sábado, 11 de abril de 2020

José Victorino da Rocha


"A 3 do corrente, falleceu na cidade de S. Gabriel o major José Victorino da Rocha, em quem a causa da Republica contava um leal servidor.

O respeitavel ancião era chefe de numerosa familia, na qual temos companheiros dedicados.

Tendo militado com sinceridade nos partidos da monarchia, o digno cidadão reconheceu mais tarde que para bem servir a Patria devia servir a Republica.

Os nossos collegas da Revista Gabrielense assim nos transmittem a contristadora noticia:

'Depois de prolongado martyrio de molestia intestinal, falleceu no dia 3, ás 4 horas da tarde, o respeitavel ancião sr. major J. Victorino da Rocha, filho d'esta provincia, com 75 annos de idade.

No dia 30 de novembro ultimo completou 46 annos de casado com d. Rita Guihermina de Figueiredo Rocha.

Na sua mocidade servio á causa do imperio, na revolução do Rio Grande, e recebeu graves ferimentos; depois foi extrenuo defensor da idéa republicana.

No combate de Curuzú - a 3 de janeiro de 1866 - achando-se no Paraguay, onde seus negocios o levaram, entrou espontaneamente em fogo, portando-se com bravura, pelo que o governo deu-lhe o habito do Cruzeiro.

Foi consagrado até ao extremo á familia; deixa oito filhos creados e em boa posição, pois um é capitão-tenente da armada, um engenheiro civil, um engenheiro militar e um já quasi a receber o gráo de doutor em medicina.

Deixou testamento, que foi hontem aberto. Legou a terça a sua mulher e ás suas duas filhas dd. Rita Valladão e Henriqueta Rocha, ambas viuvas.

Nomeiou seus testamenteiros: 1o sua viuva, 2o seu filho major J. Victorino Rocha, 3o seu filho capitão-tenente Rodrigo José da Rocha.

Uma guarda de honra do 4o. batalhão, ao mando do sr. capitão fiscal José Geraldo Gomes, prestou ao finado as ultimas homenagens, dando á parte da igreja as descargas do estylo.

Á sua desolada familia os nossos pezames.

- Enviamos as expressões do nosso pezar ao co-religionario J. Victorino da Rocha Filho."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 14 de Dezembro de 1886, pág. 01, col. 03

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...