domingo, 9 de outubro de 2011

A Polêmica do Ano em Capão do Leão ou ainda o assunto da enquete

Quando iniciei a enquete sobre as eleições municipais em Capão do Leão no final do mês passado, realmente não imaginava que fosse ocorrer uma repercussão tão grande a respeito da mesma e tantas pessoas fossem importar-se com a proposta, seja de modo favorável ou rejeitando a iniciativa. Sendo sincero, esperava que se, ao menos até a data de hoje, se houvesse a marca de cinqüenta votos já seria o suficiente para considerar a empreitada bem-sucedida. Mas, na verdade, a enquete ao lado já está beirando os 500 votos. O número de acessos, então, em menos de duas semanas, ultrapassou a marca de dois milhares. Um recorde! Ótimo por um lado, mas há coisas a serem esclarecidas de outro.

A proposta da enquete, aliás, que defendo desde que a coloquei na web, é sociológica. Isto é, colher uma “impressão superficial” sobre o processo que deve se desenrolar no Município entre junho e outubro do ano que vem e que tem relação com a vida de uma população de vinte e sete mil habitantes. Muito bem, o que foi colocado na web foi uma enquete, em nenhum momento afirmou-se que era uma pesquisa! Alguém leu mal ou não soube interpretar corretamente a proposta. Outro fato é a validade legal da enquete. Quanto a isso, a postagem anterior (Enquete Eleições 2012 - Esclarecimentos) foi claríssima em todos os pontos, inclusive respaldando-se em literatura jurídica sobre o assunto. Será que houve alguém que não entendeu? É bom que fique claro que estou defendendo o meu direito enquanto cidadão à liberdade de expressão. Sobretudo, ao exercício de uma expressão que, em nenhum momento se mostrou desrespeitosa, ofensiva ou crítica a quem quer que seja – pessoa ou grupo. Mesmo assim ocorreram comentários mal informados questionando a validade legal da enquete ou mesmo sobre a lisura do blog “Capão do Leão História & Cultura” e de seu administrador (no caso, eu mesmo). Como isso? – eis a minha permanente indagação. O gadget “adicionar uma enquete” pertence à Plataforma Blogger, esta por sua vez subsidiária da Google. Ao criá-lo no blog, ele segue sendo contabilizado por um sistema próprio, independente, praticamente inviolável, onde um IP (número de registro de identidade de um computador) permite o acesso a UM VOTO. Todavia, há duas condicionantes na enquete do blog: vota quem quer e de onde quer. A enquete não reconhece pessoas, mas IP’s diferentes (computadores diferentes). E daí? Isto não ficou claro ainda? Por que a preocupação e a difamação da enquete? Qual o fundamento?
As regras são dadas pelo Blogger, os números construíram-se aleatoriamente, a partir dos acessos que o blog teve. Recuso-me a ter que dar mais explicações a este propósito.

Outro fato que me desgostou foi que, mesmo com a validade legal da enquete ser explícita, ainda assim ventilarem a possibilidade (para não me utilizar de outra palavra) de retirá-la da web via judicial. Neste ínterim, resta-me verdadeiramente aconselhar que não se cometa tal erro. Primeiro: está dando-se importância demais a um mecanismo que não é reconhecido cientificamente. Segundo: o próprio Tribunal Superior Eleitoral já emitiu resolução que coloca as enquetes num patamar inferior ao de uma pesquisa eleitoral, não as recriminando. Terceiro: as enquetes sobre eleições municipais de 2012 País afora são uma realidade presente e indiscutível.

Olhe o quadro abaixo:
Este é o resultado de uma enquete recente que o “Jornal do Brasil” (um dos maiores veículos da Imprensa Brasileira) fez sobre possíveis candidatos à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (precisa falar alguma coisa sobre a importância do Rio... não, né?). Quantas pessoas por dia será que acessam o site do Jornal do Brasil... Políticos, advogados, gestores públicos, intelectuais, magistrados, juristas, etc.? E ninguém ficou incomodado. E estamos fora do período eleitoral!

Outro exemplo:
 

O Orkut (a segunda maior rede social do País) tem um aplicativo que promove entre seus usuários a participação numa enquete eleitoral. Daí, eu pergunto, se somente um grupo qualquer dentro desta rede social resolver acessar e votar e outro permanecer omisso, a responsabilidade dos números que aparecem é do Orkut? 

Como se não bastassem os fatos que falam por si só, vincularam meu nome a um determinado grupo, induzindo que recebi “favores” financeiros de uma determinada pessoa para colocar a enquete na web, a fim de produzir um resultado que causasse impacto à população. Se assim fosse, estaria certo que qualquer um poderia qualificar-me de estúpido, pois estaria aceitando cooptação dando como garantia algo que não posso gestar ou controlar que é a própria enquete. Além disso, como se pode deduzir algo sobre a minha pessoa de modo tão leviano. Acaso sabem se sou ou estou ligado a alguma agremiação político-partidária? Não sou simplesmente pesquisador diletante sobre Capão do Leão e Professor de História ligado à rede municipal de ensino básico do município vizinho? Se estiver levando “um por fora” (suborno), voltaria a condenar novamente a minha própria estupidez. Por que então ter que deslocar-me dez a doze vezes por semana de ônibus? Por que então ter que trabalhar em duas escolas diferentes numa profissão em que o piso salarial nacional definido em lei federal não é respeitado?

Aqueles detratores da enquete e do blog, me dirijo: estão no seu direito de não concordar, de desqualificar o resultado ALEATÓRIO que se constitui, até mesmo de não aceitar a proposta. Mas existe uma circunstância muito importante neste caso: não se pode irrefletidamente afirmar coisas de ordem moral ou pessoal sobre o administrador deste blog. Eu, com consciência tranqüila, posso afirmar a quem quer que seja que não citei ou ofendi ninguém, nem mesmo emiti opinião crítico-analítica, ainda que fosse de caráter neutro, sobre alguma pessoa, partido, governo, grupo ou representação.

A quem interessar possa tenho o prazer em fornecer a lista (com o link de cada uma) de mais de 200 enquetes similares que ocorrem ou ocorreram muito recentemente em municípios de todo o Brasil, inclusive grandes centros e capitais, versando sobre as eleições municipais de 2012. Estou à disposição pelo e-mail do alto da página.

31 comentários:

Gabriel Andina disse...

Professor,sei pelo que estás passando,pois quando comecei a escrever meu blog sobre Política do Capão do Leão recebi o mesmo tipo de "tentativa retaliação" que estas passando.
A enquete como mostraste esta dentro da legalidade.
O problema é que em nossa cidade ainda se faz Política com a 50 anos atrás, as coisas funcionam meio que na marra,ou você concorda com quem está no poder ou torna-se um inimigo.
Não se pode ter uma opinião política diferente,nem criticar o que se julga errado,talvez por isso o Município tenha estacionado e a população não se interesse em participar ativamente!
Parabéns pela enquete professor forte abraço!

Gabriel Andina disse...

Professor,sei pelo que estás passando,pois quando comecei a escrever meu blog sobre Política do Capão do Leão recebi o mesmo tipo de "tentativa retaliação" que estas passando.
A enquete como mostraste esta dentro da legalidade.
O problema é que em nossa cidade ainda se faz Política com a 50 anos atrás, as coisas funcionam meio que na marra,ou você concorda com quem está no poder ou torna-se um inimigo.
Não se pode ter uma opinião política diferente,nem criticar o que se julga errado,talvez por isso o Município tenha estacionado e a população não se interesse em participar ativamente!
Parabéns pela enquete professor forte abraço!

Anônimo disse...

Eu achei o máximo o teu texto professor. Muito, mas muito legal mesmo! Não está citando ninguém e se alguém se sentir ofendido vai cometer o ERRO de vestir a carapuça.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...muito bom!

Marcos Afonso - Jardim América disse...

Volto a dizer: tem gente que acha que Capão do Leão é Sucupira!

Paulo Ayres Rockembach disse...

Professor, talvez não sei se o sr. lembra de mim mas fui seu aluno no Motivação em 2006.
Conheço o sr. e sei de seu caráter. Parabéns pela enquete!

marcio alemao disse...

Agora com um monte de gente acompanhando o teu blog não pode mais recuar. Força!!! Aqui na rua todo o dia o pesoal me pergunta do resultado.
Parabens.

Anônimo disse...

É isso aí, Professor. A internet é a ferramenta mais democrática que temos. Não repuna! CAPÃO DO LEÃO ESTÁ CONTIGO.

Anônimo disse...

Eu penso do seguinte modo: o resultado não vai interferir mesmo na eleição. Primeiro porque é muito cedo. Segundo porque nem todos acessam a internet em nosso município. Agora tudo aquilo que acontece nos chamados bastidores, isso sim. Não sei o que se passa exatamente em relação a sua enquete, senhor professor, mas considero que ela tem atingido ou mobilizado melhor dizendo certa parcela da população. Dias desses ouvi coisas no ônibus. Noutro dia na saída do trabalho. Prudente seria terminar a enquete um pouco antes do prazo legal, aí não sei se o senhor concordaria comigo.
É que isso é complicado mesmo! Quando as coisas tem que acontecer, acontecem. Acho até que estou colocando besteira, mas veja só me lembrei agora de fatos do passado da política do Capão do Leão. Puxa quanta coisa havia!
Não dá para prever nada mesmo. Já vi candidato a vereador com a festa da vitória pronta, costela a vontade e cerveja gelada de engradados e engradados e chegar na hora e o homem colocar o rabinho entre as pernas. De outro modo, já vi gente se elegendo e nem acreditando.

Anônimo disse...

A pareia tá concorrida e não tem xanguí, povo meu! Vamo que vamo que a cavalhada tá trincando os ferros!

Anônimo disse...

eu já acho diferente. o resultado da enqueti pode sim influenssiar a eleição. mas é cedo para diser.

Anônimo disse...

Tdudo indica que teremos desdobramentos desta enquete logo assim que ela acabar. Realmente o efeito sentido nas ruas já é visível.
Não quissesse postar o meu comentário de hoje à tarde porque citei nomes. Entendo tua preocupação, mas a lógica é que esses resultados comecem a interferir e muito nas articulações a porvir.
Abraço!

Prof. Jorge Aragão Nogueira

Joaquim Dias disse...

O voto na enquete é livre e os comentários sobre o blog e a enquete também. Todavia, não estarei publicando material ofensivo ou crítico a qualquer pessoa.
Peço a gentileza de evitarem o uso desmedido de palavras e comparações.
Grato!

Anônimo disse...

Texto brilhante!
Nunca pensou em fazer jornalismo?

Anônimo disse...

A enquete está bem movimentada. Quanto ao fato de isso ser uma polêmica, é bom para a democracia. Somente em lugares onde exige o debate, a discussão, a contrariedade, existe a oportunidade de PROGRESSO!

Anônimo disse...

Boa iniciativa. Sintia falta de algo assim em nosso munissipio. parabenss.

APAE Capão do Leão disse...

Olá, estamos passando para convidar todos que por aqui passam para o 1º Festival da Inclusão no nosso município, promovido pela nossa instituição. Obrigada!

Anônimo disse...

Eu fico imaginando é quando encomendarem uma pesquisa mesmo e o resultado não sair como esperado, e daí, hein?

Anônimo disse...

Por que o sr. não nomeia os "bois"?

Joaquim Dias disse...

Ao ANÔNIMO do comentário anterior: porque minha proposta, desde o início, não foi a de embate moral ou político a quem quer que seja. Estou defendendo meu direito de promover a enquete, simples assim.
Eu não tenho desagravo com nenhum grupo ou tendência, mas contra uma ATITUDE que quis me culpar por uma proposta que é LEGÍTIMA, do qual seu RESULTADO não depende de minha intervenção!
Espero ter sido claro.

Joaquim Dias disse...

Outra coisa: visitantes do blog NÃO IREI PUBLICAR NOMES, a não ser de pessoas que sejam absolutamente neutras/não-relacionadas à enquete.

Anônimo disse...

uma coisa é fato nenhuma pagina da internet esta sendo mais comentada no Capão do Leão que a tua no atual momento.

Bagualito disse...

Mas bá, quanta gente diferente tem prá prefeito, tche.

ACHE AQUI TCHÊ! disse...

O portal ACHE AQUI TCHÊ!, sediado em Capão do Leão e atuante em 38 cidades da Metade Sul, está ao lado do Professor Joaquim. A luta pela LIBERDADE DE EXPRESSÃO começa em não recuar. Estamos contigo em prol do direito de manifestação do povo.

Anônimo disse...

Senão tiver nada a temer então publica: para mim tu é candidaro ano que vem e está aproeitando o momento pra faser propaganda de si mesmo.uns quantos já medisseram isso.
QUero ver tu pubnlicar.

Joaquim Dias disse...

Ao Anônimo do comentário anterior: primeiro, melhore a digitação. Segundo, se sou pré-candidato a algo ou alguma coisa, o quê seria? Onde? Por qual grupo? Por quê razão? O tempo vai dizer...
Estou tranquilo.

Gabriel Andina disse...

Para mim opinião de quem esconde-se atrás de um perfil anônimo não deve ser levado a sério!

Lobo Solitário disse...

Não sei quem vc é, mas concordo contigo, Gabriel.

Jorge Renato Aragão Nogueira disse...

Por que não fazes um espécie de "Segundo Turno" com os cinco primeiros da lista e faz em poucos dias. Sugiro o feriadão do 15 de Novembro, entre sexta e terça.

Abração.

Um cara do Jarduim disse...

Um mês é um bomtempo. Só queria te pedir que ordenasse os nomes por ordem alfabética, pois deu a entender no início que os nomes estavam induzindo que quem entrasse votasse num determinado candidato direto. Mas sei que o senhor é neutro.

Jorge Renato Aragão Nogueira disse...

A turma está bem motivada com o final da enquete. Os votos estão multiplicando. Acho que nem tu esperava esse resultado, hein?

Manuel Padeiro disse...

E no fim deu PDT de novo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...