Vista da Capela da Buena, rodovia RS 293
História, Genealogia, Opinião, Onomástica e Curiosidades.Capão do Leão/RS. Para informações ou colaborações com o blog: joaquimdias.1980@gmail.com
Páginas
- Página inicial
- Biografias & Histórias de Vida
- Etnias & Colonização
- Lendas, Mistérios & Folclore
- Patrimônio Histórico & Lugares de Interesse
- Sobrenomes alemães
- Sobrenomes pomeranos
- Sobrenomes da Península Ibérica - Espanhóis & Portugueses
- Sobrenomes Brasileiros
- Sobrenomes Judaicos
- Sobrenomes Holandeses
- Outros Sobrenomes
- Nomes Étnicos
- História do Brasil
- Rio Grande do Sul
- Capão do Leão
- Pelotas
- Sobrenomes Alemães por ordem alfabética
sábado, 15 de julho de 2006
Eucaliptos

Vários produtores rurais leonenses, através do Programa Poupança Florestal, aderiram ao cultivo do eucalipto. Há áreas no município que já foram adquiridos pela empresa e também estão servindo como locais de plantio.
Atualmente, o município vive a expectativa da instalação de uma fábrica de processamento de celulose na região. Há muitas especulações quanto ao local escolhido, o que ainda não foi definido. O facto é que a empresa antecipou a pretensão de instalar sua unidade industrial numa zona triangular que tem como pontos Pelotas-Rio Grande-Arroio Grande. Neste perímetro, em local ainda não revelado, instalar-se-á a fábrica. Capão do Leão tem boas chances.
Marco de Pedra do Exército

Várias histórias correntes entre os moradores mais antigos do município remetiam a existência de um marco de pedra antigo, no interior, num local denominado Cerro dos Cabritos. A origem deste marco é confusa devido aos diferentes relatos sobre o monumento. Uns dizem ser da Revolução Farroupilha, outros da época do suicídio de Vargas, outros que seria o marco da passagem de Dom Pedro II em Capão do Leão...
O Grupo Pró-Cultura ciente da importância do marco enquanto patrimônio, averiguou sua localização e procurou encontrá-lo, o que aconteceu recentemente. De fato, o marco de pedra encontra-se no Cerro dos Cabritos, quase no topo deste monte, sobre uma grande pedra basáltica. As inscrições dão como data de sua construção 03 de fevereiro de 1949. Há algumas siglas inscritas que não conseguimos identificar, mas foi sabido que o marco foi erigido pelo Exército Brasileiro e sobre o mesmo havia uma antena que servia para o sistema de comunicações da força armada. Álias, o Exército ainda utiliza o local e arredores para seus treinamentos e constantemente há exercícios na região.
O Cerro recebe este nome por uma razão óbvia. Ao que parece, um an
tigo criador da região deixou fugir vários cabritos para o cerro, que, não conseguindo recuperá-los, tronaram-se selvagens e procriaram. Em determinada época, o cerro esteve tomado pelos animais. Com o tempo, viraram objetos de caça e diminui-se sua população.

Fazenda da Amizade

Localizada à beira da estrada do Passo das Pedras, a propriedade pertence ao Sr. Edar Ribeiro. Bonito lugar dedicado à pecuária, conserva-se bastante preservado. O Sr. Edar teve o cuidado de proibir a pesca e a caça na fazenda. Há um grande açude (foto) na parte dos fundos da fazenda e a mesma esteve no roteiro cultural da 1. Cavalgada Conhecendo Capão do Leão, realizada em maio de 2006, por iniciativa do C.T.G. Tropeiros do Sul.
A Fazenda da Amizade, além disso, conta com um piquete para realizações de rodeios (foto), junto a este também há um galpão crioulo.
Passo do Descanso

De qualquer forma, o Passo do Descanso é um atrativo natural de Capão do Leão e merece ser visitado e respeitado. O nome do lugar deriva do fato de ali existir um "passo" no qual os tropeiros descansavam com suas tropas de gado vacum, antes de dirigirem-se ao núcleo charqueador de Pelotas. A denominação aparece já no século XIX, em documentos de 1851 e 1877. Aparecem nos documentos também as variações: Capão do Descanso e Passo do Capão do Descanso.
Assinar:
Postagens (Atom)