segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Imigrantes italianos em Pelotas no final do século XIX


"À cidade dirigiram-se, além de arquitetos, engenheiros e técnicos para atuarem nos projetos de melhoria da infra-estrutura urbana, também médicos, fotógrafos, comerciantes, educadores e uma infinidade de outros profissionais liberais e mestres artesãos a oferecerem seus serviços.

Quanto aos mestres artesãos foi possível identificar-se, através da leitura dos periódicos locais, a presença de Francisco Antonacci, Salvador Leão, Nicola Caputo e Geraldo Petrucci como alfaiates; Francisco e Salvador Maria Plastine, Cesario Cesares, David Maggiorani e Matheus Barson, como ferreiros; Domenico Saurini, João Lombardi, Paschoal Galli e João Thomaz Mignoni, como sapateiros; além de Pedro Falco, como funileiro; Santiago Berruti, como pedreiro, Amado Serez, como barbeiro; Antonio Del Grande, como carpinteiro e muitos outros.

Destaque especial recebem os arquitetos italianos José Izella Merote e Guilherme Marcucci, por atuarem nos anos de 1860, ativamente na formação da paisagem urbana pelotense. (...)

No ramo fabril, como proprietários ou associados, labutavam: Domenico Stanisci numa fábrica de mosaicos; Francisco Cicchi numa fábrica de massas; João Thomaz Mignoni e Guilherme Marcucci numa fábrica de calçados; e Vicente Gentilini, numa fábrica de fumos. A 'Manufatura de Fumos Gentilini', inaugurada em 01 de janeiro de 1881, foi a segunda fábrica de beneficiar fumos em Pelotas, a primeira era de propriedade do alemão Jacob Klaes.

(...)

Em 1843, Santiago Prati e Gaetano Gotuzzo fundaram o Hotel Aliança, à Rua Sõa Miguel, atual Quinze de Novembro, ponto central da antiga cidade. (...)

Além do Aliança, foi possível identificar-se, no último quartel do século passado, vários outros hotéis cujos proprietários eram italianos. Situado na Rua Gal. Osório estava o Hotel Garibaldi, pertencente a Pedro Luiz Gotuzzo, que na década de 90 o passa as mãos de Antonio Bonfiglio. Na Rua São Miguel existia o Piemonte, de propriedade do Sr. Graziano Bassi, que, em 1889, o negocia com Francisco Gigante. O mesmo Francisco Gigante adquire, de Rosa Uriach, em 1890, o 'Hotel do Comércio', localizado na Praça da Regeneração. Em outubro de 1885, mais um hotel passa a pertencer a italianos: o 'Hotel Brazil' passou a firma 'Del Grande Irmãos', de Jerônimo Del Grande e José Del Grande, este último antigo proprietário do Hotel do Globo, ambos italianos.

Em 1884, o Sr. Giovani Cavallin vendeu ao Sr. Emílio Fonetti o seu hotel denominado 'Itália'. Por fim, em 14 de outubro de 92, tem-se notícia de um lauto banquete fornecido a cidadãos italianos, para festejar o 4o. centenário da descoberta da América, nas dependências do Hotel Federativo.

(...)

Intensa e significativa foi a atividade sócio-cultural da 'colônia italiana' em Pelotas; consubstanciada, pela atuação das diversas 'sociedades italianas', presentes no processo de desenvolvimento da cidade. Pelotas chegou a contar com o surpreendente número de três entidades associativas italianas funcionando concomitantemente. Entre os anos de 1883 e 1885, representavam os filhos de Itália a 'Sociedade Unione e Philantropia', a 'Sociedade Unione e Philantropia (primitva)' e a 'Sociedade de Socorros Mutuos Cristoforo Colombo', isso sem mencionar-se as entidades artísticas como a 'Sociedade Philodramática Dante Alighieri', inserida no primeiro período, e a 'Sociedade Choral Italiana' e a 'Sociedade Corale Savoia' no segundo.

(...)

Participando de expressões culturais na cidade de Pelotas, estavam o professor de piano e canto Rufino Bidaola, os maestros Salvatore Riso e Eduardo Cavalcanti, os pintores Frederico Trebbi e Giovanni Falconi, o violinista Roberto Stella e muitos outros.

Envolvido nas atividades musicais da antiga Pelotas, destacava-se por sua intensa atividade e produção, o maestro Luigi Garbini. (...)"

Fonte: ANJOS, Marcos Hallal dos. Italianos e modernização; a cidade de Pelotas no último quartel do século XIX. In: História em Revista, UFPel, v.5, 1999 (não dispomos das páginas numeradas).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...