História, Genealogia, Opinião, Onomástica e Curiosidades.Capão do Leão/RS. Para informações ou colaborações com o blog: joaquimdias.1980@gmail.com
Páginas
- Página inicial
- Biografias & Histórias de Vida
- Etnias & Colonização
- Lendas, Mistérios & Folclore
- Patrimônio Histórico & Lugares de Interesse
- Sobrenomes alemães
- Sobrenomes pomeranos
- Sobrenomes da Península Ibérica - Espanhóis & Portugueses
- Sobrenomes Brasileiros
- Sobrenomes Judaicos
- Sobrenomes Holandeses
- Outros Sobrenomes
- Nomes Étnicos
- História do Brasil
- Rio Grande do Sul
- Capão do Leão
- Pelotas
- Sobrenomes Alemães por ordem alfabética
domingo, 26 de novembro de 2023
Sobrenome Heser
O curandeiro de Cotia
Facto curioso
Facto deveras curioso é o que registra o Sãoroquense e que, si não é blague, merece a attenção dos homens da sciencia.
"Existe no logar denominado Cruz Grande, municipio de Cutia, nas proximidades da divisa deste municipio com o de S. Roque, um homem de cerca de 50 annos, de nome João Miguel, de instrucção rudimentar, que assombra ás redondesas pelos maravilhosos resultados que tem conseguido na cura das mordeduras de cobras.
Mas, o que sobretudo exalta o merito de J. Miguel é que as curas se operam sem emprego de qualquer medicamento interno ou externo.
Eis como opera o maravilhoso curandeiro:
Sendo mordido por qualquer especie de cobra uma pessoa ou animal no bairro, mandam logo á casa de João Miguel um proprio e sendo este avisado, sem dar remedio algum, faz voltar o proprio, garantindo estar curado o offendido, o que de facto dá-se infallivelmente.
Tres casos destes foram relatados ultimamente por pessoa de todo conceito e despida de toda especie de preconceito e crendice ao Sãoroquense. São elles os seguintes:
Um camarada de um cavalheiro foi mordido por uma jararaca, quando trabalhava e teve que vir para casa em uma carroça por se achar muito mal, pois bem, mandaram contar isto a João Miguel e elle sem dar remedio algum ao portador que voltasse porque o homem estava fóra do perigo, e este de facto ficou bom.
Mais tarde foi mordido um cavallo daquelle senhor e João Miguel e curou da mesma fórma. Agora, ha poucos dias, outro cavallo foi mordido por uma jararaca-ussú e curou-se pelo mesmo systema.
É, como se vê, um facto verdadeiramente curioso e digno de observação.
Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 08 de Julho de 1903, pág. 01, col. 02