quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Sobrenome Fontana


"Sobrenome antiquíssimo, com muitas linhagens e ramais em toda a Península Ibérica, encontrado historicamente no Principado da Catalunha, Andorra, Vizcaya, Astúrias, Leão, Castela, Múrcia e Portugal. Em Aragão, sabe-se da existência primitiva de um solar originário de Fontellas, cujo um dos ramais passaram posteriormente a habitar na localidade de Ayerbe.

Os Fontana de Castela, Múrcia e Portugal procedem da família homônima que existiu na Idade Média na antiga República de Gênova, segundo o trabalho de diversos autores.

No que diz respeito às linhagens da família na Catalunha, há indícios documentais de sua presença naquela região desde o século XV. Por essa época, floresceu o miniaturista e calígrafo Guillem Fontana, tendo prestado serviços a diversos nobres e reis ibéricos.

Etimologicamente, conforme Francesc de B. Moll, a palavra 'fontana' é homônima em latim e designa tão somente 'fonte', 'nascente d'água'.

Todavia, há um detalhe muito importante acerca deste sobrenome: Fontana continua a existir na Itália desde a Idade Média, assim como os Fontana ibéricos são bem antigos. No caso, o sobrenome pode ser tanto italiano, quanto espanhol ou português. Espanhol ou português, no sentido que está a rama genovesa na Península Ibérica desde pelo menos há seis ou sete séculos."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...