sexta-feira, 30 de junho de 2023

Sobrenome Guther

 



GUTHER - pode ser sim uma variante de Gunther. Todavia, segue as outras duas acepções que encontrei.


1. De "bom coração", "bondoso", designando uma pessoa com essa característica. Relacionado ao adjetivo do moderno alemão "gutherzig".

2. Relacionado à história do Direito da Áustria e da Baviera, pode designar o juiz de um tribunal patrimonial local, isto é, aquele responsável por julgar em nível regional as pendências e demandas judiciais envolvendo bens imóveis.

quinta-feira, 29 de junho de 2023

Sobrenome Obholz

 



OBHOLZ, OPHOLZ, APHOLZ, ABHOLZ - aproximadamente quer dizer "viga de madeira que sustenta o caibro de um telhado", isto é, um tipo de viga usada na fabricação de telhados na Alemanha e países vizinhos que tem com objetivo dar suporte ao caibro (madeira) principal do telhado. O sobrenome faz menção a um "construtor de telhados de madeira", o que no caso alemão, é uma função específica, pois historicamente nem toda a construção usava coberturas de madeira na Alemanha. Havia também outros materiais. Quanto ao sobrenome:as primeiras menções eu encontrei em sites de genealogia datadas do século XVII e a ocorrência principal do sobrenome (OBHOLZ) se dá principalmente no Hesse, Renânia-Palatinado e Baden-Württemberg. As formas com inicial "A" no sobrenome são mais correntes no norte da Alemanha.

quarta-feira, 28 de junho de 2023

Sobrenome Skrebsky

 



Sobrenome toponímico eslovaco, uma variante fonética de SKRABSKÉ, aldeia no distrito de Vranov nad Topl'ou, região de Presov, Eslováquia, existente desde 1321. SKRABSKÉ, SKRABSKY, SKREBSKE, SKREBSKY são todas formas relacionadas ao termo skrabs que significa coisa raspada, coisa com ranhuras, coisa escavada ou que sofreu uma ação de perda de sua crosta ou capa. Trata-se no caso da aplicação da palavra para uma característica do relevo.

É um sobrenome raro.

Sobrenome Bicker

 



BICKER, BIECKER, BICK, BIECK, BIK, BIKK, BIKER, BIEKER, BIKKER, BIEKKER, BIEGER, BIEGG, BIGGER, BIGER, BICKER, BICKERICH, BICKERT, PICKER, PICK, PIKE,PIKKER, PICKE, PIECKERT, PIECKE, PIECKER, PIECK, PIEGGER, PIGGER, PIKENER, PICKERN, PICKENER - são possíveis duas acepções:


1. Do alto alemão medieval "bicken" que significa aproximadamente "picareta" ou "haste pontuda". Designa tanto o profissional que, historicamente, usa uma picareta para picar rochas, solos duros ou mesmo gelo. No norte da Alemanha, pode designar historicamente o "cavador de poços" - atividade profissional com certa relevância social na Idade Média e na Idade Moderna. Também pode ser usado para um soldado, no contexto militar, empregado na abertura de valas com propósito estratégico. Por fim, um profissional responsável pela construção de canais de irrigação na agricultura.

2. Um soldado pertencente a uma companhia de piqueiros, isto é, que usa o pique como arma. Vide artigo na Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pique

segunda-feira, 26 de junho de 2023

Sobrenomes Piemonteses 05 - Sobrenome Dracone

 



DRACONE - diretamente associado às outras formas regionais italianas DRAGHETTO, DRAGHETTI, DRAGOTTO, DRAGOTTI, DRAGONE, DRAGONI, DRAGONETTO, DRAGONETTI, é um patronímico do nome medieval Draco (do grego Drácon, do famoso legislador ateniense da Grécia Clássica).

Pode ainda ser um metonímico associado ao cultivo da erva aromática Artemisia dracunculus.

domingo, 25 de junho de 2023

Sobrenomes Piemonteses 04 - Sobrenome Razza

 



RAZZA - sobrenome patronímico do nome germânico Razo (forma medieval italiana Razzo). Ou ainda um metonímico derivado do termo francês medieval haráz que designa o tratador ou criador de cavalos.

sábado, 24 de junho de 2023

Sobrenomes Piemonteses 03 - Sobrenome Pensabene



 PENSABENE - sobrenome patronímico do nome medieval homônimo, atribuído a um recém-nascido como um desejo de inteligência, ou na esperança de um futuro feliz.

Também um toponímico para Pensabene, município de Monreale, província de Palermo, Sicília.

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Sobrenomes Piemonteses 02 - Sobrenome Franco

 



FRANCO - sobrenome metonímico que significa livre, pessoa isenta de obrigações servis, visto um contexto feudal medieval. Também um patronímico do nome Franco ou Frank (forma germânica encontrada outrora no norte da Itália). Por fim, ainda pode ser um hipocorístico de origem mais recente do nome Francesco.

FRANCO não é exclusivo do Piemonte, mas é a região com mais concentração histórica, com cerca de seis vezes mais que a Toscana (segunda região em ocorrência). As formas FRANCHI, FRANCA, FRANCH, FRANK, DE FRANCHI (Ligúria), DI FRANCO(Ligúria), DE FRANCHIS, LA FRANCA(Sicília), FRANCHELLI, FRANCHELLO, FRANCHETTI, FRANCHETTO, FRANCUCCI, FRANCHINO, FRANCHINI, FRANCONE, FRANCONI, FRANCOLINI, FRANCUCCI, FRANCARDO são associadas em etimologia e significado.

quarta-feira, 21 de junho de 2023

Sobrenomes Piemonteses 01 - Sobrenome Becchino

 



BECCHINO, BECHINO, formas piemontesas derivadas de BECHIN, BECHEN, BECON, BECO, MECO, MENICO, que por sua vez são todos patronímicos hipocorísticos do nome Domenico (Domingos em português).

terça-feira, 20 de junho de 2023

Sobrenome Temp



 TEMP vem do latim "tempus" e pode ser lido literalmente como em português. No contexto medieval germânico, o vocábulo era usado para designar uma área agrícola que podia ser cultivada somente após um ciclo predeterminado. Num feudo, seria o equivalente ao campo que era deixada em "descanso" num período de um ano ou dois entre um cultivo e outro. O termo tende a ser amplo, contudo. Em alguns casos, era empregado para designar áreas senhoriais que podiam ser arrendadas em um prazo específico. O fato é que etimologicamente vem realmente de "tempus" (=tempo).

segunda-feira, 19 de junho de 2023

Sobrenome Sziedat

 



Sobrenome originário da Prússia Oriental, possivelmente associado ao vocábulo lituano šešmierinis, que pode ser entendido num primeiro momento como hexagonal ou ainda hexadecimal. Ocorre nas antigas regiões da Prússia Oriental e no sudeste da Polônia, bem como em algumas cidades do norte da Alemanha.

Explicando o significado, que pode ter duas interpretações:

1 - Um tipo de cultivo agrícola típico das populações eslavas medievais em que o campo é disposto em seis lotes diferentes, com cada lote correspondendo a um período de descanso da terra, um período de plantio e um período de colheita, conforme o grão ou hortaliça que era plantado, numa espécie de sistema rotativo. Designa o camponês que usava este tipo de técnica agrícola.

2 - Um tecelão que usava padrões hexagonais em roupas populares, de acordo com as antigas técnicas culturais de povos eslavos e bálticos. Para uma referência visual lembra o figurino do arlequim italiano. Era uma técnica usada principalmente em calças masculinas para camponeses e aldeões.

Variantes: SZIDAT, SZIEZACZ, SZIEDACZ.

Fonte: Ahnesforschung

Sobrenome Kappaun

 



Sobrenome alemão que significa animal castrado, mormente galos, visto que é uma tradição secular em inúmeras regiões da Alemanha, Áustria e França. Os galos castrados eram criados visando uma carne mais tenra e saborosa, com suavidade e gordura branca.

Pode ter três interpretações possíveis:

1 - Um criador de galos castrados ou, por extensão, o criador de animais castrados para abate.

2 - Uma pessoa gorda, com preponderância de peso nas laterais do corpo, como um galo kappaun.

3 - Uma espécie de funcionário público atrelado às autoridades eclesiásticas, seja de uma diocese ou abadia, responsável pela cobrança dos juros de kappaun - uma taxa obrigatória anual que consistia em pagar em animais de corte por parte de camponeses servis.

Variante simples: KAPAUN.

Sobrenome Steiding

 



STEYDING, STEIDING são formas da região do Reno para "trabalhador em pedra", portanto, trabalhador da construção civil, pedreiro.

domingo, 18 de junho de 2023

A estreia do Teatro do Estudante do Brasil

 



Italia Fausta e o seu entusiasmo em torno de "Romeu e Julieta"

O "Theatro do Estudante do Brasil" estreará a 28, no João Caetano

Italia Fausta parece mais joven, assim rodeada de dezenas de estudantes, nesse palco imenso do Teatro João Caetano, ensaiando a tragedia de Shakespeare "Romeu e Julieta", com que, bela e audaciosamente, se vai apresentar ao publico o "Teatro do Estudante do Brasil", quinta-feira 27, ás 21 horas, sob a direção do Sr. Paschoal Carlos Magno. A grande atriz não mostra sinais de fadiga, corrigindo um ator, apontando falhas de outro, mandando repetir movimentos de grupos. Ha uma pausa nos ensaios, Mutação de cenarios. Falamos-lhe. Ela poderia falarnos sobre mais essa iniciativa da "Casa do Estudante do Brasil". Recusa. Insistimos. Italia Fausta cede, afinal.

- Vim parar aqui, a convite de Paschoal Carlos Magno, amigo velho e de sempre, que me contagiou com o seu entusiasmo para este teatro que ele classificou "como a mais linda aventura". Quiz, a principio, recusar o logar de diretora cenica que me oferecia. Mas, como? Não se pode recusar coisa alguma a um movimento de mocidade. E aqui estou ha tres meses ensaiando "Romeu e Julieta". Os ensaios vêm sendo trez vezes por semana, sendo, que, aos domingos, se iniciavam sempre ás 15 horas para acabar sempre depois da meia noite, improvisando os estudantes jantares e pequenas ceias... Devo dizer-lhe que, de começo, a empresa pareceu-me dificilima. Mas a divisa de Paschoal era "É preciso que se faça, e far-se-á".

- E os artistas-estudantes?

- Os artistas! Veja-os...

Enchendo o palco imenso, dezenas de estudantes riam-se, cantavam felizes, aproveitando essa interrupção dos trabalhos, numa fraternidade admiravel.

- Eles vão representar - disse Italia Fausta. - Mas ha outros, alunos de Oleneva que vão dansar; outros, alunos do maestro F. Chiafiteli, que vão tocar. Clotilde Cavalcanti, diretora de arte da Casa do Estudante do Brasil, desenhou os costumes dos artistas principais. A senhora Gabriela Bensazoni Lage, com aquela alegria criadora de sempre, ajudou a vestir as massas de comparsas, metidos em peles de veroneses, guardas, mascarados, frades, etc. Nesta companhia não ha estrelas. Todos são artistas. Artistas que nunca faltaram a um ensaio, só deixando de comparecer quando enfermos ou em dias de provas...

- Quer dizer que...

- Que "Romeu e Julieta" vai ser uma revelação de bom gosto, de beleza, de luxo e de audacia joven. O publico não deve perder esse espetaculo. Dona Anna Amelia, presidente da Casa do Estudante, deve estar orgulhosa com seus colaboradores. E Paschoal Carlos Magno, que vem sendo o orientador desse movimentos, infatigavel, é considerado por essas dezenas de jovens, como o amigo mais velho, como o poeta e diplomata que se junta aos moços, congrega-se a eles, dando-lhes consciencia de sua força e do poder de sua mocidade.

Italia Fausta vai reiniciar os ensaios.

- Diga aos seus leitores que encham o João Caetano, de 28 a 30. O espetaculo merece ser visto e admirado. E os proventos dos mesmos reverterão a favor de uma instituição benemerita como a Casa do Estudante.

Fonte: A NOITE (Rio de Janeiro/RJ), 23 de Outubro de 1938, pág. 02, col. 04-05

sábado, 17 de junho de 2023

Sobrenome Van Der Ley

 



Sobrenome holandês de dupla interpretação. 

A primeira e mais provável é que se relacione com o vocábulo medieval neerlandês leie, leide, com o significado de algo que foi escavado, que corresponde à curso d'água, riacho, vala, escoadouro, ribeirão, todavia podendo também designar lago, lagoa ou ainda qualquer terreno em que se encontre água, por extensão, pântano, alagadiço. O significado consegue ser amplo e convergente, ao mesmo tempo.

A segunda possibilidade também é muito plausível e se relaciona às diversidades linguísticas encontradas nos Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo (bem como o noroeste da Alemanha) da palavra medieval leye (também do alemão medieval leie) que significa ardósia. Uma referência ao profissional construtor de telhados de ardósia, ocupação extremamente comum na Europa Ocidental de línguas germânicas na Idade Média.

Variantes: VAN DER LEI, VAN DER LEIJ, VAN DER LEIDE, vAN DER LEIJD, VAN DER LEIJDE.

Sobrenome Pelikan

 



PELIKAN - literalmente quer dizer "pelicano" (gênero Pelecanus) no alemão moderno. Todavia, conforme encontrei na bibliografia pode ter várias acepções, dentre elas:


1. Um nome de casa, no sentido de "Casa Pelicano". Para que se compreenda, na Idade Média, nos burgos alemães, as casas não eram distinguidas por número, mas por nomes de animais como "Casa Lobo", "Casa Cão", "Casa Águia", etc. No entanto, sendo o pelicano um animal marítimo, é mais comum que se encontrassem casas "pelicano" em cidades marítimas.

2. Pode ter vínculo com o vocábulo letão "pelek", que serve tanto para designar cinza, coisa cinza, coisa pardacenta, mofo de pão, e o próprio animal pelicano. Segundo o genealogista Charles Chamberlain, o uso de PELIKAN seria para designar "pessoa de cabelo grisalho". Variantes desta vertente: Pellicke, Pelike, Pelikis, Pelican, Pelikahn, Pelukatis, Pellukatis, Pelikas, Pelikis.

3. Pode ser um sobrenome de origem religiosa, dado no cristianismo medieval, Jesus Cristo ser comparado a um pelicano, pois a ave, na medida em que escasseia a alimentação na zona que habita, ele capaz de arrancar a própria carne do peito e dar de comer o próprio sangue às crias.

4. Pode também ser um sobrenome judeu-alemão (iídiche), mas não consegui precisar a razão, apenas está listado assim.

O sobrenome PELIKAN concentra-se especialmente no Báltico, região de Memel, Kaliningrado, Mecklemburgo-Pomerânia e dispersamente no resto da Alemanha, com um especial concentração no sudoeste da Baviera.

sexta-feira, 16 de junho de 2023

Estranho fenômeno no céu da Itália

 



Estranho phenomeno, no ceu da Italia

ROMA, 10 - Os habitantes de Prato Corsega assistiram, á noite um estranho phenomeno, que consistiu no seguinte: Repentinamente surgiu no céo uma trajectoria luminosa muito semelhante a um cometa. Em certo momento, o globo incandescente começou a se deslocar em varias direcções para estacionar depois durante cerca de 25 minutos, desapparecendo tambem instantaneamente. O facto causou enorme espanto a população.

Fonte: JORNAL DO RECIFE (Recife/PE), 11 de Julho de 1931, pág. 02, col. 04

quinta-feira, 15 de junho de 2023

Como era um corpo da Guarda Nacional no século XIX?



PLANO.

Estado-maior.

Tenente-coronel commandante..... 1

Major..... 1

Major-Ajudante..... 1

Quartel-mestre..... 1

Secretario..... 1

Estado-menor.

Sargento-ajudante..... 1

Sargento quartel-mestre..... 1

Corneta mór..... 1

Força de uma companhia

Capitão..... 1

Tenente..... 1

Alferes..... 1

1o. Sargento..... 1

2o. Sargento..... 2

Furriel..... 1

Cabo d'esquadra..... 6

Corneta..... 1

Soldado..... 52


Fonte: O DESPERTADOR (Desterro/SC), 04 de Outubro de 1864, pág. 02, col. 03-04

quarta-feira, 14 de junho de 2023

VII Festival Nacional de Teatro de Estudantes

 



Data: 18 a 28 de Fevereiro de 1975

Observação: festival teve a temática “Teatro Infantil” e “Teatro Infanto-Juvenil”

Local: Vassouras, Rio de Janeiro

Espaços: Aldeia do Arcozelo, Anfiteatro Itália Fausta

Promotores: Fundação João Pinheiro Filho (ALDEIA), Serviço Nacional do Teatro, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Assuntos Culturais do Ministério da Educação

Eventos concomitantes: Caravana da Cultura, Barca da Cultura, Abertura oficial com o ministro da Educação Nei Braga, Seminário sobre Teatro Escolar

Júri:

Conjuntos participantes: Teatro Experimental do SESC (Amazonas), Grupo Tentativa (Salvador/BA), Grupo Mensagem (Brasília), Grupo Quintal (Niterói/RJ), Grupo ETC (Niterói/RJ), Agremiação Goiana de Teatro, Teatro Pedro Jorge (Guanabara), Teatro Móvel Paschoal Carlos Magno (Guanabara), Grupo Clã (Guanabara), Teatro Escola da Cruz Vermelha (Guanabara), Teatro Pesquisa (Belo Horizonte/MG), Grupo Divulgação (Universidade Federal de Juiz de Fora/MG), Escola Técnica Federal de Belém/PA, Grupo Campinense de Cultura (Campina Grande/PB), Teatro do Estudante do Paraná, Escola de Belas Artes de Recife, Teatro Experimental de Caruaru/PE, Teatro do Estudante de Caicó/RN, Grupo Manifesto (Bagé/RS), Grupo Desilab (Pelotas/RS), Teatro dos Gatos Pelados (Pelotas/RS), Grupo de Teatro da Universidade Federal de Santa Catarina, Grupo Teatral Folk (Itajaí/SC), Escola Dramática da USP, Teatro do Estudante de Petrópolis/RJ

 

Premiações:

·        A comissão organizadora decidiu não promover prêmios individuais.

terça-feira, 13 de junho de 2023

VI Festival Nacional de Teatro de Estudantes

 



Data: 29 de Janeiro a 06 de Fevereiro de 1971

Local: Vassouras, Rio de Janeiro

Espaços: Aldeia do Arcozelo, Anfiteatro Itália Fausta

Promotores: Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Educação do Estado da Guanabara, Fundação João Pinheiro Filho (ALDEIA), Departamento de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Divisão Extra-Escolar do Ministério de Educação e Cultura

Eventos concomitantes: Palestra de abertura com Austregésilo de Athayde (presidente da ABL), Apresentação do Coral da Universidade Gama Filho, Conferência com o Professor Amir Haddad, Aula de Comunicação de Paschoal Carlos Magno, Apresentação da Declaração de Arcozelo, Palestra sobre Expressão Corporal com o Professor Falk Van Weigt

Júri: Antônio Carlos Gerber, Representantes dos conjuntos participantes

Conjuntos participantes: Grupo de Artistas Unidos (Natal/RN), Fundação Artístico-Cultural Manuel Bandeira (Campina Grande/PB), Teatro Universitário de Minas Gerais, Teatro Estudantil Vicente de Carvalho (Santos/SP), Teatro Universitário de São João Del Rey, Teatro do Estudante do São José do Rio Preto/SP, Grupo Laboratório (Universidade Federal Fluminense), Grupo de Teatro do Centro Acadêmico Hugo Simas (Curitiba/PR), Teatro de Arena da Paraíba, Arrojo - Teatro do Estudante de Rio do Sul/SC, Grupo Presença - Teatro Universitário de Santa Maria/RS, Grupo Tudo (Universidade do Paraná), Teatro do Estudante de Arapongas/PR, Grupo de Cultura Teatral de Caruaru/PE, Teatro da Universidade Católica de Pernambuco, Teatro Universitário do Pará, Teatro de Arena da Paraíba, Teatro Universitário do Maranhão, Teatro do Estudante de Teresina, Teatro da Universidade Católica de Pernambuco, Teatro do Estudante de Mossoró/RN, Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, Grupo do Colégio Severino Vieira (Salvador/BA), Os Provincianos (UFF), Laboratório (UFF), Conservatório de Arte Dramática, Escola de Teatro Martins Pena, Teatro da Universidade Federal de Minas Gerais, Teatro Jovem (Porto Alegre/RS), Grupo Teatral Júlio de Castilhos (Porto Alegre/RS), Grupo SESI (Florianópolis/SC), Teatro dos Gatos Pelados (Pelotas/RS), Teatro Universitário de Alagoas, Teatro Universitário de Sergipe, Agremiação Goiana de Teatro

Premiações:

Melhor espetáculo – Teatro Estudantil Vicente de Carvalho por A paz

Melhor espetáculo – Teatro Universitário do Pará por Vereda da Salvação

Melhor espetáculo – Teatro de Arena da Paraíba por Pedro Corredor

Melhor espetáculo – Grupo de Cultura Teatral de Caruaru por Rua do Lixo, 24

Melhor espetáculo – Teatro do Estudante de Arapongas por Arena Conta Zumbi

Melhor espetáculo – Teatro do Centro Acadêmico Hugo Simas por Ciclo Patético

Melhor espetáculo – Teatro Universitário de São João Del Rey por Tunis Conta Zumbi

Melhor espetáculo – Teatro Universitário do Rio Grande do Sul por Mortos Sem Sepultura

Melhor espetáculo – Agremiação Goiana de Teatro por Condenado ao Inferno

Melhor espetáculo – Teatro do Estudante de São José do Rio Preto por Choque de Raças

Melhor conjunto teatral – Grupo Laboratório (UFF)

Melhor direção – Teatro Estudantil Vicente de Carvalho

Melhor texto – Teatro dos Gatos Pelados

Melhor cenografia & iluminação – Teatro dos Gatos Pelados

Melhor figurino – Teatro dos Gatos Pelados

segunda-feira, 12 de junho de 2023

Sobrenome Aussprung

 



AUSSPRUNG - bloqueio, barreira, paredão. Tem uma conotação geográfica. É um sobrenome que pode estar relacionado a uma característica de lugar ou a um ofício profissional. É um sobrenome espalhado em toda a Alemanha.

domingo, 11 de junho de 2023

A Quadrilha de Gualeguaychú

 



PERVERSIDADE!

El Nacional, folha de Gualeguaychú, publica a seguinte noticia sobre uma quadrilha de bandidos que recreava-se a assassinar creanças:

"A policia descobrio, finalmente, os malvados que traziam assustada a população, dando tiros a deshoras, e se disfarçando em almas do outro mundo, para assustarem e assim exercer mais livremente a sua hedionda e perversa industria.

Era uma companhia de malvados que se apoderavam das creanças que encontravam pelas ruas a deshoras, as quaes, depois de as matarem cortando em póstas, faziam de sua carne uma especie de paté-de-foie-gras, que era saboreado nos restaurants de Buenos-Aires e Montevidéo, com um apetite verdadeiramente sardanapalico, pelo mundo elegante das duas grandes capitaes.

A policia deu caça a cinco d'estes monstros humanos, logrando escaparem-se alguns que, não escramentados com a sorte de seus companheiros, seguiram, segundo consta, para o Alto-Uruguay, onde irão exercer talvez a sua horrivel, mas ao que parece lucrativa industria".

Foram expedidos telegrammas para diversos pontos, prevenindo as autoridades do succedido.

Sabe-se que as almas do outro mundo, ou por outra, os ladrões de creanças, antes de darem cabo de suas presas, procediam a um rigoroso exame, regeitando as creanças que não eram sadias e gorduchas.

A mercadoria regeitada era outra vez largada nas ruas, sem ter-lhes succedido mal algum.

N'isto ao menos eram de conciencia!

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 10 de Setembro de 1884, pág. 02, col. 01


sábado, 10 de junho de 2023

V Festival Nacional de Teatro de Estudantes

 



Data: 27 de Janeiro a 6 de Fevereiro de 1968

Local: Rio de Janeiro, Guanabara

Espaços: Sala Cecília Meireles, Auditório da MABE (Moderna Associação Brasileira de Ensino), Teatro Nacional de Comédia, Teatro da República, Teatro João Caetano, Teatro Gil Vicente

Promotores: Departamento Nacional de Educação, Serviço Nacional de Teatro, Secretaria de Turismo de Guanabara, Secretaria de Educação da Guanabara, Museu de Imagem e do Som, Fundação João Pinheiro Filho (ALDEIA), Departamento Estadual de Cultura da Guanabara

Eventos concomitantes: Ato de abertura oficial, Apresentação especial no Jardim do Itamarati, Exposição de cartazes, programas, cenários e fotografias dos grupos participantes na Escola Nacional de Belas Artes, Desfile dos estudantes dos grupos de teatro participantes pelas ruas da cidade em carros abertos na Avenida Rio Branco, Apresentação especial nos Jardins do Palácio Guanabara, apresentações de peças de teatro em escolas públicas das regiões administrativas de Campo Grande e Ilha do Governador, Curso do Conservatório Nacional de Teatro

Júri:

Conjuntos participantes: Teatro da Universidade do Pará, Teatro da Universidade do Ceará, Teatro do Estudante de Teresina, Grupo Estudantil dos Amadores Unidos do Rio Grande do Norte, Teatro do Estudante de Mossoró, Teatro de Arena do Estudante da Paraíba, Escola de Arte Dramática do Teatro Santa Rosa (João Pessoa/PB), Teatro da Universidade Católica de Pernambuco, Teatro da Universidade de Pernambuco, Grupo Construção (Recife/PE), Teatro Universitário de Minas Gerais, Teatro do Colégio Estadual de Pernambuco, Teatro da Criança de Pernambuco, Curso de Teatro da Universidade da Escola de Belas Artes de Pernambuco, Os Dionísios (Alagoas), Teatro da Cultura Artística de Sergipe, Escola de Teatro da Universidade da Bahia, Teatro Experimental da Universidade da Guanabara, Escola de Teatro do Ginásio Português (Rio de Janeiro, Guanabara), Grupo “A Verdade” (Guanabara), Teatro Vicente de Carvalho (Santos/SP), Teatro Experimental de Mogi das Cruzes, Teatro do Estudante de Campinas, Teatro da Sede Sapientiae (São Paulo/SP), Curso de Arte Dramática da Universidade do Rio Grande do Sul, Teatro da Universidade Católica de São Paulo, Teatro dos Gatos Pelados (Pelotas/RS), Teatro da Faculdade de Filosofia (São Leopoldo/RS), Clube de Cultura de Porto Alegre, Teatro do Estudante de Brasília, Teatro do Estudante de Petrópolis, Teatro do Estudante Português (Rio de Janeiro, Guanabara, Teatro Universitário do Amazonas, Teatro da Universidade do Maranhão, Teatro Estudantil Banoite, Teatro do Grêmio Santa Ângela de Médicis (Salvador/BA), Teatro do Estudante do Paraná, Grupo Presença (Santa Maria/RS), Teatro do MABE (Guanabara), Escola de Arte Dramática de São Paulo

Premiações:

Melhor espetáculo – Teatro do Estudante de Brasília por Cristo versus Bomba (texto de Silvia Orthof)

Melhor Ator – Teatro do Estudante de Brasília

Melhor Atriz – Teatro do Estudante de Brasília

Melhor peça musical – Teatro dos Gatos Pelados

sexta-feira, 9 de junho de 2023

IV Festival Nacional de Teatro de Estudantes

 



Data: 13 a 20 de Janeiro de 1962

Local: Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Espaços: Teatro São Pedro, Auditório do Instituto de Belas Artes, Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos

Promotores: Ministério da Educação e Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Serviço Nacional de Teatro, Campanha de Assistência ao Estudante, Divisão de Educação Extra-Escolar do Ministério da Educação e Cultura, conferências diversas sobre teatro

Eventos concomitantes: Ato oficial de abertura no Palácio Piratini (sede do governo estadual), Exposição da Faculdade de Arquitetura da Universidade do RGS com o tema Maquettes para um teatro para arrabalde, Exposição de cartazes e fotografias dos conjuntos participantes, Congresso de Teatros e Estudantes

Júri: Joracy Camargo (Associação Brasileira de Autores Teatrais), Josué Montelo (Academia Brasileira de Letras), Álvaro Moreira (Academia Brasileira de Letras), Hermilo Borba Filho (Teatro Popular do Nordeste), Luiz Peixoto (Escola Dramática Martins Pena), Valdemar de Oliveira (Teatro de Amadores de Pernambuco), Eneida Dinah Silveira de Queiroz, Lúcia Benedetti, Orlanda Carlos Magno, José Maria Monteiro, Geraldo Queiroz, Aldo Obino, Glauce Rocha, Lucy Bloch, Valmir Ayala, José Maria Monteiro, Sálvio de Oliveira, Almir Azevedo, Ziembinsky, Patrícia Galvão, Manoel Silveira e Sábato Magaldi

Conjuntos participantes: Grupo de Teatro da Biblioteca Israelita Scholem Aleichem, Teatro do Estudante do Amazonas, Norte Teatro Escola do Pará, Teatro Escola do Ceará, Teatro Universitário do Ceará, Teatro do Estudante de Mossoró, Teatro do Estudante da Paraíba, Teatro Universitário de Sergipe, Teatro do Estudante da Bahia, Teatro Universitário de Pernambuco, Curso de Arte Dramática da Universidade de Pernambuco, Teatro Adolescente de Recife, Teatro Universitário do Espírito Santo, Teatro Universitário Fluminense, Teatro da Faculdade de Direito de Sorocaba, Teatro Experimental de Comédia da Faculdade de Filosofia de Araraquara, Teatro do Estudante de Campinas, Teatro Estudantil de Vanguarda de Santos, Teatro do Centro Acadêmico Alexandre de Gusmão (Santos/SP), Teatro do Grêmio Horácio Lane (Universidade Mackenzie, São Paulo), Teatro do Grêmio Politécnico de São Paulo, Teatro do Estudante do Paraná, Teatro Universitário de Santa Catarina, Agremiação Goiana de Teatro, Curso de Arte Dramática da Universidade do Rio Grande do Sul, Teatro Universitário de Porto Alegre, Teatro do Estudante de Santa Maria/RS, Teatro Experimental Israelita de Pernambuco

Premiações:

Melhor espetáculo – Teatro Universitário de Pernambuco por Uma girafa para Inocêncio

Melhor direção – Teatro Universitário de Pernambuco por Uma girafa para Inocêncio

Grupo que mais trabalhou – Teatro Universitário de Pernambuco por Uma girafa para Inocêncio

Melhor atriz – Maria José Melo (Teatro do Estudante de Mossoró)

quinta-feira, 8 de junho de 2023

Sobrenome Rauen



 O mais provável é que RAUEN (que no alemão moderno significo "áspero, aspereza") corresponda ao antigo ofício medieval de cardadeiro. O que vem a ser essa profissão? Um artesão têxtil que amaciava os tecidos mediante um processo de "arranhamento" (estou sendo bem simplificado, para melhor entendimento). Era um processo usado em tecidos de lã e algodão. Neste link há uma ilustração com dois "RAUEN" medievais: https://de.wikipedia.org/wiki/Datei:Mendel_II_080_r.jpg


Agora, RAUEN pode tanto se referir a este tipo de artesão, como um artesão que trabalha com camurça (material).

Segue a bibliografia que encontrei estes dados: SAUER, Ludwig. Mittelalterliches und Onomastisches Handwerk der deutschen Sprache. Berlim, 2001.

Por último: RAUEN pode também ser apenas um sobrenome toponímico relacionado à aldeia de Rauen, município de Spreenhagen, distrito de Oder-Spree, Brandemburgo, Alemanha. Segue o link: https://de.wikipedia.org/wiki/Rauen

quarta-feira, 7 de junho de 2023

III Festival Nacional de Teatro de Estudantes



 Data: 12 a 19 de Julho de 1960; 27 e 28 de Julho de 1960 (Fase Final)

Local: Brasília, Distrito Federal; Niterói, Rio de Janeiro (Fase Final)

Espaços: Teatro de Brasília, Auditório da Rádio Nacional, Escola Parque, Galpão da Escola Média, Praça dos Três Poderes

Promotores: Gabinete Civil da Presidência da República, Departamento Nacional de Educação de Adultos, Campanha de Assistência ao Estudante do Ministério da Educação, Divisão de Educação Extra-Escolar do Ministério da Educação

Eventos concomitantes: Houve etapas regionais antes da etapa final em sete estados brasileiros, Espetáculo Um Ballo in Maschera no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Ato Inaugural do festival no Palácio do Planalto com o presidente Juscelino Kubitschek, Cerimônia de Entrega da Medalha Arthur Azevedo, Apresentação da Banda Sinfônica Ítalo-Brasileira (no Rio de Janeiro)

Júri: Gianni Ratto, Ziembinski, Geraldo Queiroz, Paschoal Carlos Magno, Carlos Diegues, Rubens Rocha, Romão Lima e José Salvador Julianelli

Conjuntos participantes: Grupo de Estudantes da Guanabara, Centro de Estudantes de Santos, Teatro Universitário de Pernambuco, Teatro Universitário da Bahia, Teatro Universitário de Belo Horizonte, Teatro Universitário da UEE de Porto Alegre, Teatro Universitário do Ceará, Escola de Arte Dramática de São Paulo, Teatro Universitário de Mato Grosso, Teatro Estudantil de Vanguarda, Teatro Universitário de Portugal (convidado, fora de competição), Grupo Teatral de Estudantes de Juiz de Fora, Casa dos Artistas (Rio de Janeiro), União Metropolitana dos Estudantes (Rio de Janeiro), Agremiação Goiana de Teatro, Grupo Horácio Lane (Universidade Mackenzie, São Paulo), Teatro Universitário de Campinas, Teatro Universitário de Santa Catarina, Curso de Arte Dramática de Minas Gerais, Norte Teatro Escola do Pará, Teatro do Estudante do Maranhão, Teatro dos Estudantes Israelistas de Pernambuco, Teatro Infantil de Recife, Teatro do Adolescente de Recife, Teatro do Estudante da Paraíba, Teatro Universitário de Alagoas, Escola de Arte Dramática da Bahia, Grupo Teatral Universitário de Sergipe, Curso de Arte Dramática da Universidade do Rio Grande do Sul, Teatro do Estudante do Paraná, Grêmio Politécnico da Universidade da Universidade de São Paulo, Teatro Experimental de Comédia de Araraquara, Teatro do Estudante da Guanabara, Os Dionísios (Alagoas), Teatro Experimental do Instituto Tecnológico da Aeronáutica

Premiações:

·        A comissão organizadora decidiu não promover prêmios individuais.

terça-feira, 6 de junho de 2023

II Festival Nacional de Teatro de Estudantes

 



Data: 12 a 24 de Julho de 1959

Local: Santos, São Paulo

Espaços: Teatro Bela Vista

Promotores: Gabinete Civil da Presidência da República, Prefeitura de Santos, Ministério da Cultura; Apoios culturais: Governo da França, Governo da Alemanha, Governo do Estado de São Paulo

Eventos concomitantes: apresentação da peça Bimba de Maria Della Costa, Missa de abertura na Catedral de Santos, Apresentação da Orquestra Sinfônica e do Coral Universitário de Santos

Júri: Henriette Morineau, Patricia Galvão, Orlanda Magno, Álvaro Moreira, Ângelo de Agostini, Reinaldo de Oliveira, Roger Bernardet, Orlando Miranda e Pascoal Carlos Magno

Conjuntos participantes: Norte Teatro Escola do Pará, Centro XI de Agosto (São Paulo), Escola de Arte Dramática de São Paulo, Hebraica de São Paulo, Teatro Israelita de Pernambuco, Teatro Universitário de Porto Alegre, Agremiação Goiana de Teatro, Teatro Experimental de Comédia de Araraquara, Teatro do Estudante da Paraíba, Teatro da Universidade de Minas, Teatro Universitário de Pernambuco, Hebraica do Rio do Janeiro, Teatro Universitário de Alagoas, Teatro da União das Operárias de Jesus (Mourisco)

Premiações:

Melhor peça em um ato – Aria da Capo – Hebraica do Rio de Janeiro

Melhor ator – Carlos Miranda – Norte Teatro Escola do Pará

Melhor atriz – Etty Frazer – Centro XI de Agosto (São Paulo)

Melhor diretor não profissional – Maria Silvia – Norte Teatro Escola do Pará

Melhor diretor profissional – Graça Mello

Melhor autor nacional – José C. M. Corrêa por A Incubadeira

Menção honrosa – Aldomar Conrado por A Grade Solene

Prêmio “O Globo” – Hamil Haddad por A Incubadeira

Melhor cenógrafo – Luiz Porto Carreiro por A Guerra do Alecrim e da Manjerona

Melhor figurino – Escola de Arte Dramática de São Paulo

Melhor conjunto – Roquete Pinto por Aria de Capo (Hebraica Rio de Janeiro)

Melhores atores (menção honrosa) – Germano Haiut – Teatro do Estudante Israelita de Pernambuco; Wolney de Assis - Teatro Universitário de Porto Alegre; Dalmo Teixeira – Agremiação Goiana de Teatro; Mário Barra – Teatro Experimental de Comédia de Araraquara; Valdez Jural – Teatro do Estudante da Paraíba; Odilavias Patti – Escola de Arte Dramática de São Paulo

Melhores atrizes (menção honrosa) – Assunta Perez – Escola de Arte Dramática de São Paulo; Maria Luiza Coutinho – Teatro da Universidade de Minas; Violeta Cláudio – Teatro Universitário de Pernambuco; Risoleta Cordula – Teatro do Estudante da Paraíba

Melhor espetáculo – Ratos e Homens – Teatro do Estudante Israelita de Pernambuco

Melhor peça em um ato (menção honrosa) – Apolo de Bellac – Teatro Universitário de Minas; Marido Enganada & Espancado e Satisfeito – Teatro Experimental do Estudante de Araraquara

Diploma especial – Samuel Hulak – Teatro do Estudante Israelita de Pernambuco; Lauro Faria – Teatro Universitário de Alagoas; Armando Palmeiro – Escola de Arte Dramática de São Paulo; José Luiz Nunes – Agremiação Goiana de Teatro

segunda-feira, 5 de junho de 2023

Sobrenome Balmer



 BALMER - Na Suíça, é um sobrenome relativamente comum, mas com ocorrência verificada também nas regiões alemãs de Baden-Württemberg, Schleswig-Holstein e Mecklemburgo-Pomerânia. Quanto ao significado, encontrei o seguinte, nos falares regionais da Suíça e sul da Alemanha, existe o termo "balm" (derivado do termo céltico-romano balma) que denomina genericamente uma "saliência de rocha", "caverna rochosa", "abrigo rochoso". Entretanto, o termo, além de propriamente indicar esse tipo de formação natural, "balm" genericamente serve para descrever uma "casa sobre a rocha", "uma casa que foi construída se aproveitando de um gruta ou caverna". E descobri mais. Esse tipo de habitação é comum na Europa Central e Ocidental. Veja aqui uma imagem de uma casa deste tipo na Saxônia-Anhalt, Alemanha: https://de.wikipedia.org/wiki/Datei:H%C3%B6hlenwohnung_Langenstein,_Saxony-Anhalt.jpg


Em outras palavras, Balmer é um morador de "balm", isto é, de uma casa construída numa gruta, caverna ou formação rochosa qualquer.

Como segundo opção, Balmer pode também ser um toponímico (nome de lugar) de BALM - quatro locais na Suíça e cinco locais na Alemanha.

Por último, BALMER também pode ser uma variação do sobrenome francês BAUME, mas cujo significado é exatamente o mesmo daquele que citei acima.

É um sobrenome encontrado majoritariamente na Suíça, mas com boa distribuição na Alemanha (regiões supra-citadas), Países Baixos, Bélgica e na Alsácia, França.

domingo, 4 de junho de 2023

I Festival Nacional de Teatro de Estudantes

 



Data: 19 a 29 de Julho de 1958

Local: Recife, Pernambuco

Espaços: Teatro Santa Isabel, Igreja São Pedro dos Clérigos, Salão Nobre da Escola de Belas Artes, Teatro do Derby, Clube Português, Igreja Matriz de São José, Boîte Flutuante, Teatro Marrocos

Promotores: Gabinete Civil da Presidência da República, Ministério da Educação, Universidade de Recife

Eventos concomitantes: IV Congresso Brasileiro de Teatro, Festival de Ballet, Curso de História do Teatro Brasileiro (UFPE), Exposição do Serviço Nacional de Teatro, Exposição de Teatro Universitário dos Estados Unidos, Exposição do Museu do Teatro do Rio de Janeiro, Exposição de cartazes de peças do festival, Show com Roberto Luna, Orquestras & Frevo, Julgamento simbólico de Hamlet

Júri: Sérgio Cardoso, Henriette Morineaux, Paulo Autran e Miriam Carmen

Conjuntos participantes: Teatro da USP, Teatro do Estudante do Paraná, Teatro do Estudante de Porto Alegre, Escola de Arte Dramática de São Paulo, Escola de Arte Dramática Martins Pena do Rio de Janeiro, Conservatório Nacional de Teatro, Jogralesca do Estado da Bahia, Teatro Experimental do Estado do Maranhão, Teatro Universitário do Ceará, Teatro do Estudante do Piauí, Teatro do Estudante da Paraíba, Escola de Teatro Duse (Teatro do Estudante do Brasil), Teatro Experimental de Comédias de Araraquara, Teatro Rural do Estudante (Rio de Janeiro), Teatro do Estudante de Sergipe, Teatro da Hebraica do Rio de Janeiro, Norte Teatro Escola do Pará, Teatro Experimental do Instituto Técnico da Aeronáutica (São José dos Campos), Teatro Universitário de Pernambuco, Teatro do Adolescente de Recife e T.A.P. (Teatro de Amadores de Pernambuco), Teatro da Universidade de Minas Gerais, Agremiação Goiana de Teatro, Grupo 57 (Rio de Janeiro), Teatro Universitário do Rio Grande do Sul, Teatro Universitário do Brasil

Premiações:

 1º. Melhor direção – José Bezerra de Paiva [B. de Paiva] por Zé do Pato (texto de Elza Pinho Osborne) – Teatro Rural do Estudante (Rio de Janeiro)

2º. Melhor direção – Antonio Abujamra por A Cantora Careca (texto de Eugène Ionesco) – Teatro Universitário do Rio Grande do Sul

Melhor espetáculo – Zé do Pato (direção de B. de Paiva e texto de Elza Pinho Osborne) – Teatro Rural do Estudante (Rio de Janeiro)

1º. Melhor Ator – Carlos Miranda – Norte Teatro Escola do Pará

2º. Melhor Ator – Rogério Fróis – Teatro Rural do Estudante (Rio de Janeiro)

3º. Melhor Ator – Avelino Couto – Agremiação Goiana de Teatro

4º. Melhor Ator – Messias Pettit – Escola de Arte Dramática de São Paulo

1ª. Melhor Atriz – Agnes Xavier – Grupo 57 (Rio de Janeiro capital)

2ª. Melhor Atriz – Amelia Bittencourt – Teatro Universitário do Rio Grande do Sul

3ª. Melhor Atriz – Margarida Cardoso – Teatro Universitário de Pernambuco

4ª. Melhor Atriz – Elza Gonçalves – Teatro Rural do Estudante (Rio de Janeiro)

Melhor “ponta” (masculina ou feminina) – Wilson Dray – Teatro Rural do Estudante (Rio de Janeiro)

1º. Melhor Ator Coadjuvante – Rogério Fróis – Teatro Rural do Estudante (Rio de Janeiro)

2º. Melhor Ator Coadjuvante – Marcelo Bittencourt – Teatro Universitário do Rio Grande do Sul

3º. Melhor Ator Coadjuvante – Joel Pontes – Teatro Adolescente do Recife

4º. Melhor Ator Coadjuvante – Escola de Arte Dramática de São Paulo

1ª. Melhor Atriz Coadjuvante – Lucia C. Melo – Escola de Arte Dramática de São Paulo

2ª. Melhor Atriz Coadjuvante – Zelia Maria dos Santos – Teatro Rural do Estudante (Rio de Janeiro)

3ª. Melhor Atriz Coadjuvante – Ieda Moreira – Teatro Universitário do Rio Grande do Sul

4ª. Melhor Atriz Coadjuvante – Elza Gonçalves – Teatro Rural do Estudante (Rio de Janeiro)

Melhor cenógrafo – Wilson Chebar – Teatro Universitário do Brasil (Rio de Janeiro capital)

Melhor figurino – Escola de Arte Dramática de São Paulo

1º. Melhor programa – Teatro Universitário do Rio Grande do Sul

2º. Melhor programa – Teatro da USP

Melhor autor brasileiro – João Cabral de Melo Neto por Vida e Morte Severina

1º. Melhor espetáculo geral – Zé do Pato (direção de B. de Paiva e texto de Elza Pinho Osborne) – Teatro Rural de Estudante (Rio de Janeiro)

2º. Melhor espetáculo geral – Teatro Cômico (direção de Carlo Goldoni e texto de Olga Navarro) – Escola de Arte Dramática de São Paulo

Melhor espetáculo do Norte – Vida e Morte Severina (texto de João Cabral de Melo Norte) – Norte Teatro Escola do Pará

Melhor espetáculo do Centro – Zé do Pato (direção de B. de Paiva e texto de Elza Pinho Osborne) – Teatro Rural de Estudante (Rio de Janeiro)

Melhor espetáculo do Sul - A Cantora Careca (texto de Eugène Ionesco) – Teatro Universitário do Rio Grande do Sul

sábado, 3 de junho de 2023

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...