segunda-feira, 8 de julho de 2019

Sobrenome Egea


"O nome Egea ou Ejea, sendo ambas as formas encontradas na escrita espanhola, é originário de Aragão, cujo solar encontrava-se na aldeia de Ejea de los Caballeros, província de Zaragoza. Por isso, um topônimo. 

Estende-se inicialmente pelas províncias de Teruel, Navarra e País Basco, de onde posteriormente linhagens descendentes migraram para Múrcia, Castela, Extremadura e Andaluzia.

Uma das primeiras menções a este sobrenome aparece no século XIII, com os cavaleiros aragoneses Juan Egea e Pedro Lopez de Egea, que acompanharam o rei Afonso X de Castela, o Sábio na conquista do reino de Múrcia. Ambos passaram a residir em Lorca, onde criaram novas casas fidalgais e tiveram descendentes, alguns dos quais, posteriormente, envolvidos na conquista e no repovoamento da Andaluzia.

Juan Crisostomo de Egea foi membro da Corte Real de Aragão em 1646. Em Navarra, houve uma antiga casa fidalgal da família na aldeia de Sada, o Merindad de Sangüesa, e outras nas aldeias de Ablitas, Monteagudo e Milagro, o Merindad de Tudela, bem como na cidade de Cervera de Aguilar, pertencente à La Rioja.

Da Casa de Egea, na aldeia de Sada, Ginés Egea, migrou em 1605 para a cidade de Vélez-Rubio, em Almería, tendo sido um dos fundadores naquela urbe da Irmandade do Carmo. Seu filho Gabriel foi várias vezes prefeito e capitão do Exército.

A etimologia do nome, conforme Endika de Mogrobejo, significa "lugar onde crescem as samambaias" (helecho em espanhol)."

Fonte adaptada: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...