terça-feira, 2 de julho de 2019

Faleceu o ex-prefeito de Capão do Leão Cláudio Victória


Por volta das 19 horas, por meio das redes sociais, começou a circular a triste notícia do falecimento do ex-prefeito leonense, Cláudio Luís Schroder Victória. Victória foi prefeito de Capão do Leão entre os anos de 2013 e 2016, pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Cláudio Victória nasceu em 14 de Julho de 1956, era casado e técnico em contabilidade. Figura ativa da política leonense, foi eleito vereador do município pela primeira vez em 1988 pelo PMDB e, após este mandato, assumiu a função de secretário municipal de Saúde na gestão do ex-prefeito Getúlio Teixeira Victória (1993-1996). Em 2000, voltaria à Câmara Municipal de Vereadores, agora pelo PDT, tendo sido presidente da casa. Nas eleições seguintes, no ano de 2004, Victória se reelegeria, sendo o vereador mais votado naquele pleito com a significativa contagem de 650 votos.

A popularidade alcançada pelos dois mandatos consecutivos  como vereador (2001-2004; 2005-2008) o catapultaram à vaga de vice-prefeito na chapa vencedora do PDT nas eleições de 2008, que foi encabeçada por João Serafim Quevedo. Quatro anos depois, Cláudio deveria vir novamente como vice-prefeito na chapa liderada por Vilmar Motta Schmitt. Todavia, diante da impossibilidade legal de Schmitt disputar as eleições municipais de 2012, a candidatura para prefeito do PDT acabou sendo herdada por Victória. Curiosamente, isso aconteceu em meados de agosto daquele ano, com a campanha a todo vapor. Apesar do fato, Victória venceu as eleições com uma diferença mínima de 42 votos para o segundo colocado, Mauro Nolasco do PT. Quem recorda aquela eleição, lembra que durante a apuração, ocorreu um fato muito inusitado: um pouco antes das 19 horas, quando mais de 98% das urnas já haviam sido computadas, o site do Tribunal Regional Eleitoral apontava a vitória de Mauro Nolasco com uma frente de pelo menos 120 votos. Nas redes sociais, a vitória de Nolasco já era anunciada e, recordando com muita clareza, foguetes já estavam sendo estourados na zona do Centro e do Teodósio (bairro), além de ouvirem-se gritos de comemoração de alguns simpatizantes. Pois foi que, justamente na última atualização (já os 100% apurados) logo depois, ocorreu a "virada" e Cláudio Victória era oficialmente consagrado vencedor. 

O mandato de prefeito de Victória foi sua última participação na política leonense. Nos últimos dois anos, o estado de saúde de Cláudio já estava se deteriorando. Cláudio foi secretário municipal, vereador em três mandatos, vice-prefeito e prefeito em Capão do Leão. Nenhuma outra carreira política no município teve essa história tão significativa.

Nossos sentimentos aos familiares!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...