"Realisaram-se, hoje, as ceremonias funebres do sepultamento do nosso mallogrado amigo e prestante cidadão João Baptista Ferreira de Azevedo Junior, conspicuo representante do alto commercio d'esta capital.
O alto apreço em que era tido o finado ficou hoje evidenciado na expressiva magoa que affluiu ao extraordinario numero de amigos que compareceram á casa mortuaria e á egreja dos Passos.
Extensa, interminavel fila de carros, não bastou para transportar o extraordinario numero de cidadãos que foram prestar as derradeiras homenagens ao morto querido. Póde-se dizer que o commercio em peso de Porto Alegre esteve presente.
A Federação não comportaria a menção nominal dos que não faltaram ao doloroso e devido tributo de estima.
A pequena capella dos Passos tornou-se acanhada para conter tão numeroso concurso de pessoas, espalhando-se estas pelo adro fronteiro, aguardando a saída do feretro, após a encommendação.
O que de mais distincto e saliente possue a sociedade porto-alegrense ali vimos representado.
Membros eminentes do commercio, em enorme numero, advogados, funccionarios publicos, representantes da imprensa e de todas as classes sociaes ali eram vistos.
Estiveram presentes tambem: desembargados Borges de Medeiros, presidente do Estado, acompanhado de seu official de gabinete, tenente-coronel Aurelio de Bittencourt e ajudante de ordens, capitão Francisco Pedro; dr. Julio de Castilhos, drs. Pereira Parobé, Montaury, Possidonio, coronel Salustiano, commandante da guarnição federal, coronel José Carlos Pinto, presidente e membros da Praça do Commercio, presidente e membros do Conselho Municipal, funccionarios, inclusive redactores d'A Federação e representantes da imprensa.
O feretro estava coberto por innumeras e riquíssimas corôas, bem como o carro funebre."
Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 02 de Agosto de 1899, pág. 02, col. 04-05
Nenhum comentário:
Postar um comentário