terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Conde de São Mamede

Brasão de Armas dos viscondes e condes de São Mamede

Alfredo Ferreira Pereira Felício, terceiro conde de São Mamede, foi um nobre português que foi o primeiro proprietário do Castelo Granja da Cachoeira (Vide link), localizado no km 18 da rodovia BR-293, em Capão do Leão. Era filho de José Ferreira Felício, segundo conde de São Mamede, e Lídia Smith de Vasconcelos. Nasceu em 27 de Dezembro de 1881, na Freguesia de São Mamede de Infesta, concelho de Matosinhos, distrito do Porto, Portugal, e faleceu em 23 de Outubro de 1962, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Casou-se com Fernanda Lobo d'Ávila Vasconcelos da Graça e, desta união, vieram as filhas Maria Luísa Graça de São Mamede (nascida em Pelotas/RS) e Helena Maria da Graça de São Mamede (nascida no Porto, Portugal). Tinha como profissão no Brasil o ofício de engenheiro-agrônomo.

Pelo que pudemos apurar, o Castelo Granja da Cachoeira estava na mesma propriedade da Estância Santa Tecla e ambos compunham a antiga Granja Santa Tecla, entre os anos de 1910 e 1920. Ali, o conde desenvolveu uma interessante criação de gado com foco no melhoramento de raças bovinas. Foi um dos principais criadores da raça Devon na região e, em seguida, introduziu touros das raças Hereford e Angus. Seus exemplares foram premiados em diversas exposições agropecuárias no estado do Rio Grande do Sul e também foi objeto de estudos da Sociedade Agropecuária Nacional do Rio de Janeiro. Aliás, o Rio de Janeiro aparece como um lugar em que o conde possuía bastante relação e negócios.

Também foi presidente da Comissão Pró-Pátria Portugueza de Pelotas, fundador da Câmara Portugueza de Commercio do Rio Grande do Sul, membro-acionista da Companhia Frigorífica Rio Grande e conselheiro e membro da União dos Criadores do Rio Grande do Sul. Cremos que se transferiu para o Rio de Janeiro na década de 1930, de acordo com fontes pesquisadas no Acervo Digital da Biblioteca Nacional.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...