quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Histórias Curiosas XXXI

Equipe do Ministério da Saúde na época do governo José Sarney foi mandada para o interior da Paraíba para prestar serviços básicos a uma comunidade rural em pleno sertão. Entre clínicos, pediatras, ginecologistas, dentistas, enfermeiros e assistentes sociais, uma parte da equipe foi encarregada de organizar encontros com as mulheres da comunidade para lhes explicar sobre temas gerais de saúde e métodos contraceptivos - dado a taxa de natalidade na região ser alta, bem como infelizmente a mortalidade infantil.

Os encontros acontecem à noite no salão de uma comunidade católica e, entre várias palestras e debates, uma enfermeira explica às mulheres presentes o uso do preservativo masculino (camisinha). Para exemplificar, a enfermeira abre um pacote de camisinha e pega um cabo de vassoura, demonstrando como se deveria colocar o preservativo, ao desenrolá-lo calmamente no cilindro de madeira. Após assegurar que as mulheres haviam entendido como se usava a camisinha, a enfermeira se dá por satisfeita e parte para outras questões também importantes da saúde feminina.

Findada a missão de saúde naquela região, a equipe retorna ao seu local de origem. Um ano se passa e o Ministério organiza uma nova visita aquela comunidade. Praticamente a mesma equipe parte de novo. Observa-se porém que, embora alguns resultados tenham sido satisfatórios em relação à visita que tinha sido feita no ano anterior, o alto índice de natalidade segue, com a maioria das mulheres adultas novamente grávidas ou que tinham tido bebês muito recentemente. 

Incrédula, a enfermeira responsável pela campanha dos contraceptivos procura a mulher que era a líder local da comunidade e que tinha demonstrado especial atenção às suas orientações exatamente um ano antes. A mulher é encontrada e pasmem também grávida. A enfermeira pergunta:
- A senhora lembra daquele nosso encontro que eu falei do uso da camisinha e demonstrei como se coloca a camisinha com o cabo de vassoura? A senhora e as outras mulheres não fizeram tudo direitinho como eu pedi.
- Ah dôtora, fazer a gente fez, mas acho que a "simpatia" que a senhora ensinou não deu certo, não! Olha ali no canto da cozinha, as vassouras estão todas de camisinha, mas mesmo assim eu "peguei" barriga. Dá certo não, dôtora!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...