terça-feira, 29 de julho de 2025

Galileu Galilei - de Bertold Brecht


 Detalhe da encenação da peça Galileu Galilei, de Bertold Brecht
Produção do Teatro Oficina de São Paulo
Local: Maison de France, Rio de Janeiro, 1969
Em destaque Cláudio Corrêa e Castro e Otávio Augusto

segunda-feira, 28 de julho de 2025

O pajé de Cametá



Na cidade de Cametá, provincia do Pará, existe um sapientissimo
pagé que está fazendo curas miraculosas.

Referindo-se ao curandeiro diz o Comercial:

"A casa do tal é um verdadeiro hospital, alguns individuos ahi estão se curando de 'feitiço', algumas mulheres por estarem 'prenhes de cobras e lagartos, etc.

Na casa da residencia do curandeiro está pregado um edital, onde se lê: 'saibam todos que a Sra. D. Fulana de tal tem uma filha encantada no reino da balêa, etc.

O que é innegavel é que o novo medico já tem mandado muita gente convalescer na eternidade."

Fonte: GAZETA DE NOTICIAS (Rio de Janeiro/RJ),  24 de Novembro de 1883, pág. 02, col. 04

domingo, 27 de julho de 2025

Sobrenome Itapary

 



Sobrenome brasileiro de origem indígena verificado em Joaquim Itapary, coletor da cidade de Viana, no Maranhão, durante as décadas de 1910 e 1920. Conforme Diario de São Luiz (Maranhão), de 10 de novembro de 1920.

sábado, 26 de julho de 2025

Sobrenome Picolli

 



PICOLLI - sobrenome considerado pan-italiano, pois é encontrado em toda a península, sendo também poligenético (surgiu em diferentes épocas e em diferentes contextos, sendo que é perfeitamente normal uma linhagem não ter nenhuma relação com a outra). Pode ser um patronímico do nome medieval Picollo, porém também um metonímico para alguém de baixa estatura, ou ainda, um soldado lanceiro.

PICOLLO e PICOLO são mais comuns. PICCIOCCHI é próprio da regiãao de Avelino; PICCOLIN é típico de Trentino-Alto Ádige e Vêneto; PICCOLINI é mais comum em Pavia e Novara; PICCOLINO é frequente em Pavia e no Lácio; PICCOLOTO aparece bem característico no Vêneto; DE PICOLLI é encontrado em Milão, Veneza, Treviso e Belluno; DEL PICCOLO é oriundo de Pesaro, Udine e Trieste; LO PICCOLO é de Palermo; PICCOLA e PICCOLIS são mais raros.

Não é um sobrenome associado a estirpes judaicas.

Porto de Rio Grande em 1956




 Aspectos do porto da cidade de Rio Grande no ano de 1956

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Mestre Tito



SÃO PAULO

(...)

- Refere a Gazeta de Campinas:

"Ante-hontem, á noite, falleceu n'esta cidade o velho Tito de Camargo Andrade, que ha muito se achava enfermo; homem de côr preta, africano que viéra para o Brazil em tenra idade e fora outr'ora, aqui, escravo de ascendentes da família Ferreira Penteado.

Conseguir libertar-se ha muitos annos, e tinha, além de outras, uma grande virtude esse homem: adorava a liberdade e esforçou-se com exito satisfactorio em diversas época, valendo se nitidamente do seu trabalho, para libertar parentes seus.

Era conhecido por esta simples denominação - Mestre Tito, tendo adquirido uma certa estima geral pela sua seriedade no trato social e pela actividade que desenvolvia no desempenho de seus deveres.

Graças a essa actividade adquirira uma pequena fortuna que zelava com criterio, trabalhando com admiravel perseverança, não obstante a sua avançadissima idade que se calculava em mais de oitenta annos.

A elle deve-se em grande parte a construcção da bonita capella de S. Benedicto d'esta cidade, pois era incansavel em obter, por todos os meios piedosos, donativos para o adiantamento das obras da mesma capella.

Votava tal dedicação a esse templo (hoje quasi concluido), que ainda ha pouco, vendo que se approximava o fim de sua existencia, requereu á camara municipal permissão para ser um dia enterrado alli o seu cadaver, o que lhe foi negado.

Ha muitos annos o Mestre Tito déra-se ao mister de curandeiro, dizia-se pratico, e conhecia muitos remedios especiaes, e não raras vezes era consultado, consta-nos, por um medico distincto d'esta cidade, diante de um ou outro caso grave de enfermidade.

Do que elle entendia realmente bem, com pericia inexcedivel, era da applicação de sanguesugas, e n'essa tarefa andava constantemente, sem achar competidor.

Em summa: era um cidadão estimavel o Mestre Tito, digno de um aperto de mão de todos os que comprehendem que n'este mundo ha dous grandes titulos de nobilitação para o homem: a honestidade e o trabalho, mesmo quando esse homem tenha sido escravo.

O sahimento do cadaver deu-se hontem à tarde, comparecendo a esse acto extraordinario numero de pessoas de diversas classes sociaes, sendo acompanhado até o cemiterio por muitos carros.

Esteve tambem uma commissão da sociedade Artistica Beneficente, á qual pertencia o fallecido."

Fonte: GAZETA DE NOTICIAS (Rio de Janeiro/RJ), 02 de Fevereiro de 1882, pág. 02, col. 02

 

quarta-feira, 23 de julho de 2025

Sobrenome Aracati



Sobrenome brasileiro verificado desde o século XVIII, em algumas famílias de escravizados de origem africana no Ceará. Tem natureza toponímica.

Fonte: SERAINE, Florival. Relação entre os fatos históricos e a onomástica no Brasil. In; Revista do Ceará, 1964.

domingo, 20 de julho de 2025

Sobrenome Jacaré

  



Sobrenome brasileiro de origem toponímica. 

Fonte: SERAINE, Florival. Relação entre os fatos históricos e a onomástica no Brasil. In; Revista do Ceará, 1964.

terça-feira, 15 de julho de 2025

Charqueada em Pelotas no início do século XX


Aspecto de uma charqueada em Pelotas durante a década de 1900

Fonte: WALLE, Paul & LAVASSEUR, Émile. Au Brésil, de l'Uruguay au rio São Francisco. Paris, 1910, pág. 341.

Link da obra: http://catalogue.bnf.fr/ark:/12148/cb316182487 


 

segunda-feira, 14 de julho de 2025

Família Nobre Portuguesa: Paiva



Saiu esta família de uma das cinco linhagens portuguesas, porque provém de Dom Arnaldo de Baião e de sua mulher, Dona Ufa Gosendes. O apelido foi tomado do senhorio de Paiva.

Fonte: HERÁLDICA PORTUGUESA, Lisboa, 1960.  

domingo, 13 de julho de 2025

Família Nobre Portuguesa: Rocha



Família de origem estrangeira passada a Portugal na pessoa de Monsieur de La Roche, a quem se atribuem diversas nacionalidades, o qual ia para a Terra Santa e ajudou Dom Afonso III na tomada de Silves.

Fonte: HERÁLDICA PORTUGUESA, Lisboa, 1960.  

sábado, 12 de julho de 2025

Sobrenome Capibaribe

 



Sobrenome brasileiro associado ao movimento da Confederação do Equador no Nordeste Brasileiro, em 1824. Primeiramente documentado na Acta da Sessão Extraordinária do Grande Conselho Provincial da Confederação do Equador, de 27 de agosto de 1826. Primeiro portador: José Francisco Liberal Capibaribe.

Fonte: SERAINE, Florival. Relação entre os fatos históricos e a onomástica no Brasil. In; Revista do Ceará, 1964.

sexta-feira, 11 de julho de 2025

Família Nobre Portuguesa: Raposo



Família que se diz provir por varonia da dos Meneses, descendendo de Dom Telo Pires de Meneses, rico-homem, senhor de muitas terras, o qual se declarou ter sido a pessoa mais antiga na ascendência do Raposo.

Fonte: HERÁLDICA PORTUGUESA, Lisboa, 1960.  

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Família Nobre Portuguesa: Moreira



Família antiga sendo o primeiro que se conhece do apelido Pedro Aires Moreira, fidalgo que viveu no tempo de Dom Sancho I e Dom Afonso II, o qual tinha por honra a freguesia de Santa Maria da Moreita, concelho de Celorico de Basto de onde foi tornado o apelido.

Fonte: HERÁLDICA PORTUGUESA, Lisboa, 1960.  

terça-feira, 8 de julho de 2025

Família Nobre Portuguesa: Machado



Procede a família dos Machados, uma das mais antigas de Portugal, de Dom Moninho Osores e de sua mulher, Dona Maria Nunes. Surgiu o apelido Machado, através dos filhos deste casal, nomeadamente Martim Martins Machado que foi continuador da linhagem. O apelido deriva de alcunha posta ao seu avô, quando da tomada de Santarém aos mouros, por as portas da cidade terem sido arrombadas com machados.

Fonte: HERÁLDICA PORTUGUESA, Lisboa, 1960.  

segunda-feira, 7 de julho de 2025

Família Nobre Portuguesa: Gonçalves



Não têm os deste apelido uma só proveniência, por ser ele patronímico de Gonçalo. Nomeia-se Antão Gonçalves que data a sua presença em 1509, no século XVI.

Fonte: HERÁLDICA PORTUGUESA, Lisboa, 1960.  

domingo, 6 de julho de 2025

Família Nobre Portuguesa: Correia



É uma das mais antigas famílias portuguesas, cujo o apelido começou em Dom Soeiro Pais Correia, filho de Dom Paio Ramires, rico-homem do rei Dom Afonso VI, que casou com Dom Urraca Soares. E teve filhos pelos quais se propagou o apelido. O solar da família é o couto de Farelães, junto a Braga.

Fonte: HERÁLDICA PORTUGUESA, Lisboa, 1960.  

sábado, 5 de julho de 2025

Sobrenome Araripe

  



Sobrenome brasileiro associado ao movimento da Confederação do Equador no Nordeste Brasileiro, em 1824. Primeiramente documentado na Acta da Sessão Extraordinária do Grande Conselho Provincial da Confederação do Equador, de 27 de agosto de 1826. 

Fonte: SERAINE, Florival. Relação entre os fatos históricos e a onomástica no Brasil. In; Revista do Ceará, 1964. 

sexta-feira, 4 de julho de 2025

Família Nobre Portuguesa: Carvalho



Antiga família portuguesa que se supões que proceda de Bartolomeu Domingues, instituidor do morgado de Carvalho. De seu casamento nasceu Soeiro Gomes de Carvalho, o qual teve também um filho, Fernão Gomes de Carvalho. Fernão Gomes de Carvalho casou-se com Dona Maior Rodrigues da Fonseca de quem teve vários filhos entre os quais se distinguiu Dom Gil Fernandes de Carvalho, o primogênito, valoroso cavaleiro que chegou a mestre da Ordem de Santiago.

Fonte: HERÁLDICA PORTUGUESA, Lisboa, 1960.  

quarta-feira, 2 de julho de 2025

Família Nobre Portuguesa: Figueiredo



Esta família procede de Goesto Ansures, cavaleiro lendário que fazem libertador de algumas donzelas nobres destinadas a concubinas do Rei de Córdoba. Goesto Ansures enamorou-se de uma das libertas e que de ambos provém os Figueiredos.

Fonte: HERÁLDICA PORTUGUESA, Lisboa, 1960.  

terça-feira, 1 de julho de 2025

Família Nobre Portuguesa: Lopes



Existem muitas famílias deste apelido, que na origem é patronímico de Lopo, motivo de variedade de proveniência. Os Lopes da Cidade Rodrigo (Ciudad Rodrigo), dos quais já havia ramo em Portugal nos finais do século XV. Em 1476 nomeia-se também com este apelido, João Lopes, cavaleiro da Casa da Infanta Dona Joana, filha de Afonso V.

Fonte: HERÁLDICA PORTUGUESA, Lisboa, 1960.  

segunda-feira, 30 de junho de 2025

Família Nobre Portuguesa: Freitas



Provém esta família de Dom Gonçalo Ouveques, fundador do mosteiro de Cete. Seu filho, Diogo Gonçalves casou com Dona Urraca Mendes de Bragança e tiveram vários filhos entre os quais se destaca João Dias de Freitas que viveu no reinado de Dom Afonso Henriques, tomando o nome Freitas por ser senhor do Paço de Freitas.

Fonte: HERÁLDICA PORTUGUESA, Lisboa, 1960.  

domingo, 29 de junho de 2025

sábado, 28 de junho de 2025

Família Nobre Portuguesa: Mendonça



Família das mais ilustres e antigas da Espanha, por vir dos senhores de Biscaia. Dom Iñigo Lopes, sexto senhor soberano de Biscaia foi a pessoa mais antiga encontrada na ascendência dos Mendonça.

Fonte: HERÁLDICA PORTUGUESA, Lisboa, 1960.  

sexta-feira, 27 de junho de 2025

Sobrenome Mina



Sobrenome brasileiro, resultado de uma alcunha toponímica. Verificado em africanos escravizados. Registro aproximado desde o século XVIII.
 Refere-se ao Castelo de São Jorge da Mina, na baía da Guiné, ponto de embarque de escravizados para as Américas.

Fonte: SERAINE, Florival. Relação entre os fatos históricos e a onomástica no Brasil. In; Revista do Ceará, 1964.

quinta-feira, 26 de junho de 2025

Família Nobre Portuguesa: Proença



Família que se propagou na Beira-Baixa e que deve ter tomado o apelido da vila de Proença-A-Velha. O mais antigo que se conhece é Álvaro de Proença, escudeiro-fidalgo da Casa do Cardeal-Infante, irmão de Dom João III e guarda-roupa do príncipe de Piemonte.

Fonte: HERÁLDICA PORTUGUESA, Lisboa, 1960.  

terça-feira, 24 de junho de 2025

Família Nobre Portuguesa: Osório



Embora seja patronímico, não parece haver em Portugal mais do que três famílias deste nome, vinda da Espanha, a primeira no tempo de Dom João I. Osório, Osouro, Isoiro ou Isouro são vozes com que aparece este nome, em Portugal a que prevaleceu não foi a do genativo, mas a do nominativo.

Fonte: HERÁLDICA PORTUGUESA, Lisboa, 1960.  

segunda-feira, 23 de junho de 2025

Família Nobre Portuguesa: Salgado



Família espanhola originária da Galiza, a qual passou a Portugal no tempo da aclamação de Dom João IV, através de Feliciano Salgado que foi cavaleiro da Ordem de Avis, com cem mil réis de pensão na comenda de Santiago de Beduíno.

Fonte: HERÁLDICA PORTUGUESA, Lisboa, 1960.  

domingo, 22 de junho de 2025

Família Nobre Portuguesa: Rodrigues



Esta designação familiar foi, no princípio, patronímico, pelo que há muitas famílias assim chamadas, mas com origens absolutamente diversas, de Espanha é pelos Rodrigues de Las Varillas, de Portugal é por Martim Rodrigues e, da Áustria, por André Rodrigues.

Fonte: HERÁLDICA PORTUGUESA, Lisboa, 1960.  

sábado, 21 de junho de 2025

Família Nobre Portuguesa: Gomes



Não existe uma só família com este apelido. Supõe-se que vieram de Espanha com Martim Gomes Bravo, o qual se instalou em Portugal e assim deixando descendentes com o apelido Gomes. A carta de Brasão mais antiga que se conhece é de 20 de março de 1621.

Fonte: HERÁLDICA PORTUGUESA, Lisboa, 1960.  

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...