quinta-feira, 31 de agosto de 2006

Inauguração do Monumento à Paz

Na postagem do dia 02 de junho deste ano, publiquei artigo alusivo aos monumentos da I e II guerras mundiais existentes em Capão do Leão. A foto acima mostra o monumento à vitória aliada na I Guerra Mundial, que encontra-se na área da Empem. Abaixo transcrevo algumas informações contidas num trecho do jornal A Opinião Pública, de 01 de setembro de 1919 (página 2, coluna 6), que fala-nos sobre a inauguração deste importante patrimônio de nosso município:
Monumento aos alliados
No Capão do Leão
Perante avultado numero de pessoas, autoridades e representantes dos paizes alliados, realizou-se, hontem, no Capão do Leão, a inauguração do marco commemorativo á Paz, em homenagem aos alliados.
O local estava vistosamente ornamentado, assim como o monumento, envolto em bandeiras de diversos paizes, tendo sido, ao decerrar as bandeiras, dadas salvas de dynamite.
O sr. Domaso Nobre offereceu ao tenente José Vieira Mendes uma coroa de louros para ser depositada no marco commemorativo, tendo nesta ocasião usado da palavra o tenente Mendes agradecendo o comparecimento das pessoas presentes e fazendo um discurso allusivo ao acto, o qual foi muito apreciado, e entre bellas imagens relembrou a entrada do Brasil na grande conflagração.
Ao terminar a patriotica festa, as gentis creanças Cecilia e Carlos Nobre e Jurema e Telmo Kluger entoaram o hymno nacional.
O sr. tenente Mendes offereceu aos presentes um copo d'água, tocando-se, por occasião, varios brindes ao Brasil e aos alliados.
O marco ostenta a seguinte inscrição: GLÓRIA AOS ALIADOS, HONRA AO BRASIL; e data de 29 de agosto de 1919. Embora a I Guerra Mundial tenha acabado no campo de batalha em 1918 (Armísticio de Compiègne), somente em 1919, com o Tratado de Versalhes, é que o conflito vai ser declarado oficialmente encerrado. Daí o porquê o marco leonense ter sido inaugurado nesta data.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...