"Portão, teve origem europeia. Imigrantes que começaram a se fixar nas terras em meados do século XVIII, a fim de torná-las produtivas, através da criação de gado, cultivo de árvores frutíferas e outros produtos. Nesta época foram dados nomes aos locais, sendo que Portão, originou-se devido a um portão que dividia as terras e servia de passagem para o gado e para as pessoas que desejavam ir de São Leopoldo a São Sebastião do Caí.
Atualmente Portão possui em torno de 25.000 habitantes e o número de eleitores é de 14.397 votantes.
O município comemorou sua emancipação na data de 9 de outubro de 1963. O atual prefeito chama-se Carlos Roberto Ruthner e exerce a 8a. legislatura, que compreende de 01 de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2000.
A distância do município até a capital do Estado é de 43 km. Portão integra a região metropolitana do Vale dos Sinos e Grande Porto Alegre. O município é cortado pela rodovia RS 240. Possui linhas intermunicipais regulares e urbanas.
(...)
Os três maiores setores produtivos de Portão são: Calçados, Couro, Química, sendo que também se destacam as floriculturas, artesanato em cerâmica, madeireiras, borracharias e mecânicas.
Na pecuária predomina a criação de bovinos, suínos, ovinos e aves. Na produção agrícola destaca-se a cultura de acácia negra. Na citricultura engloba a produção de laranjas, bergamotas e limões. Na olericultura engloba diversas culturas como: melancia, melão, pepino, feijão, hortifrutigranjeiros em geral."
Fonte: ATLÂNTICO (RS), 07 de Dezembro de 1998, pág. 03
2 comentários:
Quero muito conhecer Portã~Eo, pois meus antecedentes alemaes aí viveram.
Paulo M. Franke
gaúcho vivendo na Finlândia
paulofranke@hotmail.com
Boa noite Paulo, é com grande alegria que ví hoje sua postagem, eu vivi em Portão de 1966 a 1973, e morei na rua do seu provavelmente avô.Meus pais tinham farmácia e eram amigos do seu avô, o qual eu tive a honra de conhecer.Se quiser conversar a respeito entre em contato via meu Instagram Astrid Simone Oliviecki.Incrivelmente eu e meu irmão recordando aquela época me deparei com tua postagem estávamos justamente falando do seu avô.um abraco
Postar um comentário