"De acordo com Roberto Faure, o sobrenome Palacio é um frequente na Espanha e muito mais comum em sua forma plural, Palacios. Os topônimos Palacio e Palacios são particularmente comuns em Castela: Palacio de Torio (Léon), Palacio de Castronuevo (Ávila), Palacios de la Sierra (Burgos), Palacios de Goda (Ávila), etc.
Etimologicamente, conforme assinala o filólogo Gutierre Tibón, o termo 'palacio' deriva da palavra latina 'palatium' - nome que se dava a casa de um príncipe ou grande senhor.
Em Aragão, houve solares conhecidos com o sobrenome Palacio na cidade de Jaca e nas vilas de Monzón, Bierge e Castejón de Sobrarde, na província de Huesca, e também nas vilas de Sádaba, Uncastillo e Bagues de San Juan, na província de Zaragoza. Também há uma família estabelecida muito antigamente em Zaragoza. Membros destas casas pertenceram ao Capítulo dos Nobres Cavaleiros e Infantes de Zaragoza e a Confraria dos Cavaleiros do Fidalgo de São Jorge da mesma cidade. Outros foram investidos como cavaleiros e infantes nas bolsas de Comércio do Reino de Aragão, ou mesmo nas Cortes de Aragão."
Fonte adaptada: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário