sexta-feira, 8 de maio de 2020

A Lenda da Chácara Queimada


"A Lenda da Chácara Queimada

Padre PEDRO LUÍS

CAÇAPAVA DO SUL - Esta tradição popular é o julgamento público do coração. É a pregação democrática da Bondade. Possível é que haja nela embelezamentos de lenda, mas sua linha mestre se baseia no verídico. O povo acresceu-lhe viço e flôres, de certo, porém não lhe deu o cerne.

Na Vila do Pinheiro, perto da cidade de Caçapava do Sul, acham-se as ruínas da Chácara Queimada. Antigamente, quando o govêrno premiava o mérito da defesa da pátria com doação de fazendas demarcadas, aquela fração de terra estava embutida no conjunto de bens rurais das irmãs Maria Joaquina Barbosa e Angélica Barbosa. Visitamos e estudamos delongadamente os históricos escombros. Assentam num alto panorâmico, de onde se vislumbra, à noite, o esbraseamento elétrico da Cachoeira do Sul, e, em dias límpidos, se entrevê o pico da Serra do Botucaraí fabuloso. Visitei-a junto com o Professor Eduardo Marin, em seu veículo de grande corpulência prática. Contou-nos a velha história popular o vizinho da porta do casarão em desmantelamento progressivo: Pedro Gomes, homem primaveril. Fomos examinar os antiquíssimos paredões existentes. São pedras irregulares, semeadas de pedregulho e calhaus, parte delas ainda encascada de rebôço. Pena é deixarem ir-se em nada essas antigas paredes cheias de recordações de nosso populário delicado, cobertas de verdor invadente e ensombradas em mimosas goiabas-do-campo e vassouras vermelhas. Por tudo desabotoa a floração. Voam vespas e itatis.

Pedimos o reconto da história a Bráulio Osório dos Santos, José Ferreira Vasconcelos e ao cerne de 94 anos, Américo Gonçalves dos Santos. Êste chegava a cavalo. Vinha de uma marcação na fazenda do dr. Felício Trípoli (Tripes, diz êle), 'onde dei um pialo de laço num que admirou ao deputado Celestino Goulart'. A substância da história, que êles ouviram dos contemporâneos dos habitantes do coração, é esta: chegou ao solar lendário, em meio-dia mormacento, uma pobre mulher - andarilha de sonhos frustrados, alguns anos após a terrível sêca de 1877. Na milionária casa em ruína, entre pomares e figueiras, engrandecida com o suor dos escravos, desdobrava-se uma festa orquestrada de alegria. Transbordava de iguarias, risadas e vinho. O fandango rústico atordoava. Logo que ela mendigou um prato de comida, os donos mandaram escravos buscar no galpão um banquinho e os avios do chimarrão, mais para livrar-se dela do que para serví-la. Após engolar os primeiros chupos da bebida amarga, sob uma figueira, os donos lhe gritaram:

- Retira-te de vereda daqui, bruxa, e deixa-nos sossegados, porque a festa é grande... - Em tão linda casa, observou a esmoleira, é pena ser tão herege o povo... e a casa durar tão pouco! O bem se paga com o bem, e o mal obriga a patear o próximo com o mal. Quem não reparte, não melhora o mundo, nem sua sina...

Depois, retirou-se a pedinte, pois a felicidade dos maus é a calamidade dos bons, disse Públio. Em seguida, a velha se diluiu na curva do caminho. Dizem ter sido Nossa Senhora. À mesma hora, como que atingida por faísca do céu, a casa incendiou-se. Ficaram em pé só as paredes brutais. O travejamento transformou-se em cinza, entre estampidos e baques. Seus donos mudaram-se para Pelotas. Ruíram na vida.

Os pais, desde então, dizem aos filhos, e todos advertem a todos: a ferocidade do coração trouxe sempre fracassos para os homens. A Bondade, em vez, é a hierarquia vivencial de erguido estilo no relacionamento humano. A doação da alma é ideal de nobreza. A índole moral bem conduzida alcança categoria de alta distinção social, sem perda de substância interior. 'O maior homem da História foi o mais pobre' (Emerson). Aquela senhora continha a proclamar as grandes lições da Vida. 'O mundo veste a quem já tem roupa, e desveste a quem já é nu' (Calderón)."

Fonte: O PIONEIRO (Caxias do Sul/RS), 20 de Novembro de 1971, pág. 10

2 comentários:

Joaquim Dias disse...

Ok. Já estarei te seguindo. Aguardo retorno da gentileza.

Anônimo disse...

Amo minha cidade naci na. Chácara queimada bem pertinho desta casa de pedra que trás está história até hoje ainda existe parte do alicerce desta casa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...