A área correspondente ao bairro Jardim América e ao Loteamento Zona Sul era parte de uma vasta zona de campos de macega brava denominada Várzea do Fragata – que ia desde o Passo do Salso até a Hidráulica. Contudo, essa zona não era delimitada com clareza, tanto que a área daquilo que é hoje o Parque Fragata era diferenciada com Várzea do Capão do Leão. O fato é que antes do surgimento do bairro Jardim América na década de 1950, a única via pública que existia era a Estrada da Várzea do Fragata, que também recebia o nome de Estrada do Capão do Leão. Nada mais era que a atual Avenida Três de Maio. Obviamente, como ainda não existia a BR-293, a ligação com a Vila do Capão do Leão era outra: após o fim da atual Avenida Três de Maio (junto à BR-293), percorria-se a Estrada da Hidráulica até a esquina da atual Rua Alexandre Gastaud; dali tomava-se o rumo do Teodósio, cruzando a ponte de mesmo nome, que antes de ser de alvenaria (1923), fora de madeira em tempos antigos.
Porém vamos explicar o surgimento da atual Avenida Três de Maio ou Estrada da Várzea do Fragata. Durante o século XIX quase a totalidade do gado vacum que ia para as charqueadas pelotenses era procedente da Zona Sul, Sudoeste (região de Bagé) e do Uruguay. Era o chamado gado da fronteira. Um tipo bovino até bastante ordinário, pejorativamente falando, pois era pequeno, de couro pegado, “degolado” (pescoço curto) e de aspas curtas. Um boi destes rendia aproximadamente 72 kg de charque por cabeça. Muito suscetível a doenças e parasitas, possuía uma qualidade genética inferior e até era um contra-senso econômico a sua exploração, somente compreensível pela forte demanda de matéria-prima que necessitava a indústria do charque. Pois bem, a partir de 1880, o gado da fronteira começou a sofrer concorrência do chamado gado serrano – procedente dos Campos de Cima da Serra, do Planalto Médio e das Missões. Embora ligeiramente mais caro, o gado serrano apresentava qualidades óbvias perante aos exemplares da fronteira: bois corpulentos, couro frouxo, aspas grandes e moles, pescoço exuberante, melhor qualidade genética e um rendimento de charque por cabeça superior (de 90 a 98 kg). Esse acontecimento está intimamente ligado ao surgimento da Estrada da Várzea do Fragata.
Quando se inicia a rota de tropeadas que trazem o gado serrano para Pelotas, o ponto de distribuição destas cabeças vai se localizar aproximadamente na região do atual município de Morro Redondo. Dali os tropeiros vão tomar vários caminhos até Pelotas. Entretanto, para o encurtamento de distâncias, muitos caminhos serão literalmente criados à pata de cavalo, entre eles, a Estrada da Várzea do Fragata.
Por isso, percebe-se que a Avenida Três de Maio e a Estrada da Hidráulica nada mais eram do que o conjunto de uma mesma via. Caminho este de tropeiros e tropeadas.
Porém vamos explicar o surgimento da atual Avenida Três de Maio ou Estrada da Várzea do Fragata. Durante o século XIX quase a totalidade do gado vacum que ia para as charqueadas pelotenses era procedente da Zona Sul, Sudoeste (região de Bagé) e do Uruguay. Era o chamado gado da fronteira. Um tipo bovino até bastante ordinário, pejorativamente falando, pois era pequeno, de couro pegado, “degolado” (pescoço curto) e de aspas curtas. Um boi destes rendia aproximadamente 72 kg de charque por cabeça. Muito suscetível a doenças e parasitas, possuía uma qualidade genética inferior e até era um contra-senso econômico a sua exploração, somente compreensível pela forte demanda de matéria-prima que necessitava a indústria do charque. Pois bem, a partir de 1880, o gado da fronteira começou a sofrer concorrência do chamado gado serrano – procedente dos Campos de Cima da Serra, do Planalto Médio e das Missões. Embora ligeiramente mais caro, o gado serrano apresentava qualidades óbvias perante aos exemplares da fronteira: bois corpulentos, couro frouxo, aspas grandes e moles, pescoço exuberante, melhor qualidade genética e um rendimento de charque por cabeça superior (de 90 a 98 kg). Esse acontecimento está intimamente ligado ao surgimento da Estrada da Várzea do Fragata.
Quando se inicia a rota de tropeadas que trazem o gado serrano para Pelotas, o ponto de distribuição destas cabeças vai se localizar aproximadamente na região do atual município de Morro Redondo. Dali os tropeiros vão tomar vários caminhos até Pelotas. Entretanto, para o encurtamento de distâncias, muitos caminhos serão literalmente criados à pata de cavalo, entre eles, a Estrada da Várzea do Fragata.
Por isso, percebe-se que a Avenida Três de Maio e a Estrada da Hidráulica nada mais eram do que o conjunto de uma mesma via. Caminho este de tropeiros e tropeadas.
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