quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Pelotas em 1950


"Quem atravessa o território nacional e observa os surpreendentes contrastes da vida social em seus múltiplos aspectos, de Estado para Estado, chega à conclusão de que os brasileiros necessitam conhecer-se melhor, reciprocamente, pois são muitas as coisas existentes dignas de divulgação e em geral desconhecidas dentro do próprio Brasil.

Pelotas - terra que é um sorriso da natureza em flôr, luminosa e fidalga como verdadeira 'Princeza do Sul' - , é indicada, desde há muitos anos, como centro espiritual dos mais expressivos. Sua vida social rége-se pelos ensinamentos tradicionais, sem prejuizo do seu evidente progresso.

A instrução abrange vastíssimo campo, cujo valor pode ser aquilatado pela simples citação dos seguintes estabelecimentos: Escola de Agronomia, esplendidamente montada e que á mais antiga do país; Escola Técnica Profissional, grandiosa e excelente; Escola de Odontologia; Faculdade de Direito; Faculdade de Ciências Econômicas; e, agora, uma Escola de Belas Artes, que funcionará anexa à Biblioteca Pública. A Escola Agro-Técnica, do Ministério da Agricultura, ocupa uma área de 200 hectares.

Existem, também, um Conservatório de Música e uma Orquestra Sinfônica integrada por 45 músicos, que efetua concertos públicos com regularidade e que recebe o amparo da Prefeitura.

Pelotas possue motivos para orgulhar-se de sua vida artística e intelectual. Seus teatros - '7 de Abril', fundado em 1834, Guarany e Capitólio - renovam constantemente seus cartazes com a apresentação de bailados, concertos, comédias ou revistas, além do permanente cinema nessas e em outras casas de espetáculos.

A iniciativa particular sempre contribuiu para o desenvolvimento de Pelotas. O Clube Comercial é um dos mais amplos e luxuosos de todo o país. A Biblioteca Pública, com uma organização perfeita, foi criada e é mantida por elementos particulares. A Catedral é uma maravilhosa obra de arte. Seus hospitais, como a Santa Casa e a Beneficência Portuguesa encontram-se aparelhados impecavelmente, bem como diversos azilos e abrigos para menores. E muitos empreendimentos poderiam citar-se como demonstração da valorosa atividade dos pelotenses em benefício de sua linda terra.

Todavia, no momento, deve destacar-se a obra que vem sendo realizada pelo govêrno municipal, à frente do qual se encontra o digno Prefeito Dr. Joaquim Duval, verdadeira revelação de administrador. O govêrno de S.S. marca uma época de importantes realizações, todas elas ponderamente elaboradas, numa confirmação de seus grandes dotes de homem público, cuja larga folha de serviços constitue um patrimônio moral que projeta seu nome para os mais altos postos da política administrativa da Nação. Formado em Direito pela Universidade do Rio de Janeiro, Professor da Faculdade de Direito de Pelotas, Deputado estadual e ex-vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado. O Prefeito Dr. Joaquim Duval conseguiu este raro acontecimento: o tributo de homenagem que todos lhe prestam, incluindo seus próprios adversários políticos.

Citemos algumas obras da atual administração municipal que engrandecem a progressiva Pelotas:

- a construção da grande Praça fronteira à Escola Técnica, projeto feito gratuitamente pelo arquiteto-paisagista de São Paulo, Dr. Décberger. Essa Praça é, também, uma obra de saneamento e terá mais de meio quilômetro;

- calçamento, numa faixa de 4.500 metros, ligando a Vila de Duvas [sic] à cidade. Aliás, a Prefeitura executou em dois anos quáse 80.000 m.q. de calçamento e vai iniciar imediatamente o asfaltamento em algumas artérias da cidade;

- abertura da Avenida Dom Joaquim Ferreira de Melo, com 1.350 metros de extensão e 50 de largura, ligando duas importantíssimas zonas de cidade;

- solução do problema de ampliação da rêde de águas e de esgôtos, e maior captação de água, para cujas obras foi obtido um empréstimo de CR$ 20.000.000,00 do Banco do Brasil, e contratados os serviços de execução com a firma Saturnino de Brito;

- reforma do Gazómetro da cidade, que não funcionava e agora fornece gáz de ótima qualidade; reforma do Almoxarifado; aparelhamento da Diretoria de Viação, dando-lhe máquinas de construção e conservação de estradas: inauguração de 8 pontes em diversos locais.

- instalação de 24 escolas primárias e inauguração de 5 prédios escolares, instalados com todos os requisitos de higiene e pedagogia. As escolas primárias no Município elevam-se, assim, a 97, com uma frequência estimada em 7.000 alunos.

Nesta síntese reflete-se eloquentemente a dedicação administrativa, cuja orientaçao, magnificamente equilibrada, conduz Pelotas para as mais promissoras perspectivas em perfeita harmonia com as características do povo pelotense, profundamente brasileiro em suas expressões regionais."

Fonte:  A ILLUSTRAÇÃO BRASILEIRA (RJ), edição 181, ano 1950, pág. 39.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...