"O início de Nova Roma do Sul aconteceu a partir de 1880 quando mais de 200 famílias de eslavos, poloneses, suecos e russos, instalaram-se na região. Em 1888, chegaram os imigrantes italianos, denominando o lugar em homenagem a capital italiana Roma.
Desde que se emancipou, o aspecto cultural, seja no ensino escolar, promoção de cursos e eventos, é uma preocupação constante do Município, surgindo assim: A Semana da Poesia e La Prima Vendemmia, entre outros.
Os caminhos que levam a Nova Roma do Sul são emoldurados por vales, rios e cascatas. A natureza exuberante e ainda intacta é nosso maior tesouro. O cheiro de mato, a romântica travessia de balsa sobre o Rio das Antas, o ar puro da serra e sua inigualável culinária de dar água na boca, soma-se à hospitalidade e a poesia, fazendo a alegria e o prazer de quem vive neste pedacinho de céu.
LOCALIZAÇÃO
Encosta Superior do Nordeste/RS - 'Serra Gaúcha'
Vias de acesso:
Norte - Antônio Prado
Leste - Nova Pádua (travessia de balsa)
Oeste - Vila Flores, Veranópolis
Área - 147 km2
Altitude - 750 m
População - 3099 hab.
Distância da Capital - 165 km
Economia: Agropecuária, Suinocultura, Avicultura, Agricultura, Hortifrutigranjeiros, Fruticultura e Viticultura, Produção de Cebolas, Móveis e Esquadrias, Artefatos de Couro, Escovas e Pincéis."
Fonte: ATLÂNTICO (RS), 26 de Outubro de 1998, pág. 04