segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Sobrenome Oliván


"Antigo sobrenome toponímico relacionado a dois lugares de igual nome, um no distrito judicial de Arnedo, na província de La Rioja, e outro no município de Biescas, na província de Huesca.

Do solar aragonês de Oliván saiu um ramal que fundou novas casas na localidade de Javierre del Obispo, no ajuntamento de Olván; na localidade de Asso de Sobremonte, no distrito de Jaca; e na localidade de Castejón de Valdejasa, no distrito judicial de Egea de los Caballeros, na província de Zaragoza. Também houve casas importantes da linhagem em Loscorrales, Lamata, Abiego e na cidade de Huesca.

A linhagem dos Oliván de Javierre del Obispo, levantou sua casa na calle de la Calzada, com oratório próprio e escudo original.

Alcançaram a condição de Infanções perante a Real Audiência de Aragão os seguintes membros da família: Pablo Oliván, residente de Almudévar, em 1794; Jorge Oliván, residente em Javierre del Obispo, em 1773; José Oliván, residente em Castejón de Valdesaja, em 1776; e Martín Oliván, residente de Loscorrales, em 1653.

Segundo Endika de Mogrobejo, a origem etimológica de Oliván procede do vocábulo basco 'olibán' que significa samambaia, designando, portanto, um lugar de muitas samambaias. Entretanto, outro autor, Corominas, afirma que Oliván é um patronímico derivado do antigo nome pessoal 'Olipan', que possui origem grega.

Outros ramais importantes do sobrenome: Castejón de Sobrarbe, Abiego, Igriés, Lanaja, Sariñena e Zuera."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...