Feliz Ano Novo a todos os seguidores e visitantes deste blog. Mas um ano que se vai e e em maio estaremos completando CINCO anos do blog. Nossa luta de recuperar e registrar a história, a memória, a cultura e o patrimônio locais, provém do carinho que temos por este terra chamada CAPÃO DO LEÃO. Nossa luta, que não é individual contou sempre com vários colaboradores, dos mais diferentes recantos do município e fora dele. Faço menção especial aos meus muito amigos de pesquisa Arthur Victória e Bruno Farias, incansáveis curiosos de nossas memórias e tradições locais que, tanto como eu, tem sua parcela de contribuição. Bem como a Luiz Teixeira, do Almanaque Leonense, a Gilmar Maciel, grande tradicionalista e incentivador, a Professora Ana Maria Motta Lopes, do Depto. Municipal de Cultura, ao secretário municipal de educação e cultura, Prof. Gelsimar Lourençon, ao Sr. Jairo Costa, administrador da Pedreira da Suprg/Cerro do Estado e incontáveis outros amigos, sempre presentes e interessados em nosso trabalho. Novamente: FELIZ ANO NOVO!
História, Genealogia, Opinião, Onomástica e Curiosidades.Capão do Leão/RS. Para informações ou colaborações com o blog: joaquimdias.1980@gmail.com
Páginas
- Página inicial
- Biografias & Histórias de Vida
- Etnias & Colonização
- Lendas, Mistérios & Folclore
- Patrimônio Histórico & Lugares de Interesse
- Sobrenomes alemães
- Sobrenomes pomeranos
- Sobrenomes da Península Ibérica - Espanhóis & Portugueses
- Sobrenomes Brasileiros
- Sobrenomes Judaicos
- Sobrenomes Holandeses
- Outros Sobrenomes
- Nomes Étnicos
- História do Brasil
- Rio Grande do Sul
- Capão do Leão
- Pelotas
- Sobrenomes Alemães por ordem alfabética
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
Instrumentos de Cantaria usados por graniteiros
Como já tratei em outros artigos deste blog, além da pedra bruta que saía do Capão do Leão para os molhes da Barra de Rio Grande, também eram produzidas pedras lavradas (de cantaria). Eis alguns instrumentos usados provavelmente no início do século XX, na época da Compagnie Française du Port de Rio Grande do Sul.
domingo, 19 de dezembro de 2010
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Capão do Leão 2060
Trabalho realizado pelos estudantes da FAURB/UFPel alguns anos atrás projeta o município de Capão do Leão daqui há cinquenta anos. Observe com atenção: deveremos atingir a população de 50 mil habitantes antes de 2050 e, em 2060, estarmos com uma população um pouco maior que isso. O fator proximidade com os polós Pelotas e Rio Grande deve transformar Capão do Leão numa grande conurbação de aspetos metropolitanos. Queira Deus que seja tudo em razão do progresso!
Assinar:
Postagens (Atom)