tomar parte nas operações de guerra. 

Escreveu sobre arte militar. Terminou a sua gloriosa carreira como General de Divisão e Ministro do Supremo Tribunal Militar."



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...