Escola Barão de Arroio Grande
07 de setembro de 1969
História, Genealogia, Opinião, Onomástica e Curiosidades.Capão do Leão/RS. Para informações ou colaborações com o blog: joaquimdias.1980@gmail.com
Na postagem do dia 02 de junho deste ano, publiquei artigo alusivo aos monumentos da I e II guerras mundiais existentes em Capão do Leão. A foto acima mostra o monumento à vitória aliada na I Guerra Mundial, que encontra-se na área da Empem. Abaixo transcrevo algumas informações contidas num trecho do jornal A Opinião Pública, de 01 de setembro de 1919 (página 2, coluna 6), que fala-nos sobre a inauguração deste importante patrimônio de nosso município:
Este conjunto de casas à rua Professor Agostinho (rua do C.T.G. Tropeiros do Sul) constitui a prova de que Capão do Leão possuía uma vila operária. Segundo dados do Prof. Paulo Mattos, entre 1920 e 1924, ter-se-ia construído uma vila para trabalhadores no distrito de Capão do Leão, por ordem do Prefeitura Municipal de Pelotas. Lógico, que estas casas, atualmente, estão bastante diferentes do que eram, são outras as pessoas que ali moram e houveram uma série de modificações com o tempo. Através de entrevistas, sei que nos anos 50, os trabalhadores da fábrica de café ainda moravam ali.