terça-feira, 17 de maio de 2011

Fruticultura no Capão do Leão

"A viticultura também tinha um papel importante na economia agrária de Pelotas.Seus principais produtores eram Ambrosio Perret Filho, Luiz Carret, Emílio Ribes, Daniel Capdebosq, Domingos Pastorello entre outros. O interesse pela viticultura foi rapidamente estabelecido em diferentes setores da comunidade pelotense: em 1890 foi criada a disciplina de viticultura e enologia pela Escola de Agronomia e Veteriária de Pelotas; em 1898, a Sociedade Agrícola Pastoril do Rio Grande do Sul, com sede em Pelotas, passou a distribuir aos agricultores interessados castas apropriadas para o vinho e quando ocorreu a primeira exposição agrícola, foram expostas mais de 30 qualidades de vinhos produzidos no município.
Também desenvolvia-se nos arredores da cidade a pomocultura, principalmente na Theodósia e no Capão do Leão. Um dos importantes estabelecimentos de fruticultura é a quinta Bom Retiro, de Ambrósio Perret Filho.
"

Trecho extraído de: UEDA, Vanda(Universidad de Barcelona). A elite rural pelotense e a construção de um novo cenário urbano. In: SOCIEDADE PORTUGUESA DE ESTUDOS RURAIS. 1o. Congresso de Estudos Rurais: Mundo Rural e Patrimônio. Lisboa, Portugal, 2001.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...