quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Histórias Curiosas XL

Sabe quando um político, ao querer menosprezar o seu adversário, acaba por na verdade favorecer a imagem do oponente indiretamente. Foi assim que aconteceu numa eleição municipal anos atrás na vizinha cidade de Arroio Grande - a Cidade Simpatia da zona sul do estado do Rio Grande do Sul. Conforme nos conta um colaborador do blog, o fato se deu precisamente na eleição de 2004 na cidade, quando houve três candidatos em disputa pelo paço municipal de Arroio Grande, todavia somente dois realmente entraram com condições de vencer.

O favorito do pleito era o candidato João Carlos Furtado (popularmente conhecido como Chorê), do Partido Progressista, que estava buscando a reeleição na ocasião. Do outro lado, havia Jorge Luiz Cardoso, do Partido Democrático Trabalhista, que representava uma das forças políticas também muito tradicionais em Arroio Grande. Aliás, de acordo com o relato do nosso colaborador, a cidade divide-se politicamente numa espécie de bipartidarismo entre o PP e o PDT.  

Pois bem, há poucos dias da votação, o Sindicato dos Municipários de Arroio Grande organizou um debate entre os candidatos a prefeito e foram convidados os três aspirantes à prefeitura. Num dado momento do debate, refletindo o comportamento que tivera durante a campanha, o candidato João Carlos Furtado esbanjando confiança na vitória (tal qual tivemos aqui em Capão do Leão um candidato na eleição de 2016) sentenciou:

- Estamos confiantes na vitória e vamos vencer esta eleição tranquilamente. Afinal, um puro-sangue (Nota: referindo-se a ele próprio) não perde carreira para petiço!

O petiço a qual Furtado fazia referência era o adversário direto, Jorge Luiz Cardoso, do PDT. E não foi que as urnas contrariam a aposta e o petiço chegou com a cabeça à frente do puro-sangue, obtendo 6656 votos contra 5672. O resultado mais inesperado é que desde então, Jorge Luiz Cardoso, o grande vencedor da eleição de 2004, acabou por incorporar a alcunha ao próprio nome. Tanto que até 2004, Cardoso era conhecido em Arroio Grande simplesmente como Jorginho. Depois, virou o Petiço. E alguns de seus fãs ainda completaram a loa: Petiço Corcoveador!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...