Neste sábado, 15 de setembro, realizou-se à tarde, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Capão do Leão, a abertura da Exposição Memorial da Estação Férrea de Pelotas, com banners, videos, explanação e roda de conversas. O evento esteve sob a condução do doutorando em Antropologia pela UFRGS, Guillermo Stefano Rosa Gómez, e também contou com a presença do ferroviário aposentado Orlando Chagas. A exposição permanecerá na sede do instituto até outubro. É possível visitá-la terças e quintas-feiras no horário de atendimento do instituto ao público.
História, Genealogia, Opinião, Onomástica e Curiosidades.Capão do Leão/RS. Para informações ou colaborações com o blog: joaquimdias.1980@gmail.com
Páginas
- Página inicial
- Biografias & Histórias de Vida
- Etnias & Colonização
- Lendas, Mistérios & Folclore
- Patrimônio Histórico & Lugares de Interesse
- Sobrenomes alemães
- Sobrenomes pomeranos
- Sobrenomes da Península Ibérica - Espanhóis & Portugueses
- Sobrenomes Brasileiros
- Sobrenomes Judaicos
- Sobrenomes Holandeses
- Outros Sobrenomes
- Nomes Étnicos
- História do Brasil
- Rio Grande do Sul
- Capão do Leão
- Pelotas
- Sobrenomes Alemães por ordem alfabética
sábado, 15 de setembro de 2018
Histórias Curiosas LXVI
Amigo nosso de Arroio Grande conta-nos esta prosaica história curiosa acontecida em priscas eras na cidade vizinha, mais especificamente na Vila de Santa Isabel. Aqui reproduzimos para o folclore político gaúcho.
Candidato a vereador de Arroio Grande organiza um grande comício em Santa Isabel. Na época, tudo o que tinha direito é preparado: almoço, animação musical e distribuição de brindes. Cabos eleitorais não poupam esforços em deixar o ambiente mais atrativo para o eleitor. Na hora do discurso, o ilustre candidato a vereador critica acidamente as autoridades constituídas no município e o descaso com que o pobre povoado sofre nas mãos da administração local. O político empolga-se e passa a fazer uma espécie de jogral com o público que o assistia. Sobre o palanque, ele pergunta:
- Santa Isabel não tem energia elétrica, não é mesmo?
- Não! - respondia um coro meio tímido e desanimado.
- Não tem água encanada?
- Não! - repete a pequena aglomeração que se presta a ouvi-lo.
- Não tem telefone?
- Não tem estrada?
- Não tem segurança?
E o coro de negativas segue, impassivelmente. Após tanto ouvir a mesma resposta, o candidato esquece o decoro e emenda a pérola:
- Barbaridade! Mas Santa Isabel não tem m... nenhuma!
Assinar:
Postagens (Atom)