quinta-feira, 1 de junho de 2006

Emancipação



Trecho extraído da Revista Zona Sul, número 1, maio de 1989:

"Uma luta de mais de 20 anos teve seu desfecho feliz em maio de 1982. O então distrito do Capão do Leão, conseguia sua emancipação política de Pelotas. Hoje, passados sete anos da criação oficial da nova cidade, há uma certeza: a emancipação valeu a pena.
A discussão em torno da emancipação do Capão do Leão iniciou na década de 60. A primeira tentativa ocorreu em 1963, que não logrou êxito devido a ações desenvolvidas pelo então prefeito de Pelotas, Edmar Fetter.
O ex-prefeito Elberto Madruga, um dos líderes daquele movimento, lembrou: Depois do resultado favorável, ou o não á inclusão do terceiro distrito no novo município, a Assembléia deu condições para ser criada a cidade. Neste momento, o então prefeito entrou com mandado de segurança e a viabilidade do Capão do Leão vir a se tornar município caiu por terra.
Em 82, houve nova mobilização, desta vez vitoriosa. Além de Elberto Madruga, outros líderes buscarqm a vitória do Sim. Entre eles, Enedino Silva, que por muitas vezes foi subprefeito e chegou a ser eleito vereador em 82.
Outro líder e que não chegou a ver o Capão do Leão município, foi Edi Oliveira. No dia 29 de março, quando a apuração do plebisicito era feita, ele faleceu.
RESULTADOS: Com uma diferença de 492 votos, o Sim venceu o plebiscito realizado no dia 28 de março de 1982, no quarto distrito de Pelotas, o Capão do Leão. O resultado da votação, divulgado no ginásio João Carlos Gastal, na manhã do dia 29 de março, uma hora após o início do escrutínio das 26 urnas, foi recebido num clima de festa e alegria pelos leonenses. Foram apurados 3042 votos, sendo 1751 para o Sim - 1259 para o Não - 10 votos em branco e 22 votos nulos".

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...