domingo, 4 de agosto de 2019

Uma leva de imigrantes em Pelotas em 1887


"Por outro lado nota a directoria com profunda magoa que muito nos falta ainda para o estabelecimento de um serviço regular de recepção e agasalho de immigrantes. Os que chegáram ultimamente a Pelotas, transportados do Rio Grande pelo vapor Itapuan, estiveram no cáes cerca de seis horas, expostos ao sol, sem saberem para onde dirigir-se. Finalmente appareceu uma pessoa, incumbida pelo chefe da commissão de terras, incumbida pelo chefe da commissão de terras, de guial-os para a cidade, e là se alojáram elles em armazém, cedido por um particular até que partissem para o nucleo Maciel, destino de todos.

Em Porto-Alegre têm-se verificado factos identicos, que certamente não abonam o modo por que encaramos esse ponto, de tão elevado alcance para os creditos, de que o Brazil deve gozar nos centros emigratorios, mórmente attenta a circumstancia de que diversos paizes concorrem comnosco, uns procurando attrahir forte corrente mediante todas as facilidades e concessões, outros, em que superabunda a população, encaminhando-a para as suas possessões ultramarinas."

Fonte: A IMMIGRAÇÃO: ORGÃO DA SOCIEDADE CENTRAL DE IMMIGRAÇÃO (Rio de Janeiro/RJ), ano IV, boletim número 31, abril de 1887, pág. 07, col. 02

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...