sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Lembranças Leonenses IX


– O futebol leonense possui uma longa tradição desportiva, cujo maior símbolo é o nonagenário Santa Tecla Futebol Clube, fundado em 1915. Há outros de igual importância: Independente, Sete de Setembro, Oito de Outubro, Fluminense, Estrela, Ájax, etc. Entretanto, houve outras equipes também que tiveram seus instantes de glória, mas não subsistiram.
No Cerro do Estado, antes do surgimento do Fluminense, existiram o Ipiranga (fundado na década de 1910) e seu sucessor, o Americano (fundado por volta da década de 1930). No Teodósio, em época aproximada, tivemos o Ideal, formado por veranistas pelotenses. Já no Jardim América, existiram o São Francisco (final da década de 70), cujo campo situava-se onde hoje é a Escola Elmar Costa, e o Jardim América F.C., que foi o primeiro clube do bairro (anos 50) e cuja sede correspondia ao atual campo do Estrela. No Loteamento Zona Sul na década de 80 houve um time tipo “familiar”: o Botafogo. Na região do Campus UFPel/Embrapa, até bem pouco tempo quem brilhava era o Central F.C. – conhecido por sua bravura e valentia. Da mesma estirpe, havia o Agrisul – time que vendia caro derrotas em casa. Outra equipe com o nome de Central que marcou época existiu no Canto Grande, formado exclusivamente por trabalhadores rurais. Às margens da BR-293, representante das localidades Vila Gabriela Gastal e Parque Fragata, houve o Gabrielense com seu campo de traves enfeitadas. No Passo das Pedras, nas décadas de 50 e 60, quem protagonizava grandes lances na várzea da região era a formação do Centro Recreativo Soberbo. Ainda na zona rural existiram o Grêmio Esportivo Pavão e o União da Hidráulica. Este último, de certo modo, é “pai” do Estrela do Jardim América. Tendo existido até o início da década de 70, o União da Hidráulica ao ser extinto, legou dois jogos completos de camisas praticamente novas que foram aproveitadas pelo Sr. Juvenal Albuquerque Costa – que fundou o Estrela na mesma época.

7 comentários:

Anônimo disse...

Você esqueceu de falar do Palmeiras F.C, que sua sede era na Palma.

Anônimo disse...

oi

Anônimo disse...

olha só achei muito legal a materia em que fala de dvrs. agremiações que jogavam ou ainda jogam no municipio do Capão do Leão, isto me faz relembrar o passado, do convivio com pessoas fantasticas, os locais onde iamos jogar era muito bom. Mas eu gostaria de falar um pouco de uma agremiação em especial, que é o Gremio Esportivo Agrisul localizado na UFPEL, antingo Instituto Agronomico do Sul - M.A. Grande agremiação Sede social excelente campo para pratica de futebol de campo quase que perfeito, quadra para volei gramada, campo de sete e salão com saibro carvão. O conhecido Agrisul mantinha quase sempre em atividade 04 equipes: Juvenil, Vetereno, reservas e Titulares jogando partidas amistosas em diversas localidades da região sul, se destancando sempre por ser um time de bons jogadores e na maioria das vezes imbativel nos seus dominios. A estrutura no futebol do G.E.Agrisul era muito elogiada por todas as agremiações que la iam jogar e passar uma tarde de domingo com seus familiares. Tempo bom aqueles, ficaram só na lembrança. Obrg. pelo espaço, um abraço.

MAURO BARBOSA disse...

AGRISUL,FOI LA QUE COMECEI A DAR MEUS PRIMEIROS CHUTES,LENBRANÇAS DE TANTOS QUE POR LA PASSARAO,MIGUEL(ARANHA NEGRA),ARI ROCHA UM DOS MAIORES GOLEIRO,DA REGIAO,ALUIZIO ROSA,JOAQUIM FILHO,VALDIR PIRES, BOLHACHA,CLOVIS XITA,MARCIANO,JUCA SANDRINI,DARIO CENTROAVANTE DE CHUTE FORTE,MANECA ROCHA,ZAQUEIRO DE RESPEITO,NICO,MANCHINHA,SERGIO AQUINO,LACAO,LAQUINHO,IVAR,CLAUBINO CENTRALF.C.,GERLI NANICO,BETAO,VOLNI VERGARA,FERNANDO CALDEIRA ENTRE MUITOS,UM GRANDE ABRAÇO A TODOS ,SAUDADES. MAURO P.BARBOSA

Glauro Flores disse...

No Teodósio havia um time amarelo e preto com o nome de Penharol. Queria saber se tem alguma coisa? lembro deles da década de 70.

Unknown disse...

Para todos que querem relembrar do Agrisul e Central, entrem no blogue G E Agrisul e C F Clube

Unknown disse...

Caraca esse blog é MT bom, no agrisul jogou meu bisavô Maneca Rocha meu vô Ari Rocha meus tios e meu pai Roberto Rocha o Bicanca

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...