quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Anúncios antigos da Indústria de Conservas Vega de Pelotas


Linha de Produtos Vega (1982)

Azeite de Oliveira Vega (1981)


Azeitonas Vega (1982)


Linha de produtos Vega (1978)


Geléias Vega (1982)


Marmelada Vega (1982)


Pêssegos em calda Vega (1981)


Sucos Vega (1981)


Produtos de tomate Vega (1983)

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Histórias Curiosas LXXIII

"A retratação

Oscar Urruty, ex-goleiro do E.C. Pelotas, ex-treinador do Grêmio Esportivo Brasil e do E.C. Pelotas, andou falando mal, publicamente, do presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Rubens Hoffmeister que, em resposta, deu prazo de 24 horas para que Urruty se retratasse.

Dois dias - e não 24 horas - depois, Urruty remeteu-lhe uma foto, via postal, tamanho 18 por 24. No verso: 'Senhor Presidente, eis aqui meu retrato, de corpo inteiro, a cores. Considero-me, pois, retratado."

Fonte: MANCHETE ESPORTIVA (Rio de Janeiro/RJ), edição 009, 13 de Dezembro de 1977, pág. 16


segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Colonia Dona Isabel em 1885


"Escrevem-nos d'ali em 2 do corrente:

<<A Federação prestará grande serviço se levar á publicidade as linhas que escreve sobre o estado das estradas aqui.

<<A cinco kilometros de S. João, para cá, ha uma quadra de caminho, mais ou menos, que conserva-se pessima. O caminho, além de ser uma subida forte, é pouco espaçoso e cheio de atoleiros, e só a grande custo póde subir ou descer uma carreta.

<<Este lugar denomina-se Fachinal.

<<Entre o 14 e 15 kilom. ha uma picada tão estreita, que custa acreditar como por ali passa uma carreta. Em muitos pontos o lugar não passa de 6 a 6 1/2 palmos.

<<No emtanto creio que com insignificante despeza se collocariam esses caminhos em facil transito.

<<Entre o kilom. 18 e 19 está o morro de Kaureca, subida muito forte e que não tem menos de tres quadras. Pelo lado direito existe cerca de pedras em alguns lugares, porém em outros ha apenas o despenhadeiro.

<<Este pedaço de caminho é cruel. Além de ser extremamente estreito, n'elle existem grandes buracos e pedras soltas, que são um grande perigo nos viandantes.

<<N'este ponto tambem é pouco dispendiosa a despeza, com os necessarios concertos.

<<No caminho da colonia Conde d'Eu para esta colonia, em uma volta importante, está interceptado o transito de carretas, devido ao desmoronamento de um aterrado, com as ultimas chuvas no mez passado.

<<Isto causa bastante transtorno ao commercio, e não se falla em sanar o mal.

<<Este aterro vem margeando um arroio pela direita. É o ponto denominado Engenho do Looz.

<<Muitos outros caminhos estão péssimos, mas n'esse lugar é que o transito torna-se difficillimo.

<<Se não houver quem tome providencias, no proximo inverno será impossível transpôr o caminho para esta colonia.>>

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 15 de Janeiro de 1885, pág. 01, col. 03

sábado, 26 de outubro de 2019

Arroz Tio João 1972

Arroz Tio João (tradicional arroz produzido e embalado em Pelotas) num supermercado de Pelotas em 1971

Rejane Vieira Costa - Miss Brasil 1972


Rejane Vieira Costa, natural de Pelotas/RS, que foi escolhida Miss Brasil em 1972






Ocasião em que Rejane Vieira Costa foi escolhida Miss Rio Grande do Sul do ano de 1972, em concurso na cidade de Bagé


sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Histórico do Município de Nova Petrópolis/RS


"Nova Petrópolis foi colonizada no dia 07 de Setembro de 1858 por imigrantes alemães da Pomerânia, Saxõnia, Boêmia e Hünsruck, dos quais descendem a maioria dos seus habitantes.

A ótima localização da colônia e suas belas paisagens naturais levaram seus fundadores a denominá-la Nova Petrópolis. Era uma homenagem a sua Majestade Imperial D. Pedro II e uma analogia à 'Cidade Imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, onde a corte passava os meses de verão.

O clima é subtropical, com invernos bastante frios e geadas. Quedas de neve esporadicamente mudam a paisagem.

A base econômica é diversificada e sólida, com destaques para as indústrias de calçados, malharias, laticínios e móveis. Na área primária sobressai a produção de leite, frangos, ovos e suínos.

A localização da Região das Hortênsias, principal pólo turístico do Estado, acabou por determinar uma nova fonte econômica para o município, o turismo.

Aliado aos atrativos culturais, naturais e históricos, o turismo é um segmento que cresce a passos largos.

Novos roteiros, como a Rota Romântica, colocam Nova Petrópolis, definitivamente, como ponto obrigatório de visitação.

Uma visita a Nova Petrópolis completa-se com um passeio a outras regiões, como a dos Vinhedos, observando-se uma paisagem multicultural de riqueza incomparável.

(...)

DADOS GERAIS

Data da Colonização: 07 de setembro de 1858

Data da Emancipação: 28 de fevereiro de 1955

Área do Município: 293 km2

- Área Urbana: 25,35 km2

- Área Rural: 266,65 km2

População: 15.290 hab. (Censo 1996)

- Urbana: 9.628 habitantes

- Rural: 5.662 habitantes

Altitude Máxima: 802 m - Média 604 m

Coordenadas: Latitude - 29 22' 55" S; Longitude - 51 11' 29" O

Distâncias da Capital: 100 Km

Vias Públicas:

- Municipais - 720 km

- Estaduais (RS 235) - 25 km

- Federais (BR 116) - 18,5 km

Feriados Municipais:

- Sexta-Feira Santa

- Dia do Colono (25 de julho)

- Dia da Reforma (31 de Outubro)

- Dia de Finados (02 de novembro)"

Fonte: ATLÂNTICO (RS), 19 de Outubro de 1998, pág. 06


quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Sobrenome Sorolla


"Conforme os estudos do filólogo Francesc de Borja Moll, Sorolla provém do substantivo valenciano sorolla, forma dialectal do moçárabe atzerola, que por sua vez é uma derivação do árabe sârora, que é o nome da planta da espécie Crataegus azarolus.

Em Aragão, se encontra a forma 'azarolla', que também aparece como sobrenome.

Historicamente, os primeiros registros deste sobrenome aparecem no antigo Reino de Valência no século XIII. Na localidade de Gandía, verifica-se um solar com este sobrenome no ano de 1373."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Valiente


"Antigo sobrenome de origem castelhana que teve um primitivo solar na localidade de Santa Marina de Valdesolas, na província de León, da qual descende o cavaleiro fidalgo Sebastián Valiente, que provou seu privilégio de fidalguia perante a Real Chancelaria de Valladolid, em 1554. Outra casa solar também importante e antiga existiu em Almarza de Cameros, na província de La Rioja, da qual descendem os cavaleiros fidalgos José, Juan-Francisco, Matías, Pedro, Ramón e Vicente Valiente - todos fidalgos. Um terceiro ramal da família assentou-se na vila de Montenegro de Cameros, na província de Soria, da qual foram fidalgos os cavaleiros Diego e Matías Valiente. Mais dois solares podem ser contados nas províncias de Cuenca e Ciudad Real, sendo que, deste última, alguns ramais se espalharam pelo antigo Reino de Valência.

Na Galícia, um importante solar da família foi construído em Mondoñedo, na província de Lugo, no século XVI.

Muitos Valiente foram alcaides, cavaleiros fidalgos, militares, regedores e juristas na história da Espanha, bem como membros de ordens militares, como na Ordem de Alcântara e na Ordem de Calatrava.

Etimologicamente, Valiente pode ser um metanímico, no sentido de realçar a audácia ou coragem de alguém, bem como pode ser um patronímico dos nomes hispano-latinos Valentis ou Valiente."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Tejero


"Tejero é um antigo sobrenome com origem em Aragão, com casas solares primitivas e principais em Zaragoza e Huesca. Os ramais derivados se espalharam por ambas as Castelas, Andaluzia e Extremadura.

Sabe-se que os solares mais antigamente documentados são os localizados na província de Zaragoza, sendo um importante na vila de Cariñena, e outro de igual destaque na vila de Alcalá de Moncayo.

Mais tarde, outro solar importante houve em San Pedro de Arbúes, na província de Huesca (século XVIII). Um ramal deste solar se estendeu à La Coruña.

Etimologicamente, tejero significa 'aquele que fabrica ou vende telhas e ladrilhos'.

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Tous


"De acordo com o cronista Gaspar Escolano, um ramal da família Zapata se radicou, entre 1351 e 1353, na vila de Tous, no antigo Reino de Valência. A partir deste momento, este família fidalga tomou para si o topônimo como sobrenome. Todavia, outros estudiosos afirmam que, embora possa se considerar esta linhagem valenciana como verdadeira, a mesma não seria a mais antiga, visto que ainda no século XIII documentam-se cavaleiros e infantes na Catalunha e na própria Valência com esta alcunha.

Durante o reinado de Jaime I de Aragão (1213-1276), se recolhe a existência da figura de Bernardo Tous, fidalgo que esteve presente na conquista de Valência. De acordo com as fontes, Bernardo Tous era procedente das proximidades do rio Coll de Fenetrellas, nos Pirineus Franceses.

Existe ainda outras duas localidades com o nome Tous na Espanha, uma na província de Barcelona, outra também em Valência.

Etimologicamente, tous é o nome dialetal do leste da Península Ibérica para uma planta conhecida como cardo escocês (Onopordum acanthium)."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Sos


"Sos é um antigo sobrenome toponímico aragonês vinculado à povoação de Sos (mais tarde denominada Sos del Rey Católico), localizada na província de Zaragoza. Entretanto, existe uma outra localidade de nome idêntico no município de Sessué (Alta Ribagorça), no distrito judicial de Boltaña, no vale de Benasque, na província de Huesca. Por último, vale lembrar que existe uma comuna na Aquitânia (França) de igual nome.

Os principais solares da família estiveram localizados em Benasque, Castellón de Benasque, e com ramais na Catalunha e no antigo Reino de Valência.

Não há uma explicação conclusiva sobre o significado do nome, sendo que a maioria dos estudiosos atribui ao termo uma origem pré-romana.

Os Sos alcançaram historicamente na Espanha importantes postos de comando na Infantaria e Cavalaria reais."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

terça-feira, 22 de outubro de 2019

O quadrilheiro do Taim


"RIO GRANDE

3 de janeiro:

- Ao Commercial communicam a noticia da prisão do oriental conhecido pelo nome de José Rodrigues, chefe da quadrilha de bandidos organisada em Tahim e que assassinou o cidadão Quintiliano José da Silva.

A prisão foi feita pelo delegado de Santa Victoria, á requisição da autoridade oriental na porteira do Chuhy, visto ser José Rodrigues autor de varios assassinatos e roubos perpetrados na republica do Uruguay.

José Rodrigues é um nome supposto - seu verdadeiro nome é Tiburcio Biracochea.

Devido ao assassinato de Quintiliano é que, ha pouco tempo, seguio até Santa Victoria o dr. chefe de policia, que, se bem nos recordamos, declarou serem infundadas as accusações que pesavam sobre o tal famoso quadrilheiro e seus criminosos auxiliares.

Foi mais activa a autoridade da republica, conseguindo pôr sob a acção da justiça o intitulado João Rodrigues.

Cousas que implicam com a fôrma... de governo."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 05 de janeiro de 1885, pág. 01, col. 05
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...