quinta-feira, 30 de julho de 2020

A caçada ao urso em Catumbi


"Caçada de urso

Extraímos de uma folha do Rio:

'Hontem (23) pela manhã, um urso, que trabalha no circo Cosmopolita, de propriedade de Antonio Fernandes Gomes, soltou-se da corrente em que se achava, e, fugindo para a rua, investiu sobre as pessoas que encontrava, trazendo os moradores de Catumby em grande sobresalto.

O dono do animal, auxiliado por algumas pessoas, saíu em perseguição d'este, e, depois de ser mordido em uma perna e de levar tres grandes tombos, conseguiu subjugal-o, prendendo-o em seguida á corrente.

Isto feito, entendeu Gomes esbordoar o animal e, tanta pancada lhe deu, que o urso, ficando enfurecido, arrebentou novamente a corrente e fugiu, continuando em suas tropelias.

Ás 9 horas da manhã foi o dono do urso communicar o facto ao delegado da 11a. circumscripção, a cuja auctoridade pediu o necessario auxilio, afim de ser agarrado o animal, que se havia refugiado em um morro proximo.

Constando á referida auctoridade que o urso estava furioso e fazendo tropelias no morro, para lá seguiu, acompanhado de inspectores seccionaes, praças, agentes e pessoas do povo, todos armados de revólver e de espingardas, afim de o matar, no caso que não o pudessem agarrar á unha.

Sendo improficuos todos os esforços que empregaram os caçadores, resolveu a auctoridade policial requisitar do coronel commandante da brigada policial duas praças, armadas de Comblain, afim de matarem o furioso plantígrado, que, finalmente, ás 3 1/2 horas da tarde foi morto."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 03 de Janeiro de 1893, pág. 01, col. 03

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...