domingo, 27 de maio de 2018

Sociedade Italiana de Bagé em 1893


"Bagé. Noticias dadas pelo Quinze de Novembro de hontem:

(...)

- É este o resultado da eleição realisada ante-hontem na Sociedade Italiana:

Presidente, Pasquale Buero.

Vice-presidente, Rocco Cirone.

Thesoureiro, Nicola Cirone.

Mordomos: Eurico Fonyat, Giuseppe Manduca, Francesco Chicchi, Francesco Crededio, Giuseppe Grecco, Vincenzo Meranzano, Antonio Botti, Michele Rosso, Luigi Mazzini, Giuseppe Felijola e Luigi Aste."

Fonte: CORREIO MERCANTIL (RS), 13 de janeiro de 1893, p.02, c.03

2 comentários:

maria teresa bottini disse...

Caro professor, tenho contato com este material, somente hoje, quando procurava sobre Società Benevolenza italiana fundada em 1880 em Santa Vitória do Palmar. Atendia compatriotas que aportavam na Argentina e Uruguai com destino ao Brasil.
Em um livro de Rovílio Costa encontrei estes dados e um dos fundadores era Luigi Bottini, exatamente o nome de um ancestral. Que estas associações e clubes eram criados pela maçonaria italiana que os encaminhava.
Contam que os meus Bottini(o) entraram no Brasil por Santa Vitória a partir de 1884, permaneceram em Porto Alegre e Domenico, Salvatore e Luigi seguiram para SC onde viveram. A documentação de SC eu tenho, mas Não encontro documentação referente a entrada deles.
O senhor poderá me auxiliar?
Agradeço ,
Maria Teresa Bottini Scarpetta.

Joaquim Dias disse...

Boa tarde! Eu não tenho conhecimento se em Santa Vitória do Palmar havia algum órgão de registro de entradas de estrangeiros nessa época. Se houver, é no arquivo de imigração. Penso que, o mais provável é que o registro de desembarque tenha sido feito em Rio Grande. O Arquivo Portuário ou o Arquivo Público de Rio Grande podem ter algo. Você tem uma coisa muito importante em mãos que é o ano da possível entrada.
Bem, partindo da hipótese que você consiga, por ventura, num registro de chegada de imigrantes os dados do teu antepassado, possivelmente ali terá o navio em que ele veio. Essa é outra informação preciosa. Com os dados da embarcação, você consegue até mesmo na internet mesmo registros do local em que partiram da Itália e muito mais informações.
Sendo sincero, o "osso" mesmo é pesquisar aqui no Brasil. Inevitavelmente, quem procura dados genealógicos tem que ir aos locais para descobrir.
Estou à disposição!
Grato pela visita ao blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...