terça-feira, 31 de março de 2009

Escola Francisco de Paula Amarante

A PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) concedeu o título de "patrono" da instituição a um ilustre pelotense: O Dr. Francisco de Paula Amarante Neto. O Dr. Francisco de Paula é decano do Centro de Ciências Biológicas e Medicina da PUC-RJ e um renomado otorrinolaringologista do país. Uma referência na especialidade.A curiosidade é que o homenageado é filho do Dr. Rubem Amarante Filho, que conta com 102 anos de idade. O Dr. Rubem vem a ser filho do Dr. Amarante [...] que foi provedor da Santa Casa e um médico que marcou época no seu tempo na primeira metade do século passado.Os doutores Francisco de Paula Amarante Neto, com 80 anos e Rubem Amarante Filho, com 102 anos, são verdadeiras "lendas vivas" do ensino superior voltado a área da saúde e merecidamente reverenciados pela instituição carioca. Aqui em Pelotas, não deu nota nos jornais! Como dizia um "velho" amigo jornalista: (...)O dr. Rubem da Costa Leite Amarante (sem necessidade do "Filho") fez 102 anos em janeiro, fundou em 1953 a Escola Médica da PUC-Rio, e a dirigiu por quase uma década. É membro da Academia Nacional de Medicina.Em Pelotas, conhecemos mais o dr. Francisco de Paula Amarante como nome de rua. Em 1946, foi criada escola municipal com seu nome, no Capão do Leão, distrito pelotense na época.Disponível em: http://pelotascultural.blogspot.com/2009/02/tres-medicos-notaveis.html

3 comentários:

Francisco Antônio Vidal disse...

Olá Joaquim. Eu encontrei na internet a informação sobre essa escola: o decreto municipal que a criava em 1946, no Passo do Toledo.
Ignoro se a escola ainda existe.
Se nessa localidade houver escolas hoje, alguém deverá saber sobre suas origens.
O endereço do documento é:
http://www.pelotas.rs.gov.br/interesse_legislacao/decretos/antigo/D1947/Decreto_n_103.pdf

Francisco Antônio Vidal disse...

Achei outro documento no qual o mesmo prefeito de Pelotas, em 1949, recebe a doação de um hectare para construir uma escola (com certeza a mesma, que havia sido criada mas não tinha terreno).
http://www.pelotas.rs.gov.br/interesse_legislacao/leis/antigo/L1949/Lei_n_157.pdf

Marcelo Amarante Ferreira Gomes disse...

Espero não confundir mais que esclarecer mas, como neto do Prof. Rubem da Costa Leite Amarante, devo dizer que não há "Filho" no nome dele. Ele é filho de Francisco de Paula Amarante, e pai de Francisco de Paula Amarante Neto, meu tio. Nascido em 7 de janeiro de 1908, ele completou 102 anos neste último mês de janeiro, portanto ainda não tinha esta idade na data da postagem original. Até seus 98 anos de idade, ia muito bem de saúde, e inclusive ainda praticava a medicina. Naquela época, no entanto, perdeu sua esposa, e seu estado vem piorando desde então. No entanto, creio que ele está preparado para seu momento final, orgulhoso do conjunto de sua obra e de sua família, incluindo filhos (5), netos (10) e bisnetos (12? Morando eu há alguns anos em Brasília, enquanto ele e a maior parte da família moram no Rio de Janeiro, já não tenho mais a conta exata).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...