BECCHINO, BECHINO, formas piemontesas derivadas de BECHIN, BECHEN, BECON, BECO, MECO, MENICO, que por sua vez são todos patronímicos hipocorísticos do nome Domenico (Domingos em português).
História, Genealogia, Opinião, Onomástica e Curiosidades.Capão do Leão/RS. Para informações ou colaborações com o blog: joaquimdias.1980@gmail.com
2 comentários:
Oi professor Joaquim vc me ajudou uma vez, com o sobrenome melink mas agora eu descobri outro sobrenome estranho, na servidão de casamento dos meus bisavô tem os nomes dos pais deles e descobri que tem uma tal de Anna kavaternuk, você pode me dizer se você sabe a origem?
Da raiz eslava "kawa" que significa azedo, estragado. Uma referência ao leitelho (https://pt.wikipedia.org/wiki/Leitelho) - produto de largo consumo na Europa Oriental desde a mais primitiva Idade Média, presente na dieta de vários países e povos da região.
Portanto, produtor ou comerciante de leitelho, coalhada, ou simplesmente leiteiro.
Penso que a forma original tende a ser algo como KAWATERNYK ou KAWATERNIK. Em relação a substituição da última vogal por "u" tem haver com as formas de pronúncia na sílaba. Isso acontece em várias línguas eslavas, mas principalmente no polonês.
Foi o que encontrei. Grato pela visita ao blog!
Postar um comentário