sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Lembranças Leonenses VII


– Desde quando se faz carnaval no Capão do Leão? Pois pelo menos há mais de cem anos. Já em 1892 registram-se bailes carnavalescos no antiguíssimo Hotel Benjamin. Veranistas pelotenses promoviam estes eventos até nas próprias chácaras.
Em 1901, no Sítio Bormann, aproximadamente na região da atual Rua Manoel Vasquez Villa, entre as vilas Casaubon e Real, foi comemorado o carnaval de forma ímpar. Além de excursões de trem que vieram, foi instalada iluminação a gás e o local foi todo decorado com fitas e bandos. Houve apresentação de três blocos carnavalescos oriundos de Pelotas: Os Bôers, As Pastorinhas e Os Zangados. A imprensa pelotense cobriu e destacou as festividades.
Embora o carnaval nestes idos dependesse da iniciativa particular, uma tradição popular comum nesta época era a guerra dos sujos na tarde da Terça-Feira Gorda. Moleques e rapagões saíam pelas vielas, toscamente fantasiados, e jogavam um nos outros água, laranjas de cheiro, lança-perfumes ou simplesmente sujeira. Transeuntes desavisados podiam sofrer com a brincadeira e voltarem a seus lares completamente emporcalhados.
– Na década de 1940, ocorrem na Vila do Capão do Leão os primeiros desfiles organizados de carnaval ao longo da Avenida Narciso Silva. Bem verdade, o que acontecia é que os blocos saíam da antiga rua da sub-prefeitura (atual Professor Agostinho) em direção à Praça João Gomes. Lá se misturavam ao público presente. Curioso é que, em razão da inexistência da iluminação, o carnaval foi comemorado à tarde em alguns anos. O grande destaque dessa época foi o Bloco do Leão – que foi reconhecido e elogiado até mesmo em Pelotas. Suas cores eram o azul e o branco e suas alegorias e fantasias eram cuidadosamente trabalhadas pela comunidade. O desfile do bloco era conduzido por uma pequena banda de marchas carnavalescas. Em seguida, quatro ou cinco adolescentes vestidas de chita colorida saudavam o público. Sempre havia um grande carro alegórico, inspirado no tema-enredo, que abrilhantava o espetáculo. Certa ocasião, os integrantes do bloco montaram um carro com um grande leão enfeitado com vidro colorido.

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante este histórico do carnaval leonense!

Anônimo disse...

Caro amigo,um dos maiores blocos que surgiu no Capão do leão foi nos anos 80 de nome HÁ JACU NO CAPÃO DO LEÃO,Ele foi fundado,por Paulo Carpter,Jonh Kaiser,Elio BORRACHEIRO,ELBIO(FALECIDO)conhecido por maninho,niti,Marcelo,Flavio Redü,julio e claudio laranjeira,e outros que não lembro no momento e se fizeram parte desculpem,na época ELE era o ultimo a sair Lá pelas 2 hs da manhã,e ai juntavam-se todos os outros blocos juntos e o povo que ficava na beira da calçada para entrar na festa,logo após,iam para os bailes nos clubes ou na quadra da associação de futebol,tenho muitas saudades daqueles tempos,onde não havia violência e podiamos deixar nossos familiares tranquilos,pois nada iria acontecer.GDE ABRAÇO A TODOS EAOS LEONENSES.

Anônimo disse...

queria saber o motivo pq não foi postado o que coloquei sobre o Bloco ha jacu no capão do leão,pq queiram ou não ele fez parte da história do municipio, existe alguma causa.....

Joaquim Dias disse...

Amigo, não houve má-fé em não publicar o comentário de 01/03/2013, apenas acessei há pouco o painel do blog. Caso queira contribuir com uma foto, ilustração ou texto, terei satisfação em publicar. Abraços.

Anônimo disse...

Peço desculpas e assim que obtiver algun dado relativo,estarei enviando-lhe achei que o blog era acessado todos os dias,mais uma vez perdão.gde abraço a vc e aos leonenses.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...