sexta-feira, 17 de maio de 2019

Comemorações de Carnaval no Rio Grande do Sul - 1888


"A Esmeralda

A distincta sociedade carnavalesca Esmeralda  enceta hoje as festas do carnaval com um baile burlesco, que se deve realisar nos salões da Soirée Porto Alegrense.

Como todas as festas levadas a effeito pela Esmeralda, á de hoje não faltarão, de certo, esplendor e animação."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 04 de Fevereiro de 1888, pág. 02, col. 03

"Carnaval

O Club Cara-Dura, que, como se sabe, é composto de um punhado de moços que têm no seu enthusiasmo e na sua expansiva alegria um thesouro inexgotavel, deita hoje uma proclamação aos povos que habitam as margens do Guahyba, convidando-os às festas carnavalescas que devem realisar-se amanhã e segunda-feira.

Na noite de amanhã, com o fim de receber o deus Momo que chegará, sae um alegre bando do palacete á rua General Camara, d'onde ha muitos dias os tribunos caras-duras dirigem a palavra aos transeuntes e aos visinhos, ao passo que um Zé-Pereira ruidoso e enthusiastico faz-se ouvir com uma constancia... digna de mais duros ouvidos.

Na segunda-feira, então, os Caras-Duras effectuarão o seu passeio de gala, apresentando muitas e espirituosas criticas.

✤✤✤✤✤

Fallemos agora da Esmeralda, da sympathica Esmeralda, que apresenta hoje um programma tão brilhante como o das festas anteriores, que nos annaes carnavalescos occupam saliente lugar.

No proximo domingo grande passeio burlesco, - a nota hilariante do Carnaval.

Na terça-feira, magnifico passeio á phantasia - a nota brilhante - que mais uma vez ha de conquistar para a Esmeralda os victores da multidão admirada. Á noite, baile nos salões da Soirée Porto-Alegrense... um baile esplendido como sempre."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 10 de Fevereiro de 1888, pág. 02, col. 04

"Da repartição policial foi expedida a prohibição do transito de carros e outros vehiculos na parte da rua dos Andradas comprehendida entre as do General Camara e Silva Tavares, durante os dias de carnaval, 12, 13 e 14, das 4 horas da tarde ás 9 da noite."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 11 de Fevereiro de 1888, pág. 02, col. 03

"Carnaval

Realisou-se na segunda feira o passeio do Club Cara Dura, que apresentou críticas muito felizes sobre personagens e successos politicos.

Os espirituosos Caras Duras souberam com a palavra dar a nota de cada crítica, conseguindo que o publico lhes retribuisse em applausos o que elles despenderam em boa e saudavel alegria.

Apresentaram um prestito de cerca de 15 carros, tendo á frente um grupo numeroso de amazonas... masculinos.

O carnaval de 1888 fez crescer na sympathia popular o Club Cara Dura, ao qual damos por isso os parabens.

✤✤✤✤✤

O passeio de gala da Esmeralda, hontem effectuando, foi um dos melhores que essa sociedade tem levado a effeito, não só pelo grande concurso de moças e socios phantasiados, como pela riqueza dos trajes exhibidos e boa execução de todos os carros de phantasia.

Rompia o prestito uma banda de musica a cavallo, seguindo-se-lhe a guarda de honra da rainha, composta de 20 cavalleiros.

Entre os carros de idéa fazia-se admirar aquelle em que vinha d. Alzira Sá, representando a Esmeralda, a tradiccional bohemia, assentada sobre o globo terraqueo, e em redor d'ella um grupo de lindas creanças.

Outro tão bello como este era o carro que conduzia a rainha dos esmeraldinos, que vinha de pé sobre uma alta columna em cuja base viam-se o commercio, a arte, a industria e a agricultura, representadas por quatro interessantes jovens, tendo aos pés emblemas distinctivos.

Após estes carros seguia outra guarda de honra composta de 16 cavalleiros.

Ao todo contámos vinte sete carros, n'um dos quaes vinha uma segunda banda de musica, formando tudo um prestito imponente pelo numero e pela variedade de trajes,ricos e vistosos, exhibidos pelos que tomaram parte no passeio.

✤✤✤✤✤

Á noite realisou-se nos salões da Soirée Porto-Alegrense o baile da Esmeralda, prolongando-se até ás 5 horas da manhã.

Dançaram seguidamente cerca de duzentos pares, cem dos quaes - phantasiados.

Um magnifico baile."

Fonte:  A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 15 de Fevereiro de 1888, pág. 02, col. 04

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...