151. Barkowski - sobrenome toponímico relacionado aos nomes de lugares Barkowice, Barkowo e Barków - inúmeros locais na Polônia. Também pode estar relacionado ao vocábulo bark- que significa ombro, indicando assim alguém de ombros largos ou alguém forte. Por fim, pode ter o sentido de louco, débil mental em alguns dialetos.
152. Barnak - sobrenome patronímico mais vinculado às comunidades da Pomerânia que é derivado do nome pessoal Barn, que corresponde ao sufixo eslavo Bron-, presente em nomes masculinos como Bronislaw e Bronisad. Também pode ser uma forma curta dialetal do nome Bernhardt.
153. Barnas - sobrenome patronímico mais vinculado às comunidades da Pomerânia que é derivado do nome pessoal Barn, que corresponde ao sufixo eslavo Bron-, presente em nomes masculinos como Bronislaw e Bronisad. Também pode ser uma forma curta dialetal do nome Bernhardt. Também pode indicar celeiro em algumas regiões.
154. Barski - sobrenome toponímico relacionado a Barsen - nome de várias aldeias (algumas ainda existentes, outras extintas) que existiram na Prússia Oriental. Também pode ser um toponímico de Bardo, aldeia extinta que registrava-se outrora na região de Lodz. No dialeto da Cracóvia, existe um termo há um adjetivo aproximado que tem o significado de melhor, bom, qualificado.
155. Barszczewski - sobrenome toponímico relacionado a Borsch - aldeia no antigo condado de Gliwice; ou a Barszcz - nome de duas aldeias, uma no antigo condado de Szczuczyn, outra no antigo condado de Mogilew; ou ainda, Barszczewo, aldeia no antigo condado de Bielsko. Outros significados: sopa azeda de beterraba típica da região; vinho ruim; tinta clara; uma planta europeia.
156. Barta - sobrenome patronímico dos nomes eslavos Bartlomiej (Bartolomeu em português) e Bartosz (significa urso).
157. Bartkowiak - sobrenome patronímico dos nomes eslavos Bartlomiej (Bartolomeu em português) e Bartosz (significa urso). Ainda pode significar como metonímico: aquele que trabalha com o machado (lenhador).
158. Bartnik - sobrenome relacionado ao vocábulo eslavo barciami. Significa apicultor.
159. Bartosinski - sobrenome patronímico dos nomes eslavos Bartlomiej (Bartolomeu em português) e Bartosz (significa urso).
160. Bartoszewski - sobrenome toponímico relacionado aos seguintes locais: Bartosz, aldeia no condado de Krotoszyn; Bartosze, nome de duas aldeias, uma no condado de Lubliniec, outra no condado de Elcki; Bartoszew, aldeia no condado de Krasnystaw; Bartoszewice, nome de duas aldeias, uma no condado de Krobski, outra no condado de Chelmno. Também pode ser um sobrenome patronímico dos nomes eslavos Bartlomiej (Bartolomeu em português) e Bartosz (significa urso).
161. Bartoszuk - sobrenome patronímico dos nomes eslavos Bartlomiej (Bartolomeu em português) e Bartosz (significa urso). Pode ainda estar relacionado a uma palavra polaca para queixo. Por fim, um antigo jogo medieval em que um menino novo era amarrado a um cavalo e seviciado.
162. Bartowian - sobrenome patronímico dos nomes eslavos Bartlomiej (Bartolomeu em português) e Bartosz (significa urso). Ainda pode significar como metonímico: aquele que trabalha com o machado (lenhador).
163. Bartsch, Bartscher - sobrenome patronímico do nome alemão Bartholomäus ou do nome eslavo Bartosch.
164. Bartsing - sobrenome patronímico do nome polaco Barcik ou Barcz.
165. Bartuszek - sobrenome patronímico dos nomes eslavos Bartlomiej (Bartolomeu em português) e Bartosz (significa urso).
166. Bartyzel - sobrenome patronímico do nome Bartyzel, que e uma forma do nome masculino Balthazar.
167. Barwiolek - sobrenome metonímico que significa aquele que tinge, aquele que colore. Está associado à indústria têxtil (o verbo é usado principalmente para apontar tingimento). Pode ainda ter os seguintes significados: espécie de técnica de caça em que se usa o sangue de uma presa para chamar a atenção de um predador; embelezar, decorar; fingimento; escovar; cortar; dar brilho.
168. Baryla - significa literalmente barril, por extensão, tanoeiro. Também uma antiga medida de líquidos da Europa Oriental. Metaforicamente: homem gordo, homem barrigudo. Barylo é um nome pessoal masculino registrado na Polônia desde 1534.
169. Barzau, Barzy - sobrenome patronímico do antigo nome polaco Barz ou Barzy. Também pode ser um metonímico para rápido, impetuoso, perspicaz. Por fim, um toponímico relacionado a Barz, localidade no estado alemão de Mecklemburgo-Pomerânia.
170. Barzik - sobrenome patronímico do antigo nome polaco Barz ou Barzy. Também pode ser um metonímico para rápido, impetuoso, perspicaz. Por fim, um toponímico relacionado a Barz, localidade no estado alemão de Mecklemburgo-Pomerânia, ou a Barzik, na região de Jaslo.
171. Basaj - sobrenome patronímico de Bas - forma hipocorística do nome Sebastian. Também tem os seguintes significados: voz masculina grave; pessoa audaciosa ou orgulhosa no falar; tocador, músico, violinista; cordas; armadilha; listras.
172. Basener - sobrenome patronímico de Bas - forma hipocorística do nome Sebastian. Também um toponímico relacionado a Basien - aldeia no condado de Bazyny.
173. Basta, Bastell - sobrenome patronímico de Bas - forma hipocorística do nome Sebastian.
174. Bastkowski - sobrenome patronímico de Bas - forma hipocorística do nome Sebastian. Também um metonímico relacionado ao substantivo bastek que significa bastardo.
175. Baszczyn - sobrenome patronímico de Bastian - forma aferética do nome Sebastian. Ou também um patronímico do nome eslavo Baszcz ou Baszczy.