Batida a uma casa de feiticeiro
O sub-intendente do 1o. districto, tenente-coronel João Leite Pereira da Cunha, fez hontem uma diligencia á rua Sá Brito, n. 9, onde tem sua residencia um feiticeiro conhecido por Tio Pedro.
Cercada a casa por força publica, a auctoridade penetrou no interior do antro do feiticeiro, encontrando ahi muitas bugigangas e correspondencia de pessoas que recorriam aos sortilegios do embusteiro. D'esta nos foram confiados uma carta e um bilhete, que inserimos a seguir, a título de curiosidade, si é que, de um d'elles, pelo menos, não tire a policia algum subsidio em prol da justiça.
Eis a carta, conservadas a orthographia e a pontuação original:
Snr. Pedro.
Tem por fim esta communicar-vos á triste e desagradavel noticia que hontem me fizéra sabedôra o noivo de J. dizendo que o irmão delle (Snr. J.) decidiu-se muito breve seguir para a Europa logo que venda a casa de negocio ou mesmo ja que elle não venda, elle segue e deixa os negocios aqui (não quer é demorar-se creio ou pelo dicto do B., nem mais um mez elle pretende demorar-se aqui. Más eu como tenho muita fé na Nossa Senhora Sta. Bárbara estou certa que elle não partirá d'aqui sem cazar-se comigo comforme o Snr. dissera que era minha sôrte. Espero que o Snr. faça com que elle não parta d'aqui sem cazar-se comigo, ao que pesso que me responda ao que aqui eu mando pedir-lhe com bastante fé na Nossa Senhora Sta. Bárbara.
Recomende-me á todos de casa e acceite as mesmas de todos aqui da casa.
Esperando vossa resposta sua criada obda. - C.A.C.
(Julgamos conveniente, quanto aos nomes envolvidos n'esta carta, conservar-lhes apenas as iniciaes; assim tambem relativamente á assignatura, por extenso, da supersticiosa e leviana creatura que confiou a sua sorte á magia grosseira de um negro ignorante; deixamos-lhe apenas aas iniciaes.)
✥✥✥✥✥
O signatario do bilhete foi mais cauteloso: um simples L, eis tudo quanto elle poz no final de sua laconica e tenebrosa missiva, que aqui vai reproduzida:
O portador deste é um Preto que se em carega de fazer de zaparecer o sogeito o por uma vez o a borecer porém não lhes pagues nada sem o serviço feito e a dispeza que fizeres eu Pago o que eu quero é verme livre dele.
Comversa com ele e trata de Por as cozas em andamento Saio amanhã.
teu L.
✥✥✥✥✥
Entre os acessorios da feitiçaria de Pedro foram encontrado trapos, camisas de homem e de mulher, tudo cheio de nós apertados.
✥✥✥✥✥
Fonte: A FEDERAÇÃO/RS, 10 de maio de 1895, pág. 02, col. 04