sábado, 25 de junho de 2016

Histórias Curiosas XVI

Reunião na Casa de Cultura para tratar dos festejos da Semana Farroupilha, com a presença do pessoal da Prefeitura, o Comandante do Posto da Brigada Militar e representantes das entidades tradicionalistas numa noite fria do mês de Agosto, há alguns anos atrás. Um gaudério está naquela salinha de exposições que fica entre a parte da Biblioteca e a parte do Auditório conversando com outro amenidades antes de começar a reunião. Neste meio-tempo visualiza a pintura que retrata o patrono da Casa de Cultura, sem saber que se trata de Hipólito José da Costa, também patrono da Imprensa do Brasil, que viveu parte de sua infância em Capão do Leão. Muito curioso, o gaudério sério e compenetrado aproxima o rosto da pintura e permanece apreciando o rosto do sujeito, como se fosse alguém familiar. Ao que parece conclui algo em seu pensamento e lascou muito confiante:
- Esse daí jogou bolita comigo no tempo de colégio.
O outro gaúcho mais esclarecido, sabendo que o amigo estava, ou cometendo uma gafe, ou fazendo uma brincadeira, acrescenta em tom cômico:
- E olha que hoje ele é motorista do caminhão da prefeitura!
O gaudério (que tinha jogado bolita com Hipólito José da Costa!) muito sério retruca:

- Ô Fulano, não me vêm com tuas mentiras. Esse aí da pintura é aquele que morreu afogado lá no São Gonçalo. Fizeram uma homenagem para ele, respeita o defunto!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...