(...)
Os Democraticos mostram grande enthusiasmo para o carnaval.
Fizeram hontem phantasiados uma excursão à Villa Theodosio."
Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 31 de Janeiro de 1901, pág. 02, col. 05
"O Carnaval em Caxias
Sabemos que o Carnaval a realisar-se em Caxias será revestido da maxima pompa, tal é o enthusiasmo popular e animação pela tradicional diversão."
Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 13 de Fevereiro de 1901, pág. 02, col. 03
"O Carnaval
Terminaram os tradicionaes folguedos do Carnaval, que estiveram de uma sensaboria unica e onde apenas divertiu-se a <<flor da gente>>.
Felizmente, acabaram os grosseiros e brutaes zé-pereiras, mas surgiram dos beccos para a rua dos Andradas as horizontaes da infima classe.
Á noite, foi enorme a affluencia popular, correndo animado o jogo de confetti e bisnagas, n'uma verdadeira mistura de tout-le-monde, aggravada pela escuridão da rua.
O gaz da illuminação publica anda a rivalisar com lamparinas e a Fiat-Lux não é de ferro para fazer o sacrificio de mandar accender alguns focos em beneficio do povo, cuja <<sorte é trabalhar>>... para os dividendos, segundo o proverbio do sr. gerente.
N'isto de companhias, a alma é o dividendo.
A Guahybense, a pretexto de estar fornecendo agua (mediante pagamento, já se vê) á Exposição, não quer gastar mais um pouco de lenha nas machinas para augmentar a provisão, e deixa em falta os concessionarios de pennas."
Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 20 de Fevereiro de 1901, pág. 02, col. 05
Nenhum comentário:
Postar um comentário