sábado, 30 de abril de 2011

10 Razões para considerar a Emancipação de Capão do Leão como algo positivo

Presumo, sinceramente, que se aproximando o vigésimo nono aniversário de emancipação do município de Capão do Leão, havia a necessidade premente de expor algumas reflexões minhas em relação à nossa recente história política, as quais são resultado de alguns compartilhamentos e debates com outros leonenses. Como no próximo dia 03 de Maio ocorrerá a celebração de tão importante data, coloco dez razões positivas de nossa emancipação. Claro, não julgo e nem pretendo afirmar que tudo são "mil maravilhas". Porém, creio com sinceridade, que "valeu a pena ter amanhecido" o sol da emancipação política em Capão do Leão.
1- Em termos de arrecadação, o município passou a dispor de receita própria, se não ideal, ao menos justa, pois antes nem cerca de 25% do que era arrecadado em impostos na área do atual município era revertido em investimentos para a população.
2- Embora, n bairro Jardim América, tenha ocorrido um movimento anti-emancipacionista em 1982, o fato é que a localidade, ao ser incorporada ao Capão do Leão, ganhou um peso político considerável. Pergunto: se desde 1982, o Jardim América tivesse permanecido como bairro periférico de Pelotas, ele teria o poder de barganha que tem atualmente? Como seriam os serviços públicos? Para corroborar minha opinião, reflita-se sobre como era a questão do transporte público no bairro antes de 1982 e como é hoje em que dispõe de pelo menos cinco linhas distintas de ônibus.
3- Pelotas viveu no decorrer da década de 1980 e no início da década de 1990, uma das suas maiores crises econômicas e infra-estruturais. Não que o Capão do Leão passou sem sofrer as consequências deste período, porém enquanto acontecia a crise do lado de lá, do lado de cá o município se estruturava, mesmo aos trancos e barrancos: houve significativas conquistas na área do saneamento e na educação pública.
4- Houve diversificação das forças políticas existentes e, mesmo que possam ser julgados incompetentes ou não, diversos líderes políticos propiciaram um cenário em que o povo local não dependia apenas de um só representante para suas reivindicações.
5- A emancipação era um processo inevitável do ponto de vista político. Municípios grandes tiveram suas áreas desmembradas no decorrer das três últimas décadas. Pelotas ainda veria emanciparem-se Morro Redondo, Turuçu e Arroio do Padre em anos subsequentes.
6- Houve a criação de uma identidade local, onde órgãos, instituições e pessoas passaram com orgulho a dizer "sou leonense".
7- Na condição de município, o Capão do Leão passou a ter o direito de possuir órgãos públicos autônomos, bem como a receber um tratamento diferenciado por parte dos governos estadual e federal. Quando se almeja algo para a nossa própria população, a pauta de lutas gira em torno do "interesse do município". Se ainda estivéssemos ligados à Pelotas, nossos interesses se diluiriam no conjunto geral das reivindicações daquela cidade. E aí, amigo, pergunto: Capão do Leão diante de um bairro Areal ou bairro Fragata, que voz teria?
8- A área do Capão do Leão possui um potencial estratégico diante dos desafios econômicos do futuro. Daqui se vai à Porto Alegre, ao Porto de Rio Grande, à zona central do estado e ao Uruguay (via Jaguarão). Deste ponto de vista, a possibilidade de instalação de empresas no município é favorecida pelas suas características geo-espaciais. Lógico, que ainda temos muito a crescer neste aspecto, porém nosso potencial ficou mais evidente havendo um território definido do município.
9-A emancipação estimulou o desenvolvimento do comércio e dos serviços locais, algo ainda gradativo, porém perceptível, principalmente na área do bairro Jardim América.
10- Nossa história e patrimônio puderam ser conhecidos, desvinculados da história de Pelotas, que é rica e interessante, sobretudo, porém centra-se principalmente na questão das charqueadas e da opulência de sua zona urbana oitocentista.

Por favor, comentem, não sou dono da verdade, vamos debater!


3 comentários:

Elias disse...

Até hoje Capão do Leão não possui um hospital decente. Isso é uma vergonha!

Anônimo disse...

Até hoje Capão do Leão não possui muita coisa. Mas o tempo e o ENVOLVIMENTO DA POPULAÇÃO podem mudar. Leonenses de verdade não "choram pitangas".

Joaquim Dias disse...

Concordo com o amigo!
Porém, não sei se te referes ao comentário de ELIAS, creio que aqueles que "choram as pitangas" são fundamentais para que se observe quais são os principais problemas do Município.
Pior são aqueles que choram "as próprias pitangas", visando somente a resolução de seus imediatismos pessoais...algo, aliás, tristemente comum no Capão do Leão!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...