terça-feira, 21 de abril de 2020

Famílias nobres da Espanha - Parte 13


Livre adaptação da obra: PIFERRER, Francisco. Nobiliario de los Reynos y Señorios de España. Madrid: La Redaccion, 1857. 

Fontes consultadas para adições: https://es.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Portada
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal

241. Bosch

A primeira linhagem tem origem em Guillermo del Bosch, procedente do campo de Urgel, na Catalunha.

242. Bosch

A segunda linhagem tem origem em Pedro de Bosch, procedente de Oloron, na Aquitânia, França.

243. Bosco

A linhagem tem origem no borgonhês Bernardo del Bosco, que veio à Espanha no comando de um esquadrão de cavalaria.

244. Bou

A linhagem começa com Estéban de Bou, procedente de Urgel, na Catalunha.

245. Brihuega

A linhagem tem origem em Jaime Brihuega, natural de Daroca, município em Aragão.

246. Briones

A linhagem principia-se com Jaime Briones, procedente de uma nobre família da Inglaterra.

247. Brusca

A linhagem começa com Jaime Brusca, da Catalunha, que participou das campanhas militares de Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276).

248. Borgoñon

A linhagem tem origem em Pedro Borgoñon, natural da Bretanha, noroeste da França. Variante: Burgunyó.

249. Cabanilles

A linhagem começa com Pedro Cabanilles, descendente de uma família nobre da França, estabeleceu-se na Catalunha no século XII.

250. Cabestañ

A linhagem tem origem em Pedro Cabestañ, procedente do Condado de Roussillon, na França, que combateu nas guerras de Reconquista de Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276). Variantes: Cabestany, Cabestane, Cabestán.

251. Cadell

A linhagem inicia-se com Juan Cadell, oriundo da Sardenha, que estabeleceu-se na Catalunha durante o período da Reconquista Ibérica.

252. Caixal ou Cachal

A linhagem remete a Lope de Caixal, cavaleiro da corte de Ramiro I de Aragão (reinado de 1035 a 1063).

253. Calatayud

A linhagem inicia-se com uma família procedente de Calatayud, província de Zaragoza, em Aragão, que tomou parte ativa nas campanhas militares de Jaime I (reinado de 1213 a 1276). Por serviços prestados, receberam títulos e terras.

254. Calatayud ou Zapata de Calatayud

A segunda linhagem tem origem em Jaime Zapata de Calatayud, também outro cavaleiro da época de Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276).

255. Caldés

A linhagem tem origem em Pedro Caldés, natural de Caldes d'Estrac, hoje Caldetas ou Caldas de Estrach, na Catalunha, que participou das campanhas de Reconquista do rei Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276). Foi capitão da infantaria aragonesa e tomou parte na conquista de Valência.

256. Camacho

A linhagem inicia-se com Juan Camacho, fidalgo do rei Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276).

257. Campos

A linhagem tem origem no Infanção Alonso Campos, procedente de Bilbao, que serviu nas guerras de Reconquista de Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276).

258. Maestre

A linhagem se origina de um grão-mestre de bosques e águas, antiga função administrativa da Coroa da França, que passou a Portugal no ano de 1575 e que se chamava Pierre. Em Portugal, Pierre casou-se com uma nobre dama da casa de Galeote, e incorporou ao sobrenome a forma como era conhecido em terras lusitanas: Maestre. Daí começa a linhagem portuguesa do sobrenome, sendo que, mais tarde, uma importante ramal espanhola vai começar a se desenvolver a partir de 1715, com Anselmo de Maestre y Doncel, na vila castelhano-leonesa de Puebla de Sanabria.

259. Doncel

Doncel é um antigo título das monarquias ibéricas setentrionais, particularmente a de Castela, ocupado provisoriamente por jovens de famílias nobres que não eram ainda cavaleiros armados e que serviam como pajens de um rei ou infante real. 

No caso da linhagem com este nome, o primeiro a usar esta alcunha foi Anton Diaz, doncel de Toda Perez de Azagra, esposa de Lope Díaz II de Haro, senhor de Biscaia entre 1214 e 1236.

260. Hita

A linhagem está relacionada à vila (atualmente município) de Hita, que fazia parte da diocese de Toledo, hoje parte da província de Guadalajara, em Castela-La Mancha. O primeiro a usar este sobrenome foi Martín de Hita, rico-homem da corte de Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276). Uma das ramais da linhagem estabeleceu na vila de Santorcaz, próximo a Madrid.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...